UU 21 | Multimídia

Conecte seus instrumentos musicais, crie um servidor de músicas doméstico ou gerencie seu computador por voz. Mas este é só o começo: com o Ubuntu você pode fazer muito mais!

- Combinação musical: conecte seus instrumentos musicais no Ubuntu.

- Sirva-se de música: gerencie sua coleção de músicas a partir de qualquer computador

- Diversão medieval: RPG à moda antiga com diversão garantida.

- Amarok: intuitivo reprodutor de mídia com recursos poderosos.

Entrevista com Robbie Williamson: desenvolvedor da Canonical fala sobre o time de Servidores Ubuntu. E mais: comando de voz com o Simon; gerenciamento de fotos com o Geeqie e backup com o Back in Time.

Conteúdo da revista...

Notícias

Novas vagas para os minicursos do WikiLab
De graça até ônibus para o lado errado

16/05/2017
Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar. Leia mais.

Novo evento “Universidade Livre” será realizado em Belém/PA em 06/05/2017
Novo evento sobre Software Livre é sempre bem-vindo

28/04/2017
Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Leia mais.

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux
Tem emprego sim senhor!

19/04/2017
A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia. Leia mais.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI
Procura-se especialista desesperadamente

16/12/2016
Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI. Leia mais.

Newsletter EasyLinux


LME 06 | Software Público Brasileiro

 

O aumento de complexidade da gestão burocrática de um Estado é uma consequência da evolução de um regime democrático. Esse deve levar o Direito a todos os cantos do país, oferecer serviços, proteger a população e garantir uma qualidade básica de vida para toda a população. Contudo, com essas novas demandas, o poder público se vê obrigado a expandir e sofisticar seu quadro funcional e controlá-lo com precisão. É nesse contexto que se torna relevante a demanda por soluções de TI que atendam às necessidades específicas das diversas instituições governamentais.

Ao mesmo tempo, estamos presenciando nos dias de hoje uma mudança nas práticas de desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação, que recebe novos contornos, cada vez mais cedendo lugar ao trabalho colaborativo, com o uso disseminado de padrões abertos e da aceitação espontânea do compartilhamento de informações. Esses novos conceitos fazem com que a busca por soluções alternativas, já funcionais em determinado órgão da máquina estatal que possam ser utilizadas pela administração pública em geral seja praticamente compulsória, já que leva à redução de gastos, minimiza a multiplicidade de esforços e racionaliza a gestão dos recursos de informática.

Em 2005, o Governo Federal licenciou a primeira solução de TI desenvolvida dentro de sua estrutura, sob a segunda versão da licença GPL em português. Em pouco tempo, uma extensa comunidade de usuários, desenvolvedores e prestadores de serviço formou-se em torno da solução, o que assentou as bases para a definição do conceito de Software Público e para a sua materialização com o Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

Seis anos depois, a publicação da Instrução Normativa no 01, em 17/01/2011, dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento, a disponibilização e o uso do SPB. Hoje, mais de 50 soluções já foram disponibilizadas no Portal, há mais de 100 mil usuários cadastrados nele, bem como uma grande quantidade de empresas cadastradas como prestadores de serviços para essas soluções – para algumas delas, são quase 200, espalhadas por todo o território nacional.

O Software Público está capacitando digitalmente órgãos governamentais e empresas públicas e privadas em todo o país, servindo de instrumento de consolidação da ordem social nos municípios aonde chega e trazendo efetivamente progresso tecnológico aos mais distantes rincões do Brasil. Com isso, o SPB faz valer o mote estampado na bandeira da nação e torna o futuro cada vez mais presente!

A Linux New Media do Brasil, editora responsável pela revista Linux Magazine, lançou, no mês de julho, uma edição especial que apresenta ao seus leitores o Portal do Software Público Brasileiro e suas soluções. Criada em colaboração com o Ministério do Planejamento, o periódico traz uma exploração extensa do portal, com análises detalhadas sobre boas práticas de desenvolvimento, teste e lançamento de soluções, uma explanação sobre a licença usada pelos projetos presentes e sobre o futuro da plataforma como o ponto de partida para a criação de um modelo de e-cidadania. Além disso, são apresentadas na edição todas as soluções presentes no portal, que vão de backends para controle de equipamento, à plataformas de gestão de projetos e distribuições Linux voltadas para escolas públicas.

A revista está disponível para download, para que você também possa conhecer à fundo os esforços de desenvolvimento de software livre do poder público brasileiro.

LME 05 | Shell Script

Mais atual do que nunca.

O Shell script continua presente na rotina diária de nove entre dez administradores de sistemas. Mas qualquer usuário também pode beneficiar-se de seu poder.

