Cisco lança a “Matriz” de rede aberta mais rápida e escalonável do mercad

Publicado em 18/02/2013 às 14:31 | 15465 leituras

As inovações incluem o switch fixo com maior densidedade de portas de 40 Gbps; solução para criar nuvens híbridas de forma mais simples e a expansão do Cisco Open Network Enviroment (Ambiente de Rede Aberta) com o controlador mais escalonável.


Versão para impressão Enviar por email


À medida que a Cisco continua a cumprir sua estratégia de Data Centers Unificados (Unified Data Center) para sintetizar diversas funcionalidades de rede em uma “matriz” unificada para operações de negócios mais ágeis, automatizados e eficientes, a empresa continua a atender tendências emergentes da indústria, como computação em nuvem e redes abertas. Com este objetivo, a companhia acaba de apresentar  uma linha de produtos inovadores – desde as Séries de Switches Cisco Nexus 6000, o switch fixo de maior densidade de portas de 40 gigabits do mercado, à funcionalidade de nuvem híbrida segura e simples do Cisco Nexus 1000V InterCloud para conectar nuvens de empresas privadas e provedores de serviços, à disponibilidade do controlador programável mais escalável da indústria  como parte do portfólio Cisco Open Network Environment - ONE


Como complemento, a Cisco também entrega sua estratégia Cisco ONE, atendendo às tendências emergentes em redes abertas, programabilidade e redes baseadas em software para todos os lugares da rede, incluindo data centers, campus, nuvem e implantações de provedores de serviços. 


Juntos, esses desenvolvimentos de tecnologia são significativos porque contribuem para ampliar, estender e abrir a matriz da rede de ambientes de data center, nuvem e provedores, e também trazem consistência para implantações físicas, virtuais e baseadas na nuvem. Permitem que clientes corporativos se conectem a ambientes híbridos multi-nuvem, que expandam o potencial para suas operações e comunicações de negócios e que clientes prestadores de serviços ofereçam novos serviços monetizados, ao mesmo tempo em que aumentam a agilidade e a otimização da infraestrutura. 


Principais Destaques 


Dimensionar a Matriz


Velocidade de rede, latência e mais densidade de portas de rede em uma única unidade são importantes considerações para clientes que estejam implantando data centers virtualizados e mudando para um ambiente de nuvem administrado onde micro-segundos contam, e o espaço físico para data center é limitado. Para sustentar esses diferenciais, a Cisco lançou o Cisco Nexus 6000, o primeiro switch de formato fixo com 96 portas “line rate” a 40 Gbps com Ethernet e Fiber Channel over Ethernet (FCoE) e um micro-segundo de latênica entre todas as portas. Por exemplo, o Nexus 6000 pode transferir todo o conteúdo da Biblioteca do Congresso Americano em apenas 210 segundos. A Cisco também acrescentou módulos de serviço robustos à sua Série Nexus 7000 e extensões de uplink de 40 gigabits às suas linhas de produtos Nexus 5000 e 2000. 


Com essas ampliações, o portfólio Unified Fabric da Cisco apresenta agora uma solução completa de 40 gigabits que oferece flexibilidade de design para implantação virtual e de nuvem de redes convergentes com suporte FCoE de 10G e 40G, ao mesmo tempo em que permite maior visibilidade na rede.



  • Série Nexus 6000 expande o portfólio de switches de data centers da Cisco, oferecendo maior flexibilidade de implantação através de mais densidade e escalabilidade. A nova Série Nexus 6000 traz a densidade mais alta de 10GE/40GE em formato fixo, e oferece visibilidade de rede e programabilidade inéditas. Funciona com o Cisco NX-OS, líder da indústria, com um conjunto de funcionalidades robustas e integradas de camadas 2 e 3.


o   os dois modelos Nexus 6000 são o Nexus 6004, o switch de mais alta densidade da indústria, com até 96 portas  “line-rate” a 40GE (384 portas a 10GE) em um formato compacto de 4 RUs (unidades de rack); e o Nexus 6001, que oferece 48 portas “line-rate” fixas GE/10GE com uplinks de 4 portas de 40GE (ou 16 portas de 10GE) em 1 RU. 


o   A Série Nexus 6000 foi especialmente construída para acesso de alto desempenho, arquiteturas tipo leaf/spine, agregação compacta ou opções de implantação de agregação de FEX de alta densidade para construir uma Unified Fabric da Cisco com escalabilidade.



  • Cisco Nexus 7000 Series Network Analysis Module - NAM - O switch líder do mercado de data centers da Cisco continua evoluindo para uma plataforma rica em serviços com o anúncio do primeiro blade de serviços, o Network Analysis Module. O NAM reconhece o mode de operação de aplicativos e faz análise de desempenho para o Cisco Nexus 7000, dando poder à TI com visibilidade acionável incomparável na rede, aprimorando o desempenho do aplicativo, otimizando recursos de rede e ajudando a administrar a entrega de serviços em nuvem e implantações virtualizadas com mais eficiência.



