Edição do mês



LM 28 | Gerenciamento de projetos

O Gerenciamento de Projetos (ou PM, Project Management) não é uma ciência de passado recente: desde o final da Segunda Guerra Mundial, com o lançamento das bases modernas da Logística, começaram a ser formuladas regras eficientes para o gerenciamento de recursos e atividades de um processo produtivo.

Adquira já a sua!

Versão impressa esgotada R$ 9,90 Edição digital (PDF)

Conteúdo desta edição:

As matérias marcadas com só estão disponíveis na edição completa da revista. As demais matérias podem ser baixadas gratuitamente.

Capa

Cooperação e talento

Os desenvolvedores de sistemas de Código Aberto entenderam muito rapidamente que as aplicações de gerenciamento de projetos são um nicho a ser explorado, na medida do possível, em todos os seus ângulos. Softwares proprietários que fazem gráficos de Gantt ou montam planilhas, de modo standalone, existem aos montes. Mas é a flexibilidade do Código Aberto que fez com que os sistemas livres se tornassem oponentes reais de seus equivalentes proprietários.


Por Tadeu Carmona

Capa

Aberto a Projetos

No mercado de Software Livre existe uma freqüente confusão sobre o termo “gerenciamento de projetos”: nele são representados sistemas com foco técnico de gerenciamento de objetos de projetos (fontes, imagens, scripts etc.) como sendo parte dessa classe de soluções. Neste artigo, focaremos sobre as características administrativas necessárias para gerenciar um “empreendimento”, o que normalmente é conhecido no Brasil como “gerenciamento de projetos” ou “project management”. Ou seja, não estamos olhando para mecanismos de “build” ou controle de versões, e sim para as propriedades de um sistema para auxílio na prática de gerenciar o empreendimento a fim de que seja concluído no prazo, dentro do custo esperado, com o escopo especificado e dentro da qualidade definida. Nesta visão, o aspecto técnico tem um destaque muito menor e as qualidades colaborativas são as mais relevantes.


Por Miguel Koren O'Brien de Lacy

Capa

Visão de longo alcance

Os administradores de projeto têm muito no que pensar... Organizar calendários, dividir equipes, grupos de recursos e tarefas e estabelecer relações entre o fluxo de caixa ou investimentos e o andar do projeto, são trabalhos hercúleos, que despendem, ás vezes, mais tempo e esforço do que é possível pedir de uma pessoa comum. Mas quanto disso vem de fato da complexidade do projeto e quanto é overhead inútil? Será que projetos com escopo bem definido também passam por esse tipo de percalço?


Por Tadeu Carmona

Capa

Gerenciamento aberto

O Gerenciamento de Projetos (ou PM, Project Management) não é uma ciência de passado recente: desde o final da Segunda Guerra Mundial, com o lançamento das bases modernas da Logística, começaram a ser formuladas regras eficientes para o gerenciamento de recursos e atividades de um processo produtivo.


Por Tadeu Carmona

Colunas

Zack Brown

Eliminação do sysctl adiada, avaliações de sistemas de arquivos, um novo conceito em sistemas de arquivos e mais um importante fabricante de hardware abre suas especificações.


Por Zack Brown

Colunas

Charly Kühnast

Enquanto o Cron se atém a uma agenda fixa, o Incron monitora diretórios e executa comandos quando mudanças ocorrem.


Por Charly Kühnast

Colunas

Klaus Knopper

Esta coluna é baseada na seção "Ask Klaus!", publicada na Linux Magazine International.


Por Klaus Knopper

Colunas

Pablo Hess


Por Pablo Hess

Colunas

Augusto Campos

Instalar um mesmo pacote em diferentes distribuições pode ser bastante trabalhoso. Por isso, as padronizações são muito bem vindas no mundo do Software Livre.


Por Augusto Campos

Corporate

Cezar Taurion


Por Cezar Taurion

Corporate

Migração planejada

O Governo Federal já acumula grande experiência e conhecimento em migrações para Software Livre. Confira a importância do planejamento, o que fazer e, principalmente, o que não fazer para adotar com sucesso o Software Livre.


Por Corinto Meffe e Daniel Darlen

Corporate

Conforme o mercado

A Microsoft costumava desconsiderar o Linux e o Código Aberto como concorrentes a sua hegemonia. Porém, grandes mudanças ocorreram nos últimos anos, e por bons motivos.


Por Pablo Hess

Análise

Aceita tíquete?

Se seus servidores de help desk atendem usuários externos, gerenciar os pedidos de suporte pode ser a diferença entre um cliente perdido e um fiel. No caso de servidores apenas internos, uma resposta rápida ainda aumenta a produtividade. Felizmente, diversos aplicativos para Linux oferecem ajuda para seu help desk.


Por James Mohr

Tutorial

Fonte de organização

O controle de versões não é complicado nem exclusivo para programadores: ferramentas como o Subversion armazenam arquivos inteiros, incluindo suas diferentes versões.


Por Johannes Plötner e Steffen Wendzel

Tutorial

LPI nível 1: Aula 3

A aula dessa edição finaliza o estudo para a prova 101, com o tópico sobre o sistema de janelas padrão do Linux, o X. Iniciando o estudo para a prova 102, veremos os fundamentos de inspeção e configuração do kernel e módulos Linux, e também como funciona a inicialização do sistema.


Por Luciano Siqueira

Programação

Luz na escuridão

Dizem que a escuridão é amiga dos larápios, mas um programa em Perl ilumina essa questão, expondo atividades ocultas e alertando o administrador quando coisas estranhas acontecem na rede.


Por Michael Schilli

SysAdmin

Passagem remota

O acesso público a partir da Internet geralmente é protegido por firewalls restritivos, e não se tem qualquer chance de usar o SSH. Porém HTTPS pela porta 443 normalmente é permitido. O Ajaxterm permite que usuários móveis entrem em seus servidores remotos.


Por Udo Wolter

SysAdmin

Inferno na rede

Operar conexões Ethernet com Bonding, dominar VLANs e switches e desativar servidores DHCP problemáticos: os administradores mantêm suas redes sob controle muitas vezes graças a bons truques e artimanhas. Nossos profissionais apresentam com prazer esses procedimentos.


Por Charly Kühnast

SysAdmin

Resposta rápida

Se você possui máquinas que não podem ser desconectadas da rede, elas são alvos óbvios do ataque de malfeitores. Veja como o Portsentry pode ser usado em conjunto com o OSSEC HIDS para efetivamente barrar e relatar tentativas de ataque.


Por João Carlos Gomes da Costa

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618881 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 536180 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516850 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 382478 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 326052 leituras

  1. FNAC promove lançamento da Linux New Media do Brasil

    Publicado em 22/02/2008 às 10:03 | 13001 leituras

  1. Explicitando a liberdade de sua página

    Publicado em 14/02/2012 às 12:29 | 13984 leituras

  1. Tux3 inicializado pela primeira vez como sistema de arquivos raiz

    Publicado em 25/02/2009 às 23:04 | 14255 leituras

  1. Mulheres X homens no mercado de TI

    Publicado em 30/07/2014 às 12:04 | 13422 leituras

  1. Um mês depois: 300 mil servidores continuam vulneráveis ao Heartbleed

    Publicado em 13/05/2014 às 10:23 | 11096 leituras

whitepapers

mais whitepapers