Artigos:

- SSH: A criação de túneis criptografados permite a troca de informações de forma segura
- CHMOD: O gerenciamento das permissões de acesso garantem a segurança do sistema
- Hardware: A descoberta e configuração de dispositivos de hardware também pode ser feita por meio do Shell
- CP/MV: Aprenda de forma rápida e prática diversos comandos úteis para mover, editar, compactar e manipular arquivos
- Expressões Regulares auxiliam o usuário a filtrar os dados com a finalidade de encontrar a informação desejada
- FDISK: Crie e examine partições de disco em ambientes Linux com utilitários como fdisk e parted
- BASH: Por trás das amigáveis telas do seu sistema operacional, está o simples, mas poderoso shell Bash
- FIND: Saiba como localizar e identificar arquivos através de alguns utilitários simples e úteis em sua cada vez mais complexa árvore de diretórios
- Conheça a capacidade de filtragem e processamento de textos encontradas no terminal shell Bash
- MKFS: Apesar de muitas distribuições Linux possuírem interfaces gráficas simples de usar para a configuração e gerenciamento de sistemas de arquivos, saber como realizar estas tarefas na linha de comando é uma habilidade valiosa
- PASSWD: Muitas tarefas são mais rápidas e simples como uma interface de texto, e administrar usuários não é uma exceção. Ajudamos você a se familiarizar com os arquivos e comandos necessários para adicionar, modificar e remover contas de usuários e de grupos
- APT-GET/DPKG: Os problemas de dependências comumente encontrados no momento da instalação de softwares, desaparecem com o sistema de instalação de pacotes do Debian
- IFCONFIG: Conexões wireless, tão necessárias nos dias de hoje, onde a atribulação do dia a dia exige mobilidade, podem receber auxílio de ferramentas como o Wireless Tools
- MOUNT: Neste artigo, examinaremos algumas ferramentas para montar e desmontar mídias de armazenamento de dados
- SU/SUDO: Por motivos de segurança, é ideal evitar logar-se com a conta do superusuário root. Os comandos su e sudo permitem executar tarefas administrativas com contas de usuários comuns
- YUM: O gerenciador de pacotes RPM Yum tem suas próprias vantagens sobre outras ferramentas
- RSYNC: O utilitário rsync permite sincronizar dados - seja em um computador local ou remoto
- CRON: Os utilitários cron e at ajudam a automatizar processos em sistemas Linux. É possível configurar backups automáticos ou até mesmo acordar pela manhã com uma música da sua coleção particular 

LME 04 | VoIP

A tecnologia que revolucionou o mercado das telecomunicações!

Leia sobre o panorama do mercado, os melhores fornecedores, artigos e tutoriais completos para quem deseja montar, gerenciar e economizar com seu próprio PABX Asterisk.

Também entrevistamos os executivos dos maiores fornecedores de equipamentos e das principais operadoras VoIP para você ficar a par de suas estratégias de mercado e descobrir qual se alinha melhor aos objetivos da sua empresa.

Artigos:

- Modelagem de tráfego com Wondershaper
- Aprenda a melhorar a segurança de suas redes VoIP
- Softphones
- SIP Trunking
- Monitor de transações com Wireshark
- Skype e Asterisk em sintonia
- FreeSWITCH, telefonia open source do futuro
- Bloqueio de protocolos na camada de aplicações
- Gerenciamento de tráfego inteligente com WebHTB
- Asterisk descomplicado

LME 03 | VoIP com Asterisk

Essa edição aborda as tecnologias e soluções VoIP disponíveis para que você equipe sua empresa com o que há de mais moderno, eficiente e amigável, além de barato, é claro. Aprenda a instalar e configurar um servidor Asterisk com os principais recursos: Discagem Direta para Ramais – DDR –, Unidade de Resposta Automática – URA –, Distribuição Automática de Chamadas – DAC –, filas de atendimento, caixa postal de voz, planos de discagem e muito mais.

Também entrevistamos os executivos dos maiores fornecedores de equipamentos e das principais operadoras VoIP para você ficar a par de suas estratégias de mercado e descobrir qual se alinha melhor aos objetivos da sua empresa.

LME 01 | Redes e Sistemas

A administração de sistemas é uma ciência ativa e multifacetada e é necessário mais do quer logs ou acompanhar os relatórios do Nagios para se considerar um iniciado nessa arte. É por isso que dedicamos ao sysadmin e a administração de sistemas nossa primeira edição da Linux Magazine Especial. Com cada uma das seções da revista iniciadas por um artigo de Augusto Campos, nosso colaborador assíduo em sua Coluna do Augusto, pretendemos abordar cada uma das facetas da administração de sistemas.

LME 02 | Thin Clients

Seja reaproveitando hardware comodity, seja utilizando dispositivos próprios para a implementação de sistemas de terminais leves, o Linux e o Código Aberto tem tudo a ver com esse mercado. Nesta edição especial da Linux Magazine mostramos diversas soluções para a implementação de redes de terminais leves, sempre pensando em excelentes padrões de desempenho e em ótima relação custo­-benefício.