Blog do Maddog


Reflexões de um Cachorro Louco

Frustrações noturnas

Publicado em 27/10/2011 às 12:32 | 22793 leituras


Versão para impressão Enviar por email

    

De tempos eu tempos eu escrevo sobre o Projeto Cauã e como ele pode ajudar o usuário médio de informática oferecendo a ele a possibilidade de ter ajuda local na solução de problemas do computador. Uma história minha ilustra a importância desse projeto.

Eu uso o Evolution como o gerenciador de correio, contatos, calendário e tarefas. Há três dias, minha caixa de saída parou de funcionar. Eu estava conseguindo acessar os e-mails que chegavam, mas todos os e-mails que eu tentava enviar simplesmente ficavam parados na caixa de saída. Quando eu tentei agendar a entrega dos e-mails, caixas de diálogo apareceram me dizendo que meu servidor SMTP estava negando acesso. Quase simultaneamente, eu li um tweet do eu provedor de serviços mencionando que estavam “trabalhando para resolver um problema” (sem nenhuma descrição real do mesmo), então, em princípio, acreditei que era um problema do servidor.

Meu servidor e eu temos uma relação de amor e ódio... ódio na maior parte das vezes. Quando eu tentava entrar no site deles com o Firefox ele me dizia para usar Internet Explorer. Recentemente, eles removeram essa recomendação da página de entrada e, supostamente, estariam compatíveis com o Firefox. Mas quando eu tentei logar no site para ver se eu conseguiria corrigir o problema de SMTP, eu obtive uma página de erro dizendo que o “.NET teve um problema de compilação”, me expulsando do site novamente.

Então, tentei ligar para a linha de ajuda do servidor. O problema é que a ligação aconteceu tarde da noite, eu estava cansado, além de estar me recuperando de um encontro de usuários Linux em Manchester, New Hampshire, e das bebedeiras associadas.

Não escreverei sobre o número de vezes que eu tive de ligar para o provedor, o número de vezes que eu disse a eles meu número de telefone, o número de vezes que tive de confirmar minha conta, o número de diferentes formas pelas quais eles buscavam confirmar minha identidade (“Qual era o nome de solteira de sua mãe?”), etc, etc. Mas, eventualmente, eles admitiram que não conseguiriam me ajudar.

Eu fui para a cama, exausto e irritado.

No dia seguinte, com a cabeça fresca e uma lista de números de telefone para ligar, tentei outro contato com o provedor. Eles me disseram ser compatíveis com Firefox, mas que outros browsers enfrentavam “poucos incidentes” (talvez porque menos pessoas usam esses browers?) e me recomendaram um para utilizar. Eu instalei o browser indicado e, com uma nova senha que eles me passaram, consegui entrar no site do e-mail. Mais tarde, eu consegui logar no site, usando a nova senha, com o Firefox, então aparentemente o .NET finalmente havia compilado.

O site do e-mail, no entanto, não me deu nenhuma dica sobre o que estava acontecendo, mas ao menos me permitiu verificar o fluxo de e-mails de teste na caixa de entrada.

Em um momento, notei que não importava qual e-mail eu mandava para teste, da conta de e-mail utlizada ou do servidor SMTP configurado, as mensagens de erro nunca mudavam. Passei a suspeitar que algo estava errado com a primeira mensagem de e-mail da caixa de saída no Evolution, e que ela estava impedindo o fluxo de tudo. Eu movi o primeiro e-mail da caixa de saída para outra pasta, reiniciei o Evolution e as coisas voltaram a funcionar adequadamente. Todos os e-mails que estavam guardados na caixa de saída rapidamente foram entregues.

O que aconteceu é que o e-mail problemático era de uma conta de e-mail pouco usada que estava configurada incorretamente no Evolution. Nada a ver com provedor, configuração básica do Evolution e tudo o que eu suspeitei antes. Na verdade, foi um caso de “usuário equivocado no dispositivo”. Bem, acontece de tempos em tempos e eu tenho que admitir.

Agora, o ponto desse post é que, de algum jeito, acabei descobrindo qual era o problema, me custando seis horas, cinco cervejas e muita blasfêmia. Eu fico feliz em poder dizer que nada dessa blasfêmia foi direcionada aos funcionários do provedor. Eu também tenho a vantagem de possuir uma graduação em ciências da computação, 40 anos de experiência e alguma ideia sobre o funcionamento de programas de e-mail. No pior cenário, eu poderia ter me debruçado sobre o código fonte do Evolution para tentar descobrir o que estava realmente acontecendo. Algumas pessoas podem argumentar que eu poderia ter resolvido o problema mais rápido com menos cervejas, mas nunca saberemos se isso é verdadeiro ou falso.

Mas e se fossem minha mãe e meu pai diante desse problema? Eles conseguiriam descobrir do que se tratava? Ou eles eventualmente acabariam desistindo, reinstalando o sistema de e-mail (ou me pedindo pra fazer isso), renunciano a todos os e-mails que haviam sido enviados e ainda estavam na fila antes de tentar resolver? Quanto custaria para eles em tempo e energia para resolver esse problema? Eles levariam o computador para a assistência local de computadores? A assistência local resolveria o problema de verdade ou simplesmente reinstalaria?

