Conheça as novidades da versão 3.5 do kernel Linux

Publicado em 24/07/2012 às 13:27 | 24977 leituras

Novas tecnologias gráficas e ferramentas de monitoramento de desempenho são a novidade da nova versão do sistema.


Versão para impressão Enviar por email


TuxApós dois meses de desenvolvimento, Linus Torvalds e seus colegas desenvolvedores completaram e agora disponibilizaram a versão final do kernel Linux 3.5. Comum desses lançamentos são as diversas correções e melhorias de desempenho realizadas no código do sistema operacional. Desta vez as novidades vão além de novos acréscimos em suporte e trazem uma série de tecnologias que já eram ansiosamente aguardadas.


Gráficos


Diversos drivers gráficos no kernel agora suportam o framework Prime. Essa tecnologia foi desenvolvida para melhorar o suporte a hardware gráfico que pode ser ligado e desligado durante a execução -- como monitores DisplayLink e tecnologias de GPUs híbridas que são encontradas hoje em muitos computadores portáteis. O suporte ao Prime no X Server, que foi integrado recentemente como uma prévia no X Server 1.13, se baseou nesses recursos do kernel; a versão 1.13 do X Server deve ser lançada em Setembro. Como resultado, diversas distribuições que serão lançadas no segundo semestre vão oferecer um melhor suporte a monitores USB e soluções gráficas híbridas, como a tecnologia Optimus da NVIDIA; os desenvolvedores ainda tem uma vasta lista de afazeres no que diz respeito a hardware gráfico híbrido.


Mudanças na forma em que o driver gráfico Radeon armazena dados na memória de vídeo resultarão no melhor desempenho do Linux 3.5 de placas com as GPUs que abrangem as séries R600 até a R900 (Radeon HD 2400 até a 7670). Desenvolvedores do kernel também melhoraram significativamente o suporte a transporte de áudio através do HDMI nas GPUs Radeon mais recentes, assim a maioria das GPUs Northern Islands (modelos da série Radeon 6000) são agora suportados.


O driver nouveau presente no kernel 3.5 já pode utilizar a aceleração de hardware nos chips Kepler, que são encontrados em muitos dos modelos da mais recente série 600 da GeForce. Até o momento, esse suporte requer a extração de um arquivo de firmware que deve ser extraído do driver proprietário da NVIDIA.


Monitoramento de desempenho


Após anos de desenvolvimento, dúzias de tentativas interrompidas e algumas consideráveis reestruturações, o código para o uprobes (userspace probes) foi finalmente integrado ao kernel. Isso permite que o kernel insira pontos de parada (breakpoints) no código de software executado no userspace, embora ele só possa ser usado atualmente através do subsistema de eventos perf do kernel. Ele permite que software de rastreamento de processos que faz uso dele -- como o componente perf do kernel e a versão 1.8 do systemtap -- acrescentem tracepoint para software em userspace, e assim monitorem o comportamento de execução do kernel e dos programas ao mesmo tempo.


Até o momento, a ferramenta perf podia apenas obersar processos dentro do kernel, enquanto o systemtap necessitava do utrace, que nunca encontrou lugar no kernel oficial, para monitorar software no userspace. O uprobes é em si uma derivação do utrace, apesar de terem tomado caminhos de desenvolvimento muito distintos. Instruções para usar o uprobes na prática podem ser encontradas na submissão de código da ferramenta. Mais informações podem ser encontradas em um artigo na LWN.net, que explica que apesar de novas opções analíticas, o kernel nunca foi capaz de oferecer os recursos necessário para criar uma solução de monitoramento comparável ao dtrace do Solaris.


Arquitetura e infraestrutura


O Linux 3.5 eliminou o causador da mais recente falha do segundo extra, que afetou muitos sistemas ainda no começo desse mês. Outro grande aprimoramento, desenvolvido por Eric W. Biederman, chamado de "User namespace enhancements" torna possível uma separação mais límpida de IDs de usuários e grupos entre host e container. Como resultado, usuários que possuem privilégios root em um container não terão mais, por exemplo, acesso completo a todos os arquivos nos direitos /proc/ e /sys/. Isso antes permitia que usuários root dentro de um container pudessem influenciar o comportamento de todo o sistema.


O mecanismo de filtros seccomp agora permite que programas sejam sujeitos a filtros (usando a sintaxe Berkeley Packet Filter) que regulam quais chamadas de sistema ele pode usar. Isso pode ser útil para fornecer uma camada extra de segurança em cenários de virtualização e soluções de sandbox. Uma área em que essa solução já é usada é em navegadores web que precisam executar código não-confiável. A versão do Chrome presente no Ubuntu 12.04 LTS já usa o seccomp para fornecer segurança adicional na execução do plugin Flash. Mais informações sobre essa ferramenta podem ser encontradas na sua documentação oficial e na LWN.net.


