As novidades do kernel 3.2

Publicado em 05/01/2012 às 17:35 | 19804 leituras

De volta ao ritmo habitual, Linus Torvalds disponibilizou hoje, depois de dois meses de desenvolvimento, a versão 3.2 do kernel Linux.


Versão para impressão Enviar por email


TuxApós dois meses de desenvolvimento, Linus Torvalds lançou a versão 3.2 do kernel Linux. Com esse lançamento os desenvolvedores do kernel retornaram ao seu cronograma e velocidade de trabalho usuais, que foi reduzido desde a invasão que aconteceu no site kernel.org e atrasou o lançamento do Linux 3.1 em algumas semanas. Como consequência, a versão 3.2 do kernel traz mais mudanças que o habitual, já que os desenvolvedores tiveram mais tempo para preparar as mudanças de código que seriam incluídas no Linux 3.2.


A versão 3.2 contou com 11881 contribuições de código. Ao todo o kernel já conta com quase 15 milhões de linhas de código. Essa nova versão do kernel integrará a vindoura versão 12.04 LTS da distribuição Ubuntu Linux.


Uma versão "vanilla" do kernel pode ser baixada no site kernel.org, em breve ela também estará disponível em todos os espelhos do servidor. O código-fonte é disponibilizado como um arquivo tar, comprimido com Gzip, Bzip2, ou XZ. A autenticidade da tarball pode ser verificada com o arquivo de assinatura que o acompanha.


Gráficos


O RC6 já se encontra presente em diversas GPUs da Intel, em especial nos chips Sandy Bridge, e é um recurso para economia de energia, podendo diminuir o consumo de um sistema em alguns watts, uma qualidade que pode representar uma grande diferença para o tempo de vida de baterias em notebooks e netbooks. A partir da versão 3.2 do kernel, o driver DRM/KMS para o chipset gráfico da Intel fará uso desse recurso por padrão. Contudo, alguns problemas foram encontrados com a ativação do RC6 nos chips Sandy Bridge, fazendo com que os desenvolvedores desabilitassem seu uso no kernel, os interessados em usar o recurso podem ativá-lo com o parâmetro de inicialização i915.i915_enable_rc6=1.


O novo driver Nouveau que integra o kernel 3.2 agora já é capaz de usar as funções de aceleração gráfica disponível com os firmware autogerados nos núcleos Fermi NVC1, NVC8 e NVCF, o que efetivamente faz com que esse kernel seja o primeiro a suportar os chips gráficos mais recentes lançados pela Nvidia, sem a necessidade de um driver proprietário.


Rede e conectividade


Os chips Brcmsmac and Brcmfmac da Broadcom foram o motivo de uma pequena disputa que estava acontecendo no espaço de staging do desenvolvimento do kernel, uma corrida entre a Broadcom e desenvolvedores independentes para a criação de um driver aberto que seria integrado ao kernel. O lançamento do novo kernel trouxe um desfecho à disputa, com o driver Brcm80211, desenvolvido pela Broadcom, sendo integrado ao subsistema de rede da versão 3.2. Nessa nova versão também foi incluído o driver Ath6kl, para placas usando o chip Atheros AR6003.


Além disso, o recurso PRR, ou Proportional Rate Reduction, foi incluído no conjunto de comunicação TCP do kernel 3.2. Idealizado por um funcionário do Google e descrito em um esboço IETF, esse algoritmo foi desenvolvido para adaptar a taxa de transmissão de um sistema à taxa de recepção que podem ser processadas pelo recipiente, prevenindo sobrecargas iminentes de dispositivos, como roteadores, e permitindo que a velocidade máxima de transmissão seja retomada assim que possível. A presença desse algoritmo intermediando a comunicação TCP melhora também o tempo de resposta HTTP em até 10 por cento.


Sistemas de arquivos


Os desenvolvedores acrescentaram à essa versão do kernel várias correções ao sistema experimental Btrfs, em especial para problemas que poderiam levar à corrupção de partições no evento de falhas gerais do sistema e quedas de energia. Se o nó raiz, um componente chave do Btrfs, estiver danificada, a nova opção de montagem -o recovery pode ser usada para instruir o sistema de arquivo para usar um nó raiz alternativo.


