Entrevista


Excelência em serviços confiáveis e de alto desempenho

Esta entrevista foi visualizada 7761 vezes.

Publicado em 21/01/2011 às 9:42

Versão para impressão Enviar por email



Por Flávia Jobstraibizer, editora da Linux Magazine


O mercado de serviços para Internet está aquecido e sob forte demanda. Cloud Computing é a tecnologia da vez, com cada dia mais interessados, adeptos e usuários e é sobre este assunto que fala Juliano Simões, gerente de tecnologia da CentralServer, empresa com mais de dez anos de mercado. Confira!

Linux Magazine » Quais são as principais vantagens que devem ser observadas pelo cliente que deseja manter dados na nuvem? 
Juliano Simões » A maior vantagem é a alta disponibilidade. O ambiente de nuvem é criado a partir da união de dois componentes principais: uma plataforma de virtualização e uma estrutura de hardware redundante. O resultado é um serviço resiliente e altamente confiável. Outro ponto de destaque é a capacidade de alocar ou desalocar recursos computacionais conforme necessário, também conhecida como elasticidade. 


LM » Cloud Computing é seguro? Qual a segurança por trás das informações armazenadas em nuvem?
JS » Na nuvem de infraestrutura, em que são fornecidos servidores virtuais ou cloud servers, existem mecanismos bastante avançados de isolamento, monitoramento e controle para fornecer um elevado nível de segurança. Já a segurança das informações armazenadas a nível de aplicação requer as mesmas boas práticas usadas por programadores e administradores nos ambientes tradicionais.


LM » O que um cliente deve observar no momento de contratar um plano de Cloud?
JS » Ele deve obter informações sobre a estrutura do fornecedor, sua reputação e o acordo de nível de serviço oferecido (SLA – Service Level Agreement, contrato no qual são especificadas as regras sobre o serviço prestado, e incluem itens de segurança para o contratante como o tempo de atendimento em urgências e emergências e detalhes sobre resolução de problemas). Em segundo lugar, deve verificar as opções de contratação e as facilidades de gerenciamento disponíveis. Finalmente, deve informar a natureza e os detalhes técnicos da sua aplicação para verificar se esta é compatível com ambiente de nuvem.


LM »  Para quais clientes, a computação em nuvem não é recomendada?
JS » Certas aplicações que fazem uso intensivo de recursos, como bancos de dados de grande porte e servidores de jogos, funcionam melhor fora do ambiente de nuvem. Para estes casos, pode-se adotar um modelo híbrido – como, por exemplo, servidores web na nuvem e banco de dados em servidor dedicado – ou múltiplos servidores dedicados para suportar a demanda.


LM » E em se tratando dos produtos Cloud da CentralServer, quais são seus principais diferenciais?
JS » Nós fornecemos uma variedade de planos capazes de atender desde pequenos até grande projetos, com vários cenários de alocação de recursos como memória, processamento e espaço em disco. Em todos os planos, o cliente pode contar com o gerenciamento das aplicações pela CentralServer ou fazê-lo por conta própria. Em termos de sistemas operacionais, oferecemos diferentes opções como: CentOS, Ubuntu, Debian e Windows Server.


LM »  Quais metas a Central Server pretende atingir neste ano de 2011?
JS » Em 2010 nós nos consolidamos como um dos principais fornecedores de cloud hosting do país. Atualmente, contamos com centenas de empresas mantendo sites e aplicações críticas na nuvem. Para 2011, nossa meta é dobrar a base de clientes. Recentemente ampliamos a estrutura do nosso data center para comportar este crescimento.


LM » Quais foram as dificuldades superadas em 2010?
JS » Aprendemos muito sobre a gerência do ambiente as soluções tecnológicas capazes de propiciar o crescimento do serviço. Outra questão foi a vivência diária na administração dos cloud servers, o que nos rendeu uma boa experiência para orientar os clientes sobre como ajustar seus sistemas para maximizar o uso da nuvem. 


LM » Com a crescente concorrência das empresas do mercado Cloud, como a CentralServer se destaca?
JS » Nossa hospedagem dá ao cliente a possibilidade de crescer de forma contínua e equilibrada. Além dos planos de cloud server em nossa nuvem pública, oferecemos também a estrutura de nuvem privada. Na nuvem privada, o cliente tem acesso a uma plataforma de hardware redundante e dedicada para atender a projetos maiores.


LM » Cloud é o futuro, de acordo com sua visão de mercado?
JS » A nuvem tende a se consolidar como mais uma opção de ambiente para hospedagem de dados e aplicações. Ela não vai eliminar os demais ambientes, porém, dado o atual estado da tecnologia, tem condições de crescer muito frente às opções existentes.


LM » Fale um pouco sobre a CentralServer, seus produtos e serviços.
JS » A CentralServer fornece serviços de data center, backup online e hospedagem de sites, por meio de uma estrutura capaz de suportar milhares de servidores, domínios e contas de e-mail.
Investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento, a empresa detém domínio completo do hardware e software usados para a prestação dos serviços, incluindo sistemas próprios de Painel de Controle e Gestão de Hospedagem.
Além de toda a atenção dada à tecnologia, a CentralServer sabe que o diferencial humano é fundamental. Por isso, mantém uma equipe de alto nível capaz de atender com eficiência e cordialidade, e forma parcerias com web designers e desenvolvedores que atuam dentro das suas especialidades.


Comentários

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 410992 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 179088 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 158452 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 157544 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 125734 leituras

  1. C++11 aprovado como novo padrão da linguagem

    Publicado em 16/08/2011 às 17:59 | 16881 leituras

  1. MPlayer ganha uma versão 1.1

    Publicado em 11/06/2012 às 16:54 | 7854 leituras

  1. Pixar libera sua tecnologia de renderização

    Publicado em 06/08/2012 às 11:16 | 7697 leituras

  1. GNOME 3.6 terá novo travamento de tela

    Publicado em 10/08/2012 às 15:51 | 8264 leituras

  1. Uso de cluster Debian para previsão do tempo

    Publicado em 14/03/2008 às 8:52 | 14637 leituras

whitepapers

mais whitepapers