Como será a rede SDN na América Latina?

Publicado em 15/07/2014 às 12:35 | 12765 leituras

À primeira vista, muito pouco parece estar claro sobre as Redes Definidas por Software (SDN, na sigla em inglês). Dependendo de para quem a pergunta é direcionada, haverá diversas explicações diferentes.


Versão para impressão Enviar por email


À primeira vista, muito pouco parece estar claro sobre as Redes Definidas por Software (SDN, na sigla em inglês). Dependendo de para quem a pergunta é direcionada, haverá diversas explicações diferentes.


Na Ciena, vemos a SDN como uma arquitetura de rede nova e dinâmica, que transforma as redes tradicionais em plataformas que oferecem serviços com mais inteligência. As SDN terão um papel significativo na maneira como as redes oferecem serviços na América Latina. Mas, para decolar e ter sucesso, acreditamos que o uso de padrões abertos seja fundamental.

Entretanto, a definição de redes abertas dá margem a interpretações, e mesmo a forma de tornar uma rede aberta tem sido motivo de debate. Se há uma coisa que não nos perguntamos mais, no entanto, é se as redes serão abertas na América Latina. A pergunta agora é quando e como.  

Por que o padrão aberto é importante para a SDN?

Desde o início das telecomunicações, as redes de softwares estavam intimamente ligadas às plataformas de hardware subjacentes. Isso resultou em equipamentos de rede com altos custos de aquisição e manutenção, dificuldades em atender às mudanças de necessidades e incompatibilidade entre os equipamentos e softwares OEM. 

Para muitos operadores, a SDN representa uma oportunidade há muito esperada de abrir a plataforma de redes, parecida com a revolução na computação do início dos anos 80. Na época, hardware e softwares (isto é, sistemas operacionais e aplicativos) para computador eram definitivamente inseparáveis.

Como a SDN usa APIs padronizadas e em formato aberto, a rede se torna mais adaptável, programável e flexível.  Ela se tornou uma plataforma virtual que pode ser ajustada com facilidade às mudanças de exigências dos usuários, oferecendo serviços e capacidades conforme a necessidade ou “sob demanda”. 

No entanto, o tipo de mudança que a SDN traz para o mercado só é possível quando o prestador de serviço também pode inovar na camada de controle. Além disso, nenhum fornecedor conseguirá sozinho oferecer os benefícios de uma rede aberta. Para alcançar verdadeiramente esse status, é preciso um ecossistema que possa trabalhar em conjunto para proporcionar os melhores resultados para os usuários. Eestamos testando conceitos de SDN com uma variedade de clientes e trabalhando com parceiros, como a Ericsson. Estamos também participando de diversos “plug fests” (ou eventos de teste) organizados pela Open Networking Foundation. Esse tipo de atividades de integração deve continuar antes que as organizações possam prosseguir para os próximos passos. 

Quanto distante está a SDN?

Apesar de muitas atividades estarem em curso para formar a base da SDN, ainda estamos longe de ver implantações reais de SDN na região.  Estamos indo na direção certa, com alguns testes em progresso. Há diversas demonstrações usando a SDN para mostrar o sucesso de aplicações em ambientes multicamadas. Talvez o mais importante seja que modelos financeiros estão sendo formulados e compartilhados entre fornecedores e operadoras. Em resumo, em vez de perguntar como podemos quantificar a SDN, agora estamos analisando como podemos personalizá-la.  Apesar do ceticismo ainda existir, parece já sugir uma tendência filosófica. 

Qual o impacto da SDN na América Latina?

Talvez um dos aspectos mais empolgantes da SDN na região seja a possibilidade que ela cria para a inovação nas redes locais. Na última década, o Linux e outros padrões de computação aberta criaram um mercado de TI nativo crescente e deram um impulso empreendedor que a região nunca tinha visto. 

Será que abrir as redes irá também incentivar uma onda de aplicativos de rede inéditos,  desenvolvidos para lidar com as peculiaridades e dificuldades do nosso mercado?  É certo que eu, pelo menos, acredito que sim. É incrível imaginar o que a próxima geração de profissionais de redes e de telecomunicações, sem as redes notoriamente rígidas de hoje, será capaz de desenvolver e implementar.

O cliente primeiro

Qualquer que seja a forma da SDN na região, seu sucesso vai depender da nossa capacidade em trabalhar de perto com operadoras de rede com o objetivo de descobrir o que é melhor para elas. De acordo com nossa experiência no engajamento de clientes, o trabalho de modernizar e monetizar as redes é orientado, de diversas maneiras, pelas realidades e objetivos individuais. Por exemplo, alguns clientes vão querer personalizar suas redes para oferecerem serviços de nuvem de última geração ou introduzir novos serviços por meio da automação extensiva das redes, o que resultaria em uma economia considerável.

De qualquer modo, a SDN vai criar oportunidades significativas para os prestadores de serviços da América Latina. Considerando o histórico conservador da América Latina na modernização das redes, a adoção de padrões abertos verdadeiros criará a oportunidade de caminharmos para um modelo orientado a informação e a personalização em massa, que possa desencadear maior criatividade e oportunidades de negócios. 

*Hector Silva responde por Vendas estratégicas e é diretor de tecnologia (CTO) da Ciena para a América Latina


Via Convergência Digital

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 634372 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 551734 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 534506 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 398999 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 341554 leituras

  1. CERT.br divulga guia sobre cuidados com a segurança de computadores

    Publicado em 26/08/2013 às 17:52 | 12791 leituras

  1. [VÍDEO] Novos ataques contra o Oracle

    Publicado em 04/10/2012 às 16:03 | 14590 leituras

  1. Parceria com a Intel leva Moblin 2.0 a MIDs da LG

    Publicado em 23/02/2009 às 16:47 | 14086 leituras

  1. Acessibilidade no Ubuntu 12.04

    Publicado em 28/11/2011 às 16:31 | 20462 leituras

  1. OLPC prestes a descartar uso do Linux

    Publicado em 24/04/2008 às 9:12 | 13255 leituras

whitepapers

mais whitepapers