Entrevista


O governo brasileiro dá um show

Esta entrevista foi visualizada 23066 vezes.

Publicado em 06/01/2011 às 16:29

Versão para impressão Enviar por email



Linux Magazine» O que é o Liane TTS?
Marcos Mazoni» O Liane TTS é um sintetizador de voz que faz leitura de telas para portadores de deficiência visual. Ou seja, o LianeTTS (text-to-speech) traduz texto em fala. O aplicativo funciona da seguinte forma: o compilador analisa o texto e o traduz em texto no formato de difones que simula a pronúncia a partir de uma base de sons já pré-gravada. Temos nessa base todos os sons utilizados em nossa língua. Cada som foi processado digitalmente pela Universidade Politécnica de Mons, na Bélgica.

A ferramenta foi desenvolvida em plataforma livre com programação estruturada com reutilização de código, escrito em linguagem C.


LM» Qual a importância do Liane TTS? Por que o Serpro decidiu investir no desenvolvimento desta tecnologia?
MM» No Brasil, existem cerca de seis milhões de pessoas com deficiência visual severa e até recentemente não tínhamos nenhuma ferramenta nacional e livre que pudesse ajudar o usuário com deficiência visual a interagir melhor com o computador. Estamos oferecendo ao usuário do sistema operacional Linux um bom leitor de tela.

Nós temos uma questão específica com essa ferramenta, que é uso nos nossos telecentros. Nosso objetivo é permitir a inclusão de todos nesses espaços, inclusive daqueles que possuem limitações físicas. O Liane TTS permitirá a inclusão das pessoas que têm a carência visual.

O investimento nessa tecnologia é uma manifestação do Serpro, no sentido de reforçar a política governamental de inclusão sociodigital. O governo brasileiro é um governo que se preocupa com a inclusão de todas as pessoas, independente das condições econômicas, sociais ou credo religioso. Acreditamos que precisamos tratar todos os brasileiros de forma igual para aqueles que são iguais e com as diferenças para aqueles que são diferentes, só assim nós vamos ter uma inclusão efetiva na nossa sociedade.

E oferecer uma ferramenta de acessibilidade, desenvolvida em software livre, que logo estará a disposição da sociedade brasileira no Portal do Software Público é uma forma de ratificar o compromisso do Serpro com o Brasil.

LM» O Liane TTS foi desenvolvido, juntamente, com a UFRJ. Como funcionou a parceria com a Universidade ?
MM» O Serpro, dentro de suas atribuições, não detinha todo o conhecimento necessário para desenvolver a ferramenta. Por isso, buscamos o apoio dos pesquisadores do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NCE/UFRJ.

As universidades possuem um aspecto interessante que é o do conhecimento universal. E isso é muito importante para um trabalho como esse. Desde 1993, o NCE realizava pesquisas na área de sintetizadores de voz para computadores. Esse conhecimento, aliado aos conhecimentos técnicos da Empresa, possibilitou que o aplicativo fosse desenvolvido com maior qualidade.

Parcerias como essa são importantes porque agregam conhecimento na área tecnológica, tanto para a Empresa como para a Universidade. Saber se aliar a parceiros que nos agreguem tecnologia, mas que nos tragam elementos novos sobre outras áreas de conhecimento é salutar para o Serpro, porque nos faz avançar em outras áreas do conhecimento também.

LM» Como ele será utilizado no Serpro e nos telecentros mantidos pela empresa ?
MM» Garantindo, aos empregados do Serpro e à sociedade (através dos telecentros) portadores de deficiência visual, as conquistas alcançadas com os recursos tecnológicos da plataforma livre.

Ao todo, temos mais de 350 telecentros, todos com distribuição livre e com Liane-tts embarcado. Nossa estimativa é que em três meses tenhamos instalado o programa em todos os computadores dos espaços de inclusão digital do Serpro.

Além disso, queremos oferecer às instituições oficiais, agentes da migração para plataforma livre, meios para que os cidadãos portadores de deficiência visual possam estar incluídos em suas prestações sociais, assim como escolas, bibliotecas e repartições públicas equipadas com recursos para consulta.



Comentários

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 410992 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 179088 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 158452 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 157544 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 125734 leituras

  1. Android agora aceita mais comandos de voz e redige textos ditados

    Publicado em 17/08/2010 às 12:46 | 9583 leituras

  1. Twitter adquire empresa de publicidade móvel MoPub

    Publicado em 11/09/2013 às 12:42 | 6939 leituras

  1. 28 de março é Dia dos documentos livres

    Publicado em 16/03/2012 às 9:37 | 8672 leituras

  1. Novell anuncia programa SUSE Appliance

    Publicado em 25/04/2008 às 13:54 | 9425 leituras

  1. CPqD é credenciado para testar tecnologias embarcadas em ônibus da capital paulista

    Publicado em 16/03/2015 às 16:29 | 6193 leituras

whitepapers

mais whitepapers