Armazenamento


O código MD pode agora remodelar RAID 10; como resutlado, o número de dispositivos de armazenamento em tal RAID pode agora ser modificado. Juntamente com a software de infraestrutura-alvo do Linux-Iscsi.org (LIO), o novo módulo de trama FireWire SBP-2 permite que o Linux 3.5 exporte dispositivos locais de armazenamento através do FireWire para para outros sistemas possam montá-los como um dispositivo FireWire comum. Muitos sistemas da Apple já oferecem esse "FireWire target disk mode" há algum tempo.


Sistemas de arquivos


Os desenvolvedores realizaram algumas mudanças na ainda experimental manipulação de writeback do sistema de arquivos Btrfs; no email para o seu principal pedido de agregação de código para o Linux 3.5, Chris Mason escreveu que as mudanças foram desenvolvidas para prevenir picos de latência que ocorriam ocasionalmente durante a escrita de metadados. Ext4 pode agora acrescentar checksums CRC32 para a maior parte de seus metadados e usá-los para revelar corrupções; no momento, esse recurso só pode ser usado com uma versão para desenvolvedores das ferramentas E2fsprogs.


Redes


O subsistema de redes agora inclui os agendadores de pacote "Codel" e "Fair Queue Codel AQM"; ele foram desenvolvidos para ajudar a evitar o problema de buffer bloat. Um desenvolvedor do Google também acrescentou um recurso de "Early Retransmit" (ER) para a coleçaõ TCP que pode acelerar recuperação de conexão quando pacotes são perdidos, da mesma forma como se vê descrito no documento RFC 5827.


O driver para teaming que foi integrado no Linux 3.3 agora oferece um recurso de balanceamento de carga. o driver R8169 para chips de Ethernet Gigabit da Realtek pode agora comunicar-se com chips RTL8402 e RTL8411. O driver E1000e foi estendido para suportar o i217 PHY, que deve trabalhar com o Lynx Point Platform Controller Hub (PCH) da Intel; esses devem trabalhar em conjunto com os processadores Haswell da Intel, que devem ser lançados comercialmente em 2013.


Drivers


O Linux 3.5 agora suporta a placa de som Xonar DGX da Asus. O driver HD-audio agora suporta o recurso Creative SoundCore3D. Diversas mudanças foram realizadas no driver de plataforma para laptops Sony, para melhorar o suporte aos novos dispositivos da fabricante. Essas mudanças vão, por exemplo, permitir que o driver ative a luz de fundo do teclado nos modelos Vaio SA/SB/SC e CA/CB. Drivers para o Management Engine Interface (MEI) usados em placas-mães com chipsets Intel também tiveram sucesso em sair da árvore de desenvolvimento staging.


Sumário


O novo kernel Linux 3.5 oferece melhorias em três áreas que o sistema operacional tem sido até o momento deficitário. Com tecnologias como a Optimus e monitores USB, uma infraestrutura simples e básica do kernel para suportar hardware gráfico que pode ser ativado durante a execução do sistema está mais do que atrasada. Outra adição importante são as melhorias de segurança com os containers, um marco que pode potencialmente ajudar a solução Linux Containers (LXC) ganhar importância em médio prazo. Também estão atrasados recursos para melhorar o monitoramento de desempenho de software em userspace -- embora o uprobes em sua atual forma ainda deixa muito a desejar, ele pode ser a base para recursos que vão permitir que o Linux possua uma solução de medição de desempenho similar ao Dtraces no Solaris.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 625405 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 542729 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 524171 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 389422 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 332587 leituras

  1. Samsung deve anunciar sucessor do Galaxy S em fevereiro

    Publicado em 14/01/2011 às 18:11 | 13984 leituras

  1. Oracle e IBM fazem acordo de cooperação para desenvolvinento do Java

    Publicado em 14/10/2010 às 17:55 | 13196 leituras

  1. Velocidade e segurança no Chrome 17

    Publicado em 06/01/2012 às 18:21 | 14160 leituras

  1. Não fique por fora!

    Publicado em 30/05/2011 às 13:00 | 14988 leituras

  1. Com site e apps em português, eBay inicia operações no Brasil

    Publicado em 06/05/2014 às 15:07 | 11438 leituras

whitepapers

mais whitepapers