Aliança de abertura de patentes para a tecnologia WiMAX 4G

Publicado em 12/06/2008 às 15:00 | 17784 leituras

Para acelerar a adoção e a disseminação da tecnologia e dos produtos WiMAX, a Alcatel-Lucent, a Cisco, a Clearwire, a Intel Corporation, a Samsung Electronics e a Sprint anunciaram hoje, 9 de junho, a formação da Aliança Aberta de Patentes (OPA - Open Patent Alliance). A Aliança promoverá um modelo competitivo e aberto de direitos de propriedade intelectual, estimulando o crescimento de uma indústria WiMAX que apóie a inovação e que ofereça uma diversidade maior de opções, além de menores custos de equipamentos e serviços para a tecnologia, e de dispositivos e aplicativos WiMAX em âmbito global.


Versão para impressão Enviar por email


Para acelerar a adoção e a disseminação da tecnologia e dos produtos WiMAX, a Alcatel-Lucent, a Cisco, a Clearwire, a Intel Corporation, a Samsung Electronics e a Sprint anunciaram em 9 de junho, a formação da Aliança Aberta de Patentes (OPA - Open Patent Alliance). A Aliança promoverá um modelo competitivo e aberto de direitos de propriedade intelectual, estimulando o crescimento de uma indústria WiMAX que apóie a inovação e que ofereça uma diversidade maior de opções, além de menores custos de equipamentos e serviços para a tecnologia, e de dispositivos e aplicativos WiMAX em âmbito global.



WiMAX é uma tecnologia de banda larga wireless 4G, baseada em IP, de baixo custo, com velocidade de vários megabits e maior volume de tráfego para a era de Internet Móvel. Seu conteúdo é rico, incluindo vídeos e aplicativos que utilizam a largura de banda, e se baseia no padrão IEEE 802.16e.



Para alcançar seus objetivos, a OPA criará um pool de patentes WiMAX, ajudando as empresas participantes a ganhar acesso a licenças de patente oferecidas por seus proprietários a um custo previsível.



Esse pool agregará direitos essenciais de patente necessários para implementar o padrão WiMAX, conforme foi definido pelo Fórum WiMAX, e o padrão IEEE 802.16e. Para garantir a diferenciação e a interoperabilidade dos produtos a um custo previsível, a abordagem se concentrará em oferecer uma estrutura de direitos autorais mais competitiva, cobrando apenas pelas características necessárias para desenvolver produtos WiMAX. O pool de patentes incorporará diversas soluções de licenciamento de direitos autorais, incluindo a contabilização de licenciamento cruzado entre membros específicos do pool.



Além da formação desse grupo de patentes WiMAX, a OPA treinará este ecossistema em questões de direitos de propriedade intelectual relacionados à tecnologia WIMAX e funcionará como recurso centralizado para esse assunto.



A OPA publicará também uma chamada aos detentores de patentes essenciais WiMAX para que participem desse esforço conjunto. Um revisor independente atuará como "juiz de patentes" e avaliará as patentes enviadas para determinar quão essenciais elas são para o padrão WiMAX e para os perfis do Fórum WiMAX. Embora a OPA concentre inicialmente seus esforços no padrão WiMAX, ela poderá trabalhar junto a outros grupos da indústria no futuro.



Concebida por seis empresas, a OPA espera alcançar a participação de mais seis a nove organizações investidoras para cobrir a cadeia de valor WiMAX e ter ampla representação geográfica, tendo cada empresa investidora um assento no Conselho Diretor da OPA. A Aliança terá uma equipe dedicada que prestará contas ao Conselho, da qual receberá orientações. A OPA funcionará como o agente de licenciamento do pool de patentes WiMAX, representando os licenciadores que concordem em participar dele.



OPA é fundada com amplo suporte de vários setores da Indústria



"Entre as primeiras a apoiar consistentemente o ecossistema WiMAX 802.16e, a Alcatel-Lucent acredita que as experiências dos usuários finais impulsionarão a revolução da banda larga wireless", disse Philippe Keryer, presidente do setor de Acesso Móvel da Alcatel-Lucent. "Estamos confiantes de que a formação da Aliança Aberta de Patentes, que está totalmente alinhada com o Programa Aberto CPE da Alcatel-Lucent, garantirá a disponibilidade de um amplo e diversificado leque de dispositivos para o consumidor, permitindo que os fornecedores de serviço ofereçam uma seleção sem paralelo de aplicativos e de características e formatos otimizados de dispositivos capazes de promover o enorme potencial de banda larga wireless viabilizado por WiMAX em qualquer lugar, a qualquer momento."