  • O Cisco Nexus 2248PQ Fabric Extender e o switch da Série Nexus 5500 com capacidade de uplink de 40 gigabit proporcionam proteção a investimentos e opções para uma solução completa de 40G. O novo módulo Nexus 5500 40GE oferece ao cliente a opção de implantar uplinks de 40GE em seu Nexus 5500 atual para reduzir taxas de compartilhamento (“over-subscription”), ao mesmo tempo em que o novo switch Nexus 2248PQ permite a extensão da matriz (“fabric”) em 10GE ao topo do rack com uplinks de 40GE.


 


Estendendo a Matriz


Preocupações sobre a segurança da nuvem, complexidade de implantação e a inabilidade de administrar facilmente as cargas de trabalho de empresas e nuvens provedoras através de uma interface única têm impedido que empresas aproveitem os recursos da nuvem. A Cisco resolveu esse desafio de nuvem híbrida desenvolvendo uma tecnologia única  com o switch virtual distribuído Nexus 1000V, que permite que as cargas de trabalho de empresas sejam colocadas em provedores de serviços em nuvens, através de um ponto de administração único com alto grau de segurança.



  • O Nexus 1000V InterCloud coordena ambientes híbridos de nuvem estendendo ambientes corporativos para a nuvem provedora com a simplicidade e segurança do líder da indústria. O Nexus 1000V InterCloud preserva capacidades de rede existentes e serviços L4-7 enquanto permite a administração da empresa na nuvem provedora para criar um ambiente consistente, confiável e previsível para cargas de trabalho físicas, virtuais e em nuvem, liberando a administração de TI para executar e mover aplicativos sem comprometimento. A solução oferece opções de nuvem provedora e opera de modo hipervisor - agnóstico.

  • Virtual Network Management Center - VNMC oferece novas capacidades, incluindo um ponto de política único para serviços de rede em domínios corporativos e de provedor; a habilidade de gerenciar o ciclo de vida da máquina virtual em múltiplos hipervisores em nuvens híbridas; e a habilidade de gerenciar múltiplas nuvens provedoras via APIs.


Abrir a Matriz


Em junho de 2012 a Cisco apresentou o Cisco® Open Network Environment (Cisco ONE), a abordagem mais abrangente da indústria a redes abertas, programabilidade e reconhecimento de aplicativos. O Cisco ONE permite customização flexível e direcionada pelo aplicativo de infraestrutura de rede para ajudar a atingir objetivos de negócios de empresas e provedores de serviços, tais como: maior velocidade de serviços, otimização de recursos e monetização mais rápida de novos serviços. 



  • Um novo Cisco ONE Software Controller suporta uma arquitetura altamente disponível, escalável e extensível; as primeiras interfaces de multi-protocolo da indústria com o One Platform Kit (onePK) e o Openflow; gerenciamento consistente, solução de problemas e funções de segurança; e aplicativos embutidos que incluem funcionalidade de fatiamento de rede para permitir a divisão lógica de recursos de rede. Mais ainda, o ONE Controller irá interagir com os aplicativos de rede da Cisco, como Custom Forwarding e Network Tapping. 



  • Suporte de plataforma expandida para o ambiente desenvolvedor Cisco onePK com Nexus 3000,  Nexus 7000 e ASR 9000.   



  • Soluções para redes sobrepostas incluindo o suporte Nexus 1000V para VXLAN Gateway; suporte Nexus 1000V para Microsoft Hyper-V e integração com o Microsoft System Center VM Manager; virtual Network Analysis Module (vNAM) para análise de rede e monitoramento de cargas de trabalho virtualizadas e em nuvem. 



  • Suporte de plataforma expandida para OpenFlow com Nexus 3000, Nexus 7000, ASR 9000 e Catalyst 6500.

  • Serviços Cisco para o ONE incluem workshops de estratégia, prova de conceitos e suporte técnico global. Esses novos serviços oferecem percepções sobre a infraestrutura atual, identificam desafios técnicos e oferecem um mapa acionável para apoiar a adoção bem sucedida das soluções  Cisco ONE. 


Fonte: Assessoria de imprensa Oracle

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626802 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 544138 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525727 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390907 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333977 leituras

  1. Versão 3.0.4 do WordPress está disponível

    Publicado em 04/01/2011 às 16:03 | 13542 leituras

  1. IDC: Servidores Linux são foco de investimentos

    Publicado em 28/02/2008 às 10:38 | 18025 leituras

  1. Dell inaugura primeiro Centro de Soluções no Brasil

    Publicado em 20/03/2014 às 15:04 | 13347 leituras

  1. Consultoria americana culpa terceirização por desemprego em TI

    Publicado em 13/12/2010 às 11:10 | 13814 leituras

  1. Linux-Kongress: Linux Foundation declara o OS X uma prisão de luxo

    Publicado em 09/10/2008 às 14:23 | 12698 leituras

whitepapers

mais whitepapers