Adolescentes veem futuro na programação

Publicado em 15/10/2014 às 10:46 | 11726 leituras

No dia 7, a Microsoft promoveu oficinas com 300 alunos de colégios públicos e privados de São Paulo para incentivar o estudo da programação. A iniciativa faz farte da campanha "Eu Posso Programar", que pretende ensinar noções básicas a mais de um milhão de jovens na América Latina.


Versão para impressão Enviar por email


No dia 7, a Microsoft promoveu oficinas com 300 alunos de colégios públicos e privados de São Paulo para incentivar o estudo da programação. A iniciativa faz farte da campanha "Eu Posso Programar", que pretende ensinar noções básicas a mais de um milhão de jovens na América Latina.


Durante o evento, estudantes de 12 e 18 anos puderam experimentar a Hora do Código, uma hora de curso do Code.org que é dividida em 20 etapas. Com a ajuda de personagens dos jogos Angry Birds e Plants vs. Zoombies, os alunos puderam entender comandos de código simples ao arrastar blocos para atingir metas.


O resultado das oficinas foi animador e mostrou que a programação é vista, sim, como uma possibilidade para o futuro para os jovens. Talita Machioto e Douglas Alves, alunos da Escola Estadual Joaquin Suarez, participaram do programa. Mesmo sem ter tido nenhum contato anterior com códigos, Talita disse que vai tentar aprender sozinha. "Vou entrar no site, fazer a hora de código e tentar continuar", prometeu.


Já Douglas foi além e compartilhou seu sonho futuro. "Me interessei pela programação porque é criativo e pode ser uma forma de ganhar dinheiro. Quero fazer um site de filmes no futuro e ter muitos acessos", disse.


Além dos alunos, professores também foram instigados pelo curso. Marilene Guimarães, professora de português do Ensino Médio da escola, disse que vai tentar incluir programação nas aulas. "Sei o básico de computador, mas depois de vir aqui hoje, minha mente abriu. Agora quero trabalhar nas minhas aulas com tecnologia, principalmente depois de ver que programação é fácil e que trabalha com linguagem", contou.


Mas a programação não é desconhecida por todos. Ian Alkmin e Rafael Goldstein, alunos do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Bandeirantes, participam há algum tempo do curso preparatório para a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e ao chegarem na sede da Microsoft Brasil, disseram já conhecer algumas das ferramentas demonstradas.


"Programas como o Scratch ou que usam blocos para ensinar códigos não são novidade para nós. Mas para quem nunca programou ou está começando agora, isso serve como um incentivo para começar a aprender porque é algo bem simples", opina Ian. "Para a gente é algo mais fácil porque já dominamos a língua em si: as letras, o que escrever, a sequência lógica... Mas para quem não sabe nada, ter essa abstração e não precisar decorar comandos e variáveis logo de cara é muito bom para começar", completa Rafael.


Alkmin lembra também da questão do estereótipo da programação, visto por muitos como "coisa de nerd". "As pessoas ainda têm uma ideia muito deturpada do que é programar. Talvez com iniciativas como essa seja possível divulgar a programação para os amigos e mostrar que não é algo difícil e também é muito útil".


A questão da profissão


Ian, que pretende prestar vestibular para Engenheria da Computação ou Ciência da Computação, acredita que a programação está deixando de ser um estudo avançado para ser aprendida cada vez mais cedo. "Normalmente programação é algo que você aprende na faculdade, quando já é tarde demais. Mas diferente do que muitos pensam, existem pessoas que querem programar desde cedo para, no futuro, criar seu aplicativo, jogo, serviço ou mesmo estudar o assunto com mais profundidade", opina.


Contudo, Rodrigo Assirati, coordenador de tecnologia educacional no Colégio Porto Seguro, defende que nem sempre estudar programação significa escolher os códigos como profissão. "Não acredito que ensinar programação direcione os alunos para o mercado de tecnologia em nenhum sentido. A programação empodera o estudante de conseguir usar a tecnologia para se expressar e não ser só um consumidor passivo. Ele vai ser um desenvolvedor ativo", afirma.


"Independentemente da profissão que o aluno escolher, ele sabe que vai poder dialogar de uma forma melhor com a tecnologia porque ele compreende o processo pelo qual ela foi envolvida", completa.


A programação nas escolas


Apesar de parecer um sonho distante, o ensino de programação nas escolas começa a ganhar corpo. No Colégio Porto Seguro, por exemplo, os alunos podem entrar em contato com os códigos em quatro momentos: oficina extracurricular, aulas de robótica extracurricular, aulas de tecnologia curriculares e um curso de tecnologia criado pelos próprios alunos.


Katia Gianone, diretora de comunicação e cidadania da Microsoft Brasil, lembra, porém, a lacuna deixada na maioria dos colégios, principalmente os da rede pública. "Seria muito legal conseguirmos inserir a programação no currículo das escolas, porque isso só vai fortalecer a educação do jovem. A programação estimula raciocínio lógico, amplia o conhecimento de tecnologia e aumenta as oportunidades de emprego", afirma.


Além de colégios particulares que incluem a programação na sua grade, atualmente já existem escolas brasileiras voltadas para o ensino de programação para crianças e adolescentes, como a SuperGeeks. Porém, se você não for criança ou adolescente ou não quiser pagar por um curso, pode experimentar ferramentas gratuitas como o Code.org, Codeacademy, Scratch, Try Ruby, Code School, Hackasaurus e o Dreamspark, da própria Microsoft.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 611147 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 528391 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 508496 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 374281 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 318315 leituras

  1. Cinco novos membros filiam-se à Linux Foundation

    Publicado em 13/12/2012 às 9:58 | 14248 leituras

  1. Alog Data Centers do Brasil anuncia 49 vagas de emprego em SP e RJ

    Publicado em 08/11/2012 às 9:39 | 15145 leituras

  1. Vazamento de 152mi de contas de usuário da Adobe pode ter sido o maior da história

    Publicado em 11/11/2013 às 9:47 | 13548 leituras

  1. Virtualização 3.0 da Red Hat

    Publicado em 22/11/2011 às 10:34 | 15340 leituras

  1. Novas vagas para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações

    Publicado em 08/06/2011 às 10:46 | 14539 leituras

whitepapers

mais whitepapers