Blog do Maddog


Reflexões de um Cachorro Louco

Recessão? Que recessão?

Publicado em 05/06/2012 às 13:34 | 28964 leituras


Versão para impressão Enviar por email

    

Tudo começou a pouco mais de onze anos, durante uma festa chamada (de forma bem apropriada) "Open Beach". Um jovem programador chamado Douglas Conrad que havia descoberto Software Livre dois anos antes, e sonhava em ter sua própria empresa voltada para o Software Livre, fazendo de seu uso e produção um ganha-pão.

Douglas abriu sua empresa, a OpenS Tecnologia, um ano depois, em 2002, mas ainda não possuía uma boa ideia para um plano de negócios sustentável. Nos anos entre 2002 e 2006, sua empresa cresceu bem lentamente, enquanto Douglas investigava diferentes aspectos e soluções de software livre, até o ano de 2008.

Em 2008, Douglas criou um plano de negócios que girava em torno de VoIP, utilizando softwre do projeto Asterisk PBX e desenvolvendo um produto chamado SNEP, com o objetivo de envolver a comunidade de software livre para ajudar no desenvolvimento do SNEP e permitir que pessoas também ganhem dinheiro com a solução.

Conforme o SNEP evoluiu, Dougles teve outra epifania (algo que venho pregando nos últimos dez anos), que os desenvolvedores de software livre não deveriam cobrar pelo seu "tempo e material" gastos em projetos para atender às exigências dos clientes, mas sim sobre o valor que eles entregam aos clientes. Determinar esse valor, claro, requer que o desenvolvedor do software livre aprenda sobre os problemas e dificuldades de seu cliente, quanto ele está gastando para resolvê-lo no momento, e quanto um novo software, ou mudança em um software já usado pelo cliente, vai representar em redução desses custos. Esse tipo de análise raramente é realizada por fabricantes de software "pré-prontos e embalados", mas permitiu que Douglas cobrasse um valor considerável pelos serviços de sua empresa, ao invés de cobrar "apenas o suficiente para cobrir as despesas". Douglas descobriu que o "argumento" da economia de dinheiro do cliente é muito forte.

Um exemplo que Douglas me deu foi o de um cliente que sofria com custos muito altos de chamadas entre celulares de diferentes empresas. Douglas estudou os padrões do fluxo de chamadas telefônicos de seu cliente (que foi facilitada com os recursos de registro do SNEP), e desenvolveu uma extensão para o software SNEP PBX que redirecionava chamadas de forma mais inteligente, economizando para o cliente um total de 25.000 reais em tarifas a cada mês. Douglas levou apenas três dias para escrever o código, mas ele cobrou de seu cliente o valor de R$ 25.000,00 (o valor economizado em um mês) pelo serviço. Não é uma remuneração ruim para quatro dias de trabalho, e Douglas ainda estava livre para usar sua extensão para resolver o problema de outros clientes.

Em outro exemplo, a solução não exigia uma linha de código sequer. Análises dos registros de chamada mantidos pelo SNEP permitiram que Douglas analisasse picos no volume de chamadas realizadas a um cliente, e que por sua vez resultavam na perda de possíveis compradores que não conseguiam alcançar o call center da empresa. Uma pequena mudança nas táticas do próprio cliente permitiram que ele influenciasse e mudasse os hábitos de ligações dos consumidores, evitando assim que o cliente gastasse com mais linhas telefônicas e a contratação de mais pessoas, e resolvendo seus problemas com o volume de chamadas.

Conhecer seu cliente e seu negócio. Personalizar o software para atender as necessidades de cada um. Reconhecer o valor do seu tempo, e não o custo. Essas são as estratégias do Software Livre.

Entre os anos 2008 e 2009 a empresa de Douglas cresceu 100%. De 2009 a 2010 a OpenS cresceu 250% e de 2010 até 2011 a OpenS cresceu 70%. Durante um período da economia em que uma série de empresas estavam despedindo funcionários, Douglas teve que rejeitar alguns negócios por não ter pessoal para atender as necessidades de seus clientes.

Agora Douglas está dando mais um passo na próxima parte de seu plano de negócios, que é engajar a comunidade em ganhar dinheiro através de seus produtos e serviços. Já que o SNEP é um software livre e em código aberto e está disponível no Portal do Software Livre, patrocinado pelo governo brasileiro, qualquer um pode usá-lo gratuitamente, e sem mesmo comunicar a Douglas que estão usando o software. Além disso, para ajudar a comunidade a atender as necessidades de seus clientes, Douglas irá oferecer cursos sobre como ampliar as capacidades do SNEP, escrever módulos para ele e integrá-lo com o negócio dos clientes, e também mostrar aos desenvolvedores como ganhar dinheiro com o software. Alguns de seus parceiros perguntaram por que está fazendo isso, ajudando outras pessoas a ganhar dinheiro com seu software. Douglas simplesmente sorriu e fala que sabe o que está fazendo, e que o poder da comunidade vai continuar a criar oportunidades para todos.

