Desencane do SPAM com o CanIt

Publicado em 16/04/2013 às 16:58 | 22147 leituras

Derivada do projeto MIMEDefang, o CanIt é uma ferramenta que elimina spams, vírus e phishing (fraudes eletrônicas por e-mail) sem descartar as mensagens importantes.


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O desenvolvimento de software usando projetos de código aberto não é necessariamente uma novidade. Várias empresas iniciam ou utilizam projetos de Software Livre como base para seus produtos comerciais, às vezes integrando diversas soluções diferentes para criar um produto coeso e coerente, rico em recursos e que realmente mostra a que veio em um determinado segmento. O CanIt é um excelente exemplo do nível de qualidade a que esse modelo de desenvolvimento de software pode levar. Desenvolvido pela Roaring Penguin Software, empresa canadense fundada em 1999 por David F. Skoll, o CanIt é uma solução antispam que deriva da solução de código aberto MIMEDefang, criada por Skoll ainda em 2000, que havia sido contratado pelo Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, instituição à época assolada por uma enchente de viroses enviadas por e-mail.


O programa integra ao MIMEDefang de modo simplesmente exemplar outras ferramentas de código aberto, como o servidor de correio eletrônico Sendmail (MTA), o banco de dados PostgreSQL, o antivírus ClamAV e o filtro de spam SpamAssassin, além de uma interface gráfica web amigável, desenvolvida em PHP, funcionando sobre o servidor web Apache, que dá ao administrador do sistema e a seus usuários o total controle sobre o destino de suas mensagens, sejam elas solicitadas ou não, chegando ao requinte de permitir até mesmo “desapagar” e-mails inadvertidamente deletados da caixa postal do usuário.


Arquitetura


A extensão para filtrar e-mails incluída com Sendmail utiliza threads POSIX para permitir que vários filtros possam funcionar ao mesmo tempo. O sistema de filtros escrito em Perl do CanIt usa um modelo de multi-processamento, similar ao do servidor web Apache, consistindo de três componentes:



  • Um programa em C com múltiplos encadeamentos de execução (multithreaded) que se comunica com o Sendmail e os processos de filtragem;

  • Um multiplexador (escrito em C) que gerencia um conjunto de processos de análise de mensagens de correio eletrônico escritos em Perl (chamados de “escravos”);

  • Um sistema escrito em Perl que fornece a infraestrutura de filtragem básica.


Instalação


A instalação do CanIt é simples. Quem quiser testar o sistema no Brasil deve recorrer à Unodata, representante exclusiva da Roaring Penguin Software no país, e solicitar acesso à uma imagem ISO (preferencialmente), que já traz o sistema operacional (Debian) e todos os programas necessários já integrados e prontos para uso. Alternativamente, pode-se instalar o CanIt em um sistema Debian ou CentOS/Red Hat atual usando repