[Atualizado 3] A saga da Linux Magazine ao contratar fibra ótica Vivo/Telefonica

Publicado em 21/12/2012 às 16:02 | 41850 leituras

Desrespeito ao cliente, falta de organização e informações desencontradas. Essas são somente alguns dos problemas encontrados durante a nossa saga para obter um link de maior e "melhor" velocidade. 


Versão para impressão Enviar por email


Post original: 14/12/2012


Talvez nem todos saibam (embora certamente desconfiem), mas o preço que pagamos por links de Internet banda larga no Brasil, é um dos mais caros do mundo, conforme pesquisa realizada pela ONU.


Não bastasse esse "pequeno" problema, ainda temos (de forma generalizada):



  • Profissionais de suporte e atendimento mal preparados, e que, invariavelmente não sabem nada sobre o produto vendido pela empresa na qual trabalham;

  • Péssima infraestrutura física, com manutenções feitas precariamente (e somente quando algum grave problema aparece);

  • Sobrecarga de infraestrutura, problema devido claramente ao excesso de vendas, não comportadas pela infraestrutura que não consegue atender à demanda;

  • Falta de manutenção preventiva (para estas empresas, prevenir sai mais caro do que remediar).


Para evitar o problema de ficarmos sem nenhuma conexão, já tínhamos dois links instalados no escritório da editora: um Speedy Empresarial simples e um link dedicado da empresa GVT (que também sofre problemas de vez em quando, por conta da última milha da infraestutura ser de propriedade da Vivo/Telefonica). Sendo assim, com essa redundância de links, conseguíamos garantir que --- mesmo a um preço alto --- teríamos conexão sempre à disposição.


A localização e seus problemas


Há quase 5 anos instalados na região central de São Paulo, estamos bem próximos ao marco zero da cidade, localizado em frente à famosa Praça da Sé. Sabemos que, por conta da idade da infraestrutura desta região da cidade, nem sempre podemos contar com recursos tecnológicos avançados. Sofremos os mesmos problemas que os bairros mais antigos ou afastados sofrem: estamos localizados em um setor da cidade no qual custa caro investir.


Procuramos durante mais de um ano ligar periodicamente para a Vivo/Telefonica perguntando se já havia fibra ótica na região, pois sempre que víamos algum carro de uma terceirizada da Vivo/Telefonica realizando algum serviço como quebra da rua ou cabeamento, a esperança era renovada. Sem sucesso, teríamos que esperar que nossa rua recebesse o benefício.


"Temos fibra ótica disponível em sua região"


Qual não foi nossa surpresa quando recebemos a simpática ligação e posterior visita de um técnico da Vivo/Telefonica com a aguardada notícia de que nossa rua já havia recebido a infraestrutura de fibra ótica necessária (o que era verdade devido aos buracos enormes abertos na Rua São Bento, onde fica a sede da editora) e que enfim, se tivéssmos o interesse, poderíamos ter, para dali a alguns dias, nossa tão sonhada fibra ótica instalada.


É claro que prontamente aceitamos a proposta trazida pessoalmente pelo vendedor e nossa instalação foi agendada para o dia 14/11/2012.


Dia 14/11/2012, quarta-feira


Em seis horas de serviço (mais tempo do que o gasto em muita cirurgia cardíaca), o serviço de fibra ótica foi instalado, testado e enfim utilizado pela primeira vez por volta de 16:00 h. Tínhamos então um link de 100Mbps com IP fixo contratado e funcionando. Neste primeiro dia, notamos que o "Termo de aceite" de contratação do serviço já continua o primeiro erro. O IP fixo nele informado estava incorreto. 


Dia 19/11/2012, segunda-feira


Já chegamos na empresa com a notícia de que estávamos sem o link de fibra ótica. O técnico havia informado na instalação que intermitências de sinal poderiam ocorrer nas primeias 48 horas de instalação e como trata-se de uma empresa, não notamos este problema no final de semana. Após um breve contato (de 45 minutos) com o suporte da Vivo/Telefonica, foi realizada uma carga de conexão e o link foi restabelecido.


A partir de então, tivemos boa experiência de uso do link até 14 dias depois da instalação, quando começaram efetivamente nossos problemas.


Dia 30/11/2012, sexta-feira


No final da tarde, por volta das 17:30 h começamos a notar quedas e falhas de conexão. A conexão tornou-se lenta e intermitente. Às 18:09 h ligamos para o suporte informando o problema, sob o protocolo 20120046100186. Por volta das 20:00 h deste mesmo dia nosso link caiu definitivamente.


Dia 03/12/2012, segunda-feira


Como a conexão não havia voltado, ligamos novamente para o suporte técnico de fibra ótica da Vivo/Telefonica, informando que estávamos sem conexão desde a sexta-feira anterior. Um novo protocolo foi aberto (20120046395393, as 10:40 h) e fomos informados de que a a própria Vivo/Telefonica estava sem Internet (uma salva de palmas!) e que não conseguiriam nos ajudar naquele momento. Retornamos a ligação novamente as 16:30 h e fomos informados de que o reparo na infraestrutura da rua seria realizada até as 14:00 h do dia seguinte, 04/12/2012.


Dia 04/12/2012, terça-feira


Passado o horário previsto para o retorno da ligação, retornamos para o suporte às 16:00 h. Fomos novamente informados de que havia uma manutenção física sendo realizada e que o retorno da conexão estava previso para as 14:00 h do dia seguinte, 05/12/2012.


Dia 05/12/2012, quarta-feira


Novamente (cansa, não?) retornamos após o prazo informado para retorno da conexão, às 15:35 h. Fomos informados de que a manutenção em um cabo subterrâneo (essa era novidade) estava previsto para ser concluído até as 22:00 h deste mesmo dia.


Dia 06/12/2012, quinta-feira


Retornamos a ligação as 18:00 h, já com a paciência esgotada por tantas promessas não cumpridas. Nos foi solicitado aguardar mais 12 horas pelo retorno, pois a manutenção havia sofrido um atraso. Neste mesmo dia recebemos a ligação de um VENDEDOR da Vivo/Telefonica OFERECENDO o serviço de fibra ótica (é pra rir, né?...).


Dia 10/12/2012, segunda-feira


As 10:30 h da manhã tornei pessoalmente a ligar para o suporte, já pronta para reclamar com quem quer que fosse para ter nosso problema resolvido. O atendente foi sincero, disse que iria "estar solicitando" mais 24 horas de prazo para retorno da solicitação, mas me aconselhou a ligar para a ouvidoria (0800 775 1212), pois tinha a informação de que a manutenção prevista na infraestrutura física já havia sido realizada e o sinal de conexão já deveria ter sido restabelecido. 


Liguei imediatamente para a ouvidoria, onde o atendimento é muito diferente. De posse do protocolo aberto no dia 03/12/2012, foi aberto o processo interno de nº 149699 e nos solicitaram aguardar retorno. Realmente ligaram cerca de uma hora depois, primeiro com a informação de que "constava no sistema da Vivo/Telefonica" que nosso contrato não era fibra ótica, era de um Speedy Empresarial (oi???). Em seguida o atendente solicitou que não retornássemos mais para o suporte ténico, pois iam bloquear o chamado e iriam verificar pessoalmente o ocorrido. Foi agendada uma visita técnica para o dia seguinte.


Dia 11/12/2012, terça-feira


O técnico Wellington passou uma hora realizando testes em nossa infraestrutura (perdendo tempo, mais precisamente, pois o problema nunca foi internamente, como vocês podem perceber). Simplesmente atestou que o problema era na ligação externa e foi embora. Novamente a ouvidoria ligou, agendando visita para o dia seguinte, com uma equipe de manutenção externa (para quê???).


Dia 12/12/2012, quarta-feira


Não bastasse ser uma data "cabalística", novamente recebemos um técnico, de nome Alessandro, que não passou 10 minutos na empresa. Atestou que o problema era externo (não brinca?!?) e que nada podia fazer. Nova ligação da ouvidoria, desta vez agendando a visita para hoje, data em que escrevo esta saga, dia 14/12/2012 (um mês após a instalação inicial). Recebemos novamente a incrível ligação de um vendedor perguntando se tínhamos interesse em possuir a incrível fibra ótica da Vivo/Telefonica (e por um "preço super especial"). Nem preciso dizer que precisei respirar fundo antes de dizer que já tínhamos problemas demais com a Vivo/Telefonica....


Dia 14/12/2012, sexta-feira


Um técnico, já muito sem graça de tanto ouvir as reclamações de clientes, chegou no momento em que o sinal da fibra ótica milagrosamente havia voltado! Ele simplesmente atestou em um novo "termo de aceite" constando que o sinal estava restabelecido e foi embora rapidamente (eu também iria, correndo). Mas ele nos deu uma notícia nova: nosso link contratado estava firmemente posicionado em 64Mbps. Você que leu até aqui sabe que contratamos 100Mbps, lembra? 


