Cisco lança roteador de altíssima velocidade para backbones de Internet

Publicado em 10/03/2010 às 7:01 | 15887 leituras

A Cisco promoveu uma coletiva de imprensa com seus principais executivos no Brasil para anunciar o que a empresa denominou de “base para a Internet da próxima geração”: o Cisco® CRS-3 Carrier Routing System.


Versão para impressão Enviar por email


A Cisco promoveu uma coletiva de imprensa com seus principais executivos no Brasil para anunciar o que a empresa denominou de “base para a Internet da próxima geração”: o Cisco® CRS-3 Carrier Routing System.



O anúncio foi realizado em escala mundial via web cast por John Chambers, presidente e diretor executivo da Cisco, Pankaj Patel, vice-presidente sênior e gerente geral da Área de Fornecedor de Serviços da Cisco e Keith Cambron, presidente e diretor executivo da AT&T Labs. Após o anúncio — de quase 90 minutos de duração — via Internet, os executivos da empresa no Brasil, entre eles o próprio Rodrigo Abreu, presidente da Cisco no país, e Anderson André, diretor para provedores de serviço da empresa, deram início a uma sessão de perguntas e respostas, com o objetivo de detalhar as informações fornecidas pela apresentação e discorrer sobre os seus desdobramentos para o Brasil.



O CRS-3, em sua configuração máxima em arquitetura de múltiplos chassis com 1.152 lâminas de circuitos de roteamento, é capaz de transferir dados a impressionantes 322 tbps (terabits por segundo), sendo assim mais de três vezes mais rápido do que os roteadores de alta performance da geração anterior da empresa, o CRS-1, lançado em 2004 e capaz de fornecer “apenas” 92 tbps de desempenho máximo. Segundo a Cisco, o desempenho do CRS-3 representa mais de 12 vezes a capacidade de qualquer outro roteador central (core) existente no mercado atualmente. A menor configuração do CRS-3, que usa apenas quatro dos slots citados acima, atinge uma velocidade de 1,12 tbps, e cabe em um gabinete de 76,2 × 47,12 × 76,91 cm.










Cisco® CRS-3 Carrier Routing System
O Cisco® CRS-3 Carrier Routing System, roteador de altíssima velocidade para backbones de Internet lançado pela Cisco.


Só para se ter uma ideia do que 322 tbps significam, a essa velocidade o catálogo impresso inteiro da Biblioteca do Congresso americano poderia ser baixado em pouco mais de um segundo; ou cada homem, mulher e criança na China poderia fazer simultaneamente uma vídeo-chamada; ou ainda todos os filmes já produzidos no mundo poderiam ser transferidos em menos de quatro minutos.



O equipamento usa os processadores QuantumFlow, desenvolvidos pela própria Cisco utilizando tecnologia de 65 nm, e apresentados ao mercado em 2008, agora entretanto em uma configuração batizada de QuantumFlow Array, que consiste em combinar seis núcleos dos processadores em uma única pastilha — leia-se: a tecnologia multi-core continua fazendo escola. De acordo com o fabricante, os processadores que equipam a nova geração de roteadores de alto desempenho da empresa são compatíveis tanto com switches do tipo Nexus quanto com o Cisco Unified Computing System, o que permite que se ofereça serviços em nuvem de forma bastante flexível/escalonável.



O CRS-3 oferece suporte a IPv6 na modalidade carrier grade (CGv6), bem como a IP/MPLS, e introduz dois conceitos “novos”:




  • Sistema de Posicionamento na Rede (Network Positioning System — NPS), através do qual informações de utilização da rede são avaliadas em tempo real com o objetivo de buscar o menor caminho na rede para se obter o conteúdo desejado, o que reduz atrasos (lags, delays, latência etc.).

  • Rede privada virtual em nuvem (Cloud VPN), um conceito através do qual vários data centers podem ser acoplados formando uma infraestrutura consistente para oferta de recursos computacionais, de armazenamento e de rede — o que se convencionou chamar de IaaS — Infraestrutura como Serviço.



Como no caso do CRS-1, o CRS-3 usa o sistema operacional IOS XR, desenvolvido especificamente para esse tipo de equipamento. Segundo a empresa, usuários do CRS-1 podem migrar de modo relativamente fácil para a nova geração, já que chassis, fontes e dissipadores de potência do CRS-1 podem ser usados com o hardware do CRS-3.



Questionado pela Linux Magazine sobre questões de interoperabiliade com equipamentos de gerações anteriores e/ou de outros fabricantes, o presidente da Cisco no Brasil informou que a empresa está trabalhando junto ao IEEE, em parceria com outras empresas do mesmo segmento (fabricantes de hardware — concorrentes —, operadoras e centros de pesquisa), para tornar as novas tecnologias um padrão aberto, que todos pudessem adotar, o que é imperativo para evitar gargalos de desempenho “na outra ponta”, algo que comprometeria todos os esforços em favor da melhoria de performance.



Testes de campo iniciais com o novo produto foram feitos pela AT&T para um backbone de 100 gbps. A partir do terceiro trimestre de 2010 o produto já deve estar disponível para a aquisição também no Brasil, a um preço inicial sugerido de 90 mil dólares (preço de referência para o mercado norte-americano). Os quase 100 CRS-1 instalados em operadoras no Brasil atualmente (de um total de 5.000 unidades vendidas desde o seu lançamento há 6 anos) — especialmente para atender uma demanda por desempenho nas redes 3G do país — deverão ganhar companhia “mais nobre em breve”, uma vez que a empresa já teria diversos interessados em adquirir o CRS-3.

Comentários


Outras notícias

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 584128 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 501751 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 473232 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 346020 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 295508 leituras

  1. Adobe abre código do Flex SDK e lança AIR 1.0

    Publicado em 27/02/2008 às 9:35 | 10811 leituras

  1. Microsoft alerta para ataques ao Java na web

    Publicado em 21/10/2010 às 17:21 | 9545 leituras

  1. Oracle está fazendo mal ao desenvolvimento aberto do MySQL

    Publicado em 20/08/2012 às 14:22 | 12124 leituras

  1. Albacore realizará treinamento de Linux embarcado em abril

    Publicado em 29/03/2010 às 12:38 | 14814 leituras

  1. Zimbra Desktop: nova versão para testes disponível para download

    Publicado em 28/07/2008 às 20:50 | 15303 leituras

whitepapers

mais whitepapers