Como a computação em nuvem pode abrir mais caminhos para projetos open source

Publicado em 01/06/2012 às 9:15 | 13393 leituras

Se o Debian usa recursos da nuvem, porque não o fariam outros projetos de software livre?


Versão para impressão Enviar por email


Muito se tem falado sobre os ecossistemas open source e de cloud computing, o que casa com a proliferação de tecnologias de código aberto que realmente abrangem a computação em nuvem. Mas o que dizer sobre open source na nuvem? Poderiam as tecnologias cloud-based e de armazenamento fornecerem juntas projetos de código aberto com acesso mais barato aos recursos de computação?

A questão parece ser respondida por uma revelação feita pelo desenvolvedor Debian GNU/Linux Lucas Nussbaum, que destacou como os serviços de arquivos Debian são agora completamente hospedados pelo Amazon Web Services. Nussbaum, que é professor-assistente na Universidade de Lorraine e faz parte da equipe de QA e gerenciamento de versões do Debian, sendo responsável também pela compilação de cada pacote Debian no código-fonte, a fim de "identificar pacotes que não compilem mais devido a mudanças em outros pacotes (compiladores, intérpretes, bibliotecas). É também uma boa forma de fazer teste de stress em todos os pacotes que estão envolvidos na compilação de outros pacotes", registra Nussbaum em seu blog.

O uso da computação em nuvem para executar essas tarefas de compilação não é exatamente novo. Nussbaum também é um engenheiro de sistemas na plataforma de pesquisa de alto desempenho Grid'5000 e estava usando Grid'5000 para reconstruir e testar pacotes desde 2007. Mas no final de 2011 a Amazon concedeu uma bolsa para hospedar os serviços de QA do Debian na AWS.

Aqui vão as especificações:

"Em nível técnico, de 50 a 100 casos EC2 são iniciados e, em seguida, controlados a partir de uma instância-mestre usando SSH. Para compilar instâncias, uma configuração sbuild clássica é usada. Logs são recuperados para o nó mestre após as recompilações, e instâncias compiladas são simplesmente desligadas quando não há mais tarefas para processar. Várias tarefas são processadas simultaneamente em cada instância e, quando há falhas, elas são repetidas mais uma vez sem outros concorrentes construídos na mesma instância, para eliminar falhas aleatórias causadas por questões de carga ou tempo. Todos os scripts são projetados para suportar outros tipos de testes de qualidade, não apenas recompilações".

Isso chamou minha atenção, mesmo porque serviços como o AWS e outras nuvens públicas e privadas podem representar um benefício real para projetos de código aberto que sempre parecem estar em busca de recursos de computação. Isso não afeta distribuições como Red Hat e SUSE Linux, claro, nem suas comunidades Fedora e openSUSE, respectivamente; ou ainda a distribuição Ubuntu, da Canonical: os interesses comerciais por trás dessas distribuições ou quaisquer outros projetos em execução teriam condições de pagar por infraestruturas próprias.

Mas para projetos como o Linux Mint ou Mandriva, que são populares mas ainda carecem de patrocínio comercial (ou, no caso do Mandriva, que possuam patrocínio comercial fraco), os serviços em nuvem oferecem uma alternativa poderosa para fins de armazenamento e recursos computacionais. Afinal, se a nuvem pode ajudar start-ups do Silicon Valley a caminhar com os próprios pés, por que não ajudaria também um projeto de código aberto em dificuldades? A computação em nuvem se encaixa tão perfeitamente com o modelo de desenvolvimento distribuído que ser difundida em projetos de software livre seria simplesmente a cereja do bolo.

Claro, há a questão dos custos reais a se levar em conta. A equipe de QA da Debian recebeu uma bolsa da Amazon, mas nem todo projeto de código aberto tem essa vantagem. Talvez provedores de infraestrutura como serviço (IaaS) como a Citrix e a Rackspace possam doar espaço para qualificação de projetos. Ou talvez um dos fundamentos que permeiam a comunidade open source pudesse servir para obtenção de uma taxa de desconto em serviços para membros participantes. A Linux Foundation faz algo parecido com isso, porque se a Linux precisa de aplicativos, então qual a melhor maneira de ajudar no desenvolvimento de aplicativos do que fornecer acesso barato para servidores de teste em uma nuvem pública?
Esta é uma missão importante a se desempenhar. Ainda que os custos de recursos de computação sejam menos custosos do que o tempo e esforço humano, o acesso a mais recursos de computação para projetos de software livre só os ajudaria a florescer.

Fonte: ITworld [Em inglês].

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 598667 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 515937 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 494220 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 361076 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 306162 leituras

  1. Android é o mais popular entre novos smartphones nos EUA

    Publicado em 07/10/2010 às 19:11 | 12344 leituras

  1. Alan Cox sobre a inclusão do ZFS no Linux

    Publicado em 10/08/2008 às 18:58 | 14780 leituras

  1. Google vai pagar 2 milhões por vulnerabilidades no Chrome

    Publicado em 17/08/2012 às 10:45 | 12574 leituras

  1. Em queda no mercado, RIM pode mudar a interface do BlackBerry

    Publicado em 09/12/2010 às 18:49 | 12364 leituras

  1. Versão alpha do Apache Hadoop 2.0

    Publicado em 29/05/2012 às 9:55 | 13467 leituras

whitepapers

mais whitepapers