Como se adaptar à era do BYOD

Publicado em 30/07/2013 às 16:27 | 15157 leituras

O fenômeno da consumerização e o consequente movimento do BYOD (Bring Your Own Device) é uma das mudanças mais radicais nos modelos de cultura e governança de TI nas empresas.


Versão para impressão Enviar por email


Por Cezar Taurion, colunista da Linux Magazine


O fenômeno da consumerização e o consequente movimento do BYOD (Bring Your Own Device) é uma das mudanças mais radicais nos modelos de cultura e governança de TI nas empresas. A consumerização muda a maneira como as tecnologias evoluem e se propagam pela sociedade. Há poucos anos, o modelo básico mundial de disseminação de inovações começava pelos setores militares e aeroespaciais, depois ia se espalhando para as grandes corporações e, posteriormente, chegava às médias e pequenas empresas. Por último, atingia os usuários finais.


Um exemplo foram as inovações geradas pela indústria aeroespacial, que chegaram ao mercado consumidor muitos anos depois de serem desenvolvidas e aplicadas nas missões espaciais americanas. Outro exemplo é a própria Internet, que começou como um projeto do Departamento de Defesa dos EUA.


Hoje o processo é inverso: começa com os usuários finais, que, por serem também funcionarios de empresas de qualquer porte, levam suas tecnologias para dentro das corporações. E é muito recente este deslocamento do eixo gravitacional das inovações. O livro “Laws of Disruption”, de Larry Downes, lembra que apenas em 2008 o consumo de banda da Internet pelo usuário final ultrapassou o volume de dados consumidos pelas empresas.


O emblemático desta mudança é que os dois principais eventos de tecnologia são hoje o CES (Consumer Electronics Show) e o Mobile World Congress, originalmente focados no usuário final. De evento de gadgets tornaram-se eventos que sinalizam as tendências do mercado para as empresas.


O movimento resultante desta rápida disseminação da tecnologia sendo disparada pelos usuários finais é o BYOD. O BYOD não é mais teoria ou uma hipótese a ser debatida se será ou não adotada no futuro. É presente e não é mais questão de “se vamos ou não”, mas sim “qual estratégia adotar e em que ritmo implementar”. Não existe mais a possibilidade de ignorar o movimento BYOD.


O desafiador é que este movimento está saindo, em poucos anos, de curiosidade para se tornar política onipresente nas empresas do mundo todo, praticamente. Pesquisa recente do Gartner mostrou que em 2017 metade das empresas irão requerer que seus funcionários tragam seus próprios dispositivos para o trabalho. E em 2020, 45% das empresas serão 100% BYOD e 40% estarão adotando um modelo híbrido, onde tanto o funcionário quanto a empresa poderão fornecer os dispositivos. Apenas 15% das empresas ainda manterão a política de elas mesmas proverem os dispositivos para seus funcionários. Ou seja, de exceção hoje para regra em poucos anos. Na trilha do BYOD teremos os apps (hardware é apenas hardware sem apps) e os movimentos BYOA e BYOC, onde A = Apps e C = Cloud.


Portanto, o uso de apps e dispositivos móveis será tão comum quanto o uso dos tradicionais celulares hoje. Este fenômeno também ocorre no Brasil. Aliás, há um ano, nós já tínhamos mais smartphones que a França ou Alemanha.


BYOD embute diversos benefícios, como satisfação dos funcionários poderem usar as tecnologias com as quais já estão familiarizados e facilidade de contratação de profissionais sob demanda para determinadas tarefas (a empresa não os obriga a usar tecnologias que eles não estão acostumados a usar), além de manter a força de trabalho sempre conectada, mesmo remotamente. A empresa deixa de ter limites físicos.


Por outro lado, por ser um movimento ainda muito novo, sofre as consequências da imaturidade. Não existem muitos casos concretos de políticas de uso bem sucedidas e experiências de anos de práticas bem consolidadas (faltam best practices), e em muitas empresas o BYOD não tem estratégia nem business case adequados. É adotado por impulso, com visão tática e operacional, como resposta às demandas dos executivos e funcionários.


As minhas sugestões são simples:



  • a) Não ignorar ou lutar contra o BYOD. É questão de tempo e, portanto, é melhor se preparar o mais cedo possível para adquirir experiência.

  • b) Desenhar uma estratégia de BYOD com business case que faça sentido. Em tudo existem riscos e benefícios. Analise os custos, muitos deles ocultos, que estão embutidos no BYOD. A empresa será 100% BYOD ou a responsabilidade será compartilhada, com a empresa pagando parte das despesas, por exemplo? Envolver as áreas de RH, risk management e jurídica é essencial na definição desta estratégia.

  • c) A partir da estratégia, desenhar a política de BYOD. Que plataformas serão suportadas? Que nível de suporte interno existirá para atender aos usuários? Que nível de segurança e privacidade será garantido? Que documentos legais precisam ser assinados pelos usuários? Que tecnologias adicionais serão necessárias?

  • d) Lembrar que não precisa ser tudo ou nada. A abrangência do BYOD depende de vários fatores, como a própria cultura da empresa. A política BYOD será aplicada somente a smartphones e tablets ou incluirá laptops?

  • e) Um bom ponto de partida é um projeto piloto. Não expõe a empresa a riscos e custos desnecessários de um projeto completo e ajuda a construir a estratégia, o business case e a política de BYOD.


BYOD é uma mudança significativa na maneira da TI se posicionar com relação à adoção de novas tecnologias. A evolução tecnológica vai continuar em ritmo acelerado. Cada geração de dispositivos móveis é, praticamente, duas vezes mais poderosa que a anterior. A diversidade de apps cresce exponencialmente. Diante deste cenário, impedir o uso destes equipamentos é travar o crescimento e competitividade da empresa. Portanto, em vez de lutar contra, surfar a onda do BYOD será a política mais adequada a ser implementada.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626401 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 543723 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525235 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390467 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333565 leituras

  1. Alog Data Centers do Brasil abre vagas para o Programa de Estágio Summer Job 2013

    Publicado em 22/08/2012 às 11:19 | 14700 leituras

  1. Estudo sobre BYOD revela que 60% das redes admitem dispositivos externos

    Publicado em 22/06/2012 às 15:24 | 14083 leituras

  1. Jogos do Humble Indie Bundle disponíveis através da Central de Software do Ubuntu

    Publicado em 01/06/2012 às 16:22 | 14739 leituras

  1. Tecla agora é Mandic

    Publicado em 27/03/2012 às 15:11 | 19784 leituras

  1. O novo Scribus 1.4.0

    Publicado em 02/01/2012 às 15:37 | 15676 leituras

whitepapers

mais whitepapers