Douglas tem um plano de agregar clientes, desenvolvedores, integradores, fabricantes e usuários finais para permitir que todos façam dinheiro com o software livre SNEP e ele descreveu esse plano durante a primeira conferência SNEP, que aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro de 2011 em Florianópolis. O primeiro dia foi destinado às pessoas com conhecimentos em telecomunicações, mas que não eram familiarizadas com sistemas PBX em software livre. O segundo dia foi destinado a desenvolvedores e serviu também como um complemento ao primeiro dia. O treinamento foi realizado em português e os participantes ainda puderam curtir a décima edição do Open Beach, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

Para ajudar a promover a conferência SNEP, eu ofereci a Douglas um dos meus "famosos relógios" feitos de um CD-ROM autografado pelo Linus Torvalds, que será sorteado na conferência.

Carpe Diem!

Comentários

Outros Posts

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em 06/10/2017 às 13:23 – Comentar primeiro

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.
Leia mais...

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em 12/11/2016 às 12:36 – Comentar primeiro

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.
Leia mais...

Rapidinhas do maddog

Publicado em 24/03/2014 às 15:55 – Comentar primeiro

Se você é um estudante de ciência ou engenharia da computação e está procurando uma maneira de fazer dinheiro extra e obter uma grande experiência de trabalho, leia este post até o fim!
Leia mais...

Olá, presidenta Rousseff... eu avisei!

Publicado em 22/10/2013 às 12:18 – Comentar primeiro

Em sua mais recente postagem, maddog conta um pouco sobre o Projeto Cauã e como evitar que problemas como os ocorridos com a espionagem da NSA voltem a ocorrer.
Leia mais...

FISL e DrupalCamp Porto Alegre

Publicado em 10/06/2013 às 12:23 – Comentar primeiro

maddog dá a dica: inscreva-se para na caravana DrupalCamp e vá ao FISL em Porto Alegre com 50% de desconto.
Leia mais...

O ano do centenário de um grande homem: Alan Turing

Publicado em 16/10/2012 às 15:00 – Comentar primeiro

Grã-Bretanha busca corrigir um dos maiores equívocos de sua história, ao ter tratado o cientista como um inimigo de Estado após Segunda Guerra Mundial.


Leia mais...

Mea culpa

Publicado em 18/09/2012 às 15:07 – Comentar primeiro

Como a Apple poderia lidar com seus problemas de forma mais diplomática. 


Leia mais...

Jon 'maddog' Hall se declara homossexual

Publicado em 26/06/2012 às 17:31 – Comentar primeiro

Diretor da Linux Internacional revela as razões de ter "saído do armário" em um post comovente em seu blog pessoal.


Leia mais...

Recessão? Que recessão?

Publicado em 05/06/2012 às 13:34 – Comentar primeiro

Maddog conta a história de sucesso de um desenvolvedor brasileiro que entendeu como usar serviços de software livre.


Leia mais...

O conto das mensagens

Publicado em 04/05/2012 às 13:03 – Comentar primeiro

Maddog avalia os efeitos de mentes fechadas sobre até mesmo o mais simples do softwares.


Leia mais...

As necessidades de muitos

Publicado em 14/12/2011 às 9:30 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre o tempo em que desenvolveu uma atualização para o sistema Ultrix, como aprendeu sobre escolhas e o benefício da opinião da maioria.


Leia mais...

Frustrações noturnas

Publicado em 27/10/2011 às 12:32 – Comentar primeiro

Maddog fala sobre algumas frustrações com a tecnologia e como isso pode afetar o seu uso pelos usuários finais


Leia mais...

Cerveja em troca de código

Publicado em 11/07/2011 às 11:55 – 1 comentário(s)

Maddog conta uma história sobre desenvolvedores e a recompensa pelos seus esforços no mundo do software livre.


Leia mais...

Gandhi teria sido um defensor do Software Livre?

Publicado em 05/05/2011 às 11:47 – Comentar primeiro

Maddog traça paralelos com os atos de desobediência civil incentivados por Gandhi com os benefícios do Software Livre.


Leia mais...

Offtopic: Mom&Pop(TM)

Publicado em 15/03/2011 às 10:38 – Comentar primeiro

Maddog conta um pouco sobre sua história familiar e fala sobre o falecimento de sua mãe, Marian Rhoda (Burns) Hall.


Leia mais...

Posts anteriores

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 584617 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 502196 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 473857 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 346539 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 295915 leituras

  1. Red Hat adquire Amentra

    Publicado em 18/03/2008 às 9:16 | 10248 leituras

  1. Comunidade Java elege novos membros para o Comitê Executivo

    Publicado em 03/11/2010 às 12:35 | 10657 leituras

  1. Interferência em tradutor põe voz de 'Chaves' em palestra de Al Gore na Campus Party

    Publicado em 18/01/2011 às 16:18 | 10962 leituras

  1. SanDisk compra Fusion-io por US$ 1,1 bilhão

    Publicado em 18/06/2014 às 9:53 | 12302 leituras

  1. [VÍDEO] Wayland suporta exibição remota

    Publicado em 24/09/2012 às 16:41 | 11894 leituras

whitepapers

mais whitepapers