O sistema de arquivos Ext4 também recebeu atenção na versão 3.2 e agora suporta a alocação de grandes blocos (big block allocation). A técnica, conhecida como bigalloc, reúne os blocos de 4 KB usados para armazenar dados em conjuntos de até 1 MB. Isso reduz o overhead administrativo quando se escrevem arquivos muito grandes e, em alguns casos, melhora o desempenho do sistem de forma significativamente. Além disso, mudanças no código do sistema de arquivos CIFS para acessar compartilhamentos Samba ou Windows deve melhorar também a transmissão de dados em certas situações.


Infraestrutura


O código writeback agora acelera programas que geram grandes volumes de dados para uma escrita em mídias de armazenamento mais eficiente. Isso deve garantir que o sistema reaja mais rapidamente à interação do usuário e não fique sobrecarregado ao tentar realizar o cache de grandes volumes de dados, como pode acontecer com o dd quando escrevendo em um disco muito lento. Torvalds ressaltou que apesar de ser uma mudança pequena, ela teria o potencial de ser percebida pela maioria dos usuários. Contudo, existem ainda alguns casos, em que o gerenciamento de memória está ocupado, que o sistema parecerá estar respondendo de forma muito lenta. Uma correção para um problema frequente envolvendo as THP (huge transparent pages) também foi desenvolvido pelo hacker Mel Gorman.


Com a ajuda do novo controlador de banda CFS e a infraestrutura de control groups (cgroups), é possível limitar o tempo de grupo de processos da CPU. Com isso operadores de servidores de nuvem podem garantir que os usuários não consumam mais recursos da CPU da pelo qual pagaram. O kernel agora tentará se marcar como TAINT_OOT_MODULE (tainted: out of tree module) quando carregar módulos que não são parte do kernel oficial do Linux. Isso permitirá que desenvolvedores rapidamente reconheçam que estão lidando com esse tipo de ambiente. Esses módulos possuem uma péssima fama entre os hackers do kernel e podem ocasionalmente causar problemas em áreas que em uma primeira vista não estariam relacionadas com eles.


Em combinação com um chip de segurança TPM, o módulo de verificação expandida (extended verification module, EVM) é agora capaz de detectar modificações nos sistemas de arquivos, garantindo que nenhum código malicioso seja carregado durante a inicialização do sistema. Diversos drivers para a tecnologia de virtualização Hyper-V saíram também da área de staging para integrar o kernel. Os programadores da Microsoft estão realizando diversas mudanças e melhorias nos drivers para o núcleo da tecnologia Hyper-V, permitindo que o Linux possa ser virtualizado sob esse sistema, e os poucos drivers que restaram, como mouse, rede e hardware de armazenamento, logo devem sair da área de staging para integrar o futuro kernel 3.3.


Arquitetura


Várias correções permitem que o Linux 3.2 evite alguns efeitos negativos de desempenho causados por uma peculiaridade de instrução do cache L1 dos processadores AMD Bulldozer. Essas correções também foram apresentadas para as séries estáveis dos kernels 3.0 e 3.1, mas ainda não foram integrados.


Além disso, o Linux agora suporta a arquitetura de CPU do Qualcomm Hexagon. Outra novidade é o suporte ao gerador de números aleatórios dos vindouros processadores Ivy Bridge, que agora podem ser endereçados através da instrução x86 RDRAND.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618099 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535355 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 515987 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381642 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325257 leituras

  1. openSUSE 11.1 será descontinuado

    Publicado em 26/10/2010 às 18:40 | 13292 leituras

  1. Empresa lança novo formato de documento interativo

    Publicado em 22/07/2011 às 14:39 | 16064 leituras

  1. Jogos como um incentivo à realidade no Digital Age 2.0

    Publicado em 27/09/2011 às 10:59 | 14815 leituras

  1. Como a Wikipedia conquistará o Brasil

    Publicado em 02/01/2012 às 18:24 | 14725 leituras

  1. Scalix apresenta próxima geração de modelo de colaboração

    Publicado em 11/06/2008 às 20:29 | 17701 leituras

whitepapers

mais whitepapers