"A Cisco apóia a Aliança Aberta de Patentes e sua missão de estimular a adoção mais disseminada das tecnologias de banda larga wireless WiMAX, aprimorando a experiência móvel no mundo inteiro", disse Brett Galloway, vice-presidente sênior de Wireless e Segurança da Cisco. "Impulsionando a adoção de WiMAX, tecnologias inovadoras ajudarão a permitir que as pessoas se movimentem livremente pelo mundo afora sem perder acesso contínuo a novos e atraentes aplicativos e serviços."



"A Clearwire dá amplo apoio à OPA como um veículo capaz de garantir o rápido desenvolvimento de um ecossistema WiMAX global e aberto", disse Scott Richardson, executivo-chefe de estratégia da Clearwire. "Estamos comprometidos com a inovação em todos os aspectos da tecnologia WiMAX, desde a infra-estrutura de rede até os dispositivos dos usuários finais. Da mesma forma que telefones celulares hoje se conectam a pessoas, e não a locais, a Clearwire está dando a seus clientes a possibilidade de acessar a Internet a velocidades de efetiva banda larga quando eles estão em trânsito."



"A visão da Intel ao promover a criação da Aliança Aberta de Patentes é levar o ambiente aberto da Internet e das indústrias de computação para a indústria wireless e WiMAX", disse Sriram Viswanathan, vice-presidente de Capital na Intel e gerente geral do escritório de programas WiMAX da empresa. "Facilitando um modelo aberto de direitos de propriedade intelectual, esperamos que a aliança crie uma indústria WiMAX mais competitiva, inovadora e ampla, o que, em última instância, vai beneficiar o consumidor, dando-lhe mais opções de tecnologia e serviços WiMAX".



"A Samsung Electronics está muito orgulhosa de se juntar à OPA com líderes da indústria em tecnologia WiMAX," disse Hwan Chung, vice-presidente sênior da Samsung Telecommunications nas Américas. "Acreditamos que essa iniciativa possa dar um grande impulso à expansão de serviços móveis WiMAX. Graças a um esquema flexível e de fácil adoção para os participantes, podemos acelerar a implantação e a comercialização do ambiente móvel WiMAX para que as pessoas possam se beneficiar de serviços de comunicação de dados rápidos, mais econômicos e que trazem inovações revolucionárias.”



"Esperamos disseminar a inovação wireless com essa aliança de patentes", disse Barry West, presidente da unidade de negócios XOHM da Sprint. "O programa aberto de licenciamento ajudará a promover a ampla aceitação da tecnologia WiMAX. Isso acelera a chegada do momento em que os consumidores poderão se beneficiar da conveniência de serviços de banda larga móvel WiMAX em novos dispositivos e novos locais, além de usufruir tudo que a Internet aberta pode oferecer."



Para informações sobre envio de patentes para teste, visite o site da OPA em http://www.openpatentalliance.com/. Informações sobre a OPA e a reprodução de um webcast realizado hoje podem ser encontrados em http://newsroom.cisco.com/dlls/2008/prod_060908.html.



Veja noticias relacionadas a Intel:



Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618808 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 536102 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516775 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 382400 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325980 leituras

  1. Um repositório git para o Zarafa

    Publicado em 06/02/2012 às 11:50 | 14053 leituras

  1. Linux recebe "parabéns" da Microsoft

    Publicado em 21/07/2011 às 16:01 | 17652 leituras

  1. Opera 11 chega à versão final com extensões e desempenho até 30% melhor

    Publicado em 20/12/2010 às 20:14 | 13223 leituras

  1. Entrevista com Martin Roesch

    Publicado em 21/12/2011 às 11:51 | 13864 leituras

  1. OpenBSD 5.2 com suporte à múltiplos núcleos

    Publicado em 07/11/2012 às 10:54 | 14764 leituras

whitepapers

mais whitepapers