Quão frequente é esse cenário em pequenos escritórios, casas e pequenos hotéis em todo o mundo? Quanto tempo nós, como sociedade, estamos perdendo de tempo tentando fazer nossos sistemas de computadores rodar devidamente?

Algumas pessoas argumentarão que a “computação em nuvem” é a resposta, mas eu acho que a real resposta é ter pessoas boas e entendidas disponível fisicamente perto dos usuários finais, ajudando-os a enfrentar problemas e permitindo que eles usem os computadores como uma ferramenta produtiva.

Permitir que “mamãe e papai” simplesmente usem seus computadores como uma ferramenta produtiva é um dos objetivos do Projeto Cauã.

Comentários

Outros Posts

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em 06/10/2017 às 13:23 – Comentar primeiro

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.
Leia mais...

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em 12/11/2016 às 12:36 – Comentar primeiro

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.
Leia mais...

Rapidinhas do maddog

Publicado em 24/03/2014 às 15:55 – Comentar primeiro

Se você é um estudante de ciência ou engenharia da computação e está procurando uma maneira de fazer dinheiro extra e obter uma grande experiência de trabalho, leia este post até o fim!
Leia mais...

Olá, presidenta Rousseff... eu avisei!

Publicado em 22/10/2013 às 12:18 – Comentar primeiro

Em sua mais recente postagem, maddog conta um pouco sobre o Projeto Cauã e como evitar que problemas como os ocorridos com a espionagem da NSA voltem a ocorrer.
Leia mais...

FISL e DrupalCamp Porto Alegre

Publicado em 10/06/2013 às 12:23 – Comentar primeiro

maddog dá a dica: inscreva-se para na caravana DrupalCamp e vá ao FISL em Porto Alegre com 50% de desconto.
Leia mais...

O ano do centenário de um grande homem: Alan Turing

Publicado em 16/10/2012 às 15:00 – Comentar primeiro

Grã-Bretanha busca corrigir um dos maiores equívocos de sua história, ao ter tratado o cientista como um inimigo de Estado após Segunda Guerra Mundial.


Leia mais...

Mea culpa

Publicado em 18/09/2012 às 15:07 – Comentar primeiro

Como a Apple poderia lidar com seus problemas de forma mais diplomática. 


Leia mais...

Jon 'maddog' Hall se declara homossexual

Publicado em 26/06/2012 às 17:31 – Comentar primeiro

Diretor da Linux Internacional revela as razões de ter "saído do armário" em um post comovente em seu blog pessoal.


Leia mais...

Recessão? Que recessão?

Publicado em 05/06/2012 às 13:34 – Comentar primeiro

Maddog conta a história de sucesso de um desenvolvedor brasileiro que entendeu como usar serviços de software livre.


Leia mais...

O conto das mensagens

Publicado em 04/05/2012 às 13:03 – Comentar primeiro

Maddog avalia os efeitos de mentes fechadas sobre até mesmo o mais simples do softwares.


Leia mais...

As necessidades de muitos

Publicado em 14/12/2011 às 9:30 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre o tempo em que desenvolveu uma atualização para o sistema Ultrix, como aprendeu sobre escolhas e o benefício da opinião da maioria.


Leia mais...

Frustrações noturnas

Publicado em 27/10/2011 às 12:32 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre algumas frustrações com a tecnologia e como isso pode afetar o seu uso pelos usuários finais


Leia mais...

Cerveja em troca de código

Publicado em 11/07/2011 às 11:55 – 1 comentário(s)

Maddog conta uma história sobre desenvolvedores e a recompensa pelos seus esforços no mundo do software livre.


Leia mais...

Gandhi teria sido um defensor do Software Livre?

Publicado em 05/05/2011 às 11:47 – Comentar primeiro

Maddog traça paralelos com os atos de desobediência civil incentivados por Gandhi com os benefícios do Software Livre.


Leia mais...

Offtopic: Mom&Pop(TM)

Publicado em 15/03/2011 às 10:38 – Comentar primeiro

Maddog conta um pouco sobre sua história familiar e fala sobre o falecimento de sua mãe, Marian Rhoda (Burns) Hall.


Leia mais...

Posts anteriores

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 574628 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 492822 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 459305 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 336357 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 288776 leituras

  1. Foxconn investirá R$ 1 bilhão no Estado de São Paulo

    Publicado em 21/09/2012 às 12:12 | 13564 leituras

  1. Conselhos sobre segurança nas nuvens

    Publicado em 26/05/2011 às 18:30 | 12588 leituras

  1. Executivos da HTC são presos por vazamento de segredos comerciais

    Publicado em 02/09/2013 às 11:36 | 7850 leituras

  1. Votação do Marco Civil da Internet é adiada novamente

    Publicado em 13/03/2014 às 11:47 | 7463 leituras

  1. Simon Phipps é o novo diretor da OSI

    Publicado em 11/03/2010 às 10:03 | 10579 leituras

whitepapers

mais whitepapers