Liguei novamente para o suporte da Vivo/Telefonica reportando este problema e exigindo explicações, afinal, antes de o link ficar fora por quase 15 dias, tínhamos 100Mbps em funcionamento. O suporte me transferiu para o departamento de vendas, onde o protocolo 20120048588491 foi aberto e afirmou veementemente que nosso contrato realmente era de 100Mbps. Me transferiu novamente para o suporte que, durante as 1:35 h de ligração realizou testes, abriu o protocolo 20120048590165, e disse que o problema era na minha placa de rede!... Alô, Vivo/Telefonica: o equipamento utilizado para os testes do técnico era dele mesmo!!!


Por fim, ela garantiu que o link era realmente de 100Mbps. Então, durante a ligação com o suporte, O LINK VIVO FIBRA NOVAMENTE CAIU e não voltou até a hora da publicação desta postagem.


Atualização - 17/12/2012, segunda-feira


Registramos o protocolo 2455572 - 2012 pelo site da Anatel (pois o telefone 1331 dá ocupado 100% do tempo). Vamos aguardar o posicionamento da empresa. Lembrando que mesmo ao acionar a Anatel, se existe um problema FÍSICO na infraestrutura de fibra da região (uma vez que nosso prédio inteiro está sem conexão de fibra e pelo que andei perguntando, as imediações também) não será a Anatel que vai resolver, embora possa aplicar multas etc. Vamos aguardar. Continuamos sem conexão!


Atualização - 20/12/2012, quinta-feira 


Hoje a Vivo/Telefonica decidiu nos ligar (depois de todos esses dias sem um sinal de vida), para nos informar que havia um técnico no prédio para realizar o reparo em nossa LINHA TELEFÔNICA. Quando informei a desavisada atendente de que não temos --- e nem nunca tivemos --- problema algum na linha, sendo nosso problema com a FIBRA ÓTICA, a "simpática" pessoa disse que haviam lhe passado o chamado errado.


Menos de 5 minutos após desligar esta ligação, pasmem: uma outra pessoa (que identificou-se como fulana, do departamento de "acompanhamento pós-reparo") me ligou perguntando se o reparo na linha havia sido concluído e se estava tudo funcionando (provavelmente a primeira pessoa simplesmente deu andamento no tal chamado errado e ficou por isso mesmo). Novamente informei que nosso problema não era na linha e sim na fibra ótica. A atendente justificou-se dizendo: "quem sabe seu problema com a fibra seja originado na linha". AHHH CLARO, E EU SOU O BOZO!!!


Atualização - 21/12/2012, sexta-feira


Recebemos por volta das 14:00, dois técnicos que vieram novamente verificar a infraestrutura interna e que ficaram estarrecidos ao saber do tempo que estivemos sem conexão. De acordo com eles, seria perda de tempo olhar novamente nossa infraestrutura, uma vez que isso já havia sido exaustivamente feito e que pareciam ter encontrado o problema na rua (não brinca!!!).


Nos pediram cerca de duas horas para a solução do problema e MAGICAMENTE, agora, as 17:27 do dia que potencialmente seria o fim do mundo, NOSSA CONEXÃO FOI RESTABELECIDA! E com a velocidade correta! 


Pontos que merecem ser ressaltados:



  • A ANATEL não fez NADA para nos ajudar. Até agora não recebemos uma única ligação da empresa;

  • A Vivo/Telefonica não conhece sua própria infraestrutura;

  • A Vivo/Telefonica ainda precisa melhorar muito pra ficar ruim, já que no momento ela é PÉSSIMA; e

  • Estamos emocionados por conseguir resolver o problema :)


Nós vamos manter esta postagem atualizada, (quem sabe por quanto tempo esta conexão vai permanecer estável...) para que você que é cliente saiba onde está entrando se, em algum momento receber a fatídica ligação informando que a Vivo/Telefonica já possui fibra ótica em sua região.


VAMOS CONTINUAR DE OLHO!!!


De Flávia Jobstraibizer, editora-chefe da Linux Magazine e que, como ex-funcionária do Grupo Telefonica, sabe exatamente o que acontece ali dentro.


 


 



Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 634512 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 551873 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 534636 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 399148 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 341689 leituras

  1. Wine 1.3.28 usa OpenGl para instruções do DirectDraw

    Publicado em 12/09/2011 às 19:46 | 16125 leituras

  1. [VÍDEO] Código ARM para Raspberry Pi torna-se livre

    Publicado em 24/10/2012 às 15:45 | 15035 leituras

  1. Novell aumenta a performance do SUSE Linux Enterprise para o ambiente VMware

    Publicado em 18/06/2008 às 10:55 | 13756 leituras

  1. Diário de guerra: Alvos enunciados... e anunciados

    Publicado em 06/08/2008 às 13:04 | 13096 leituras

  1. Red Hat lança quatro novos produtos para nuvens híbridas

    Publicado em 02/07/2012 às 17:43 | 19620 leituras

whitepapers

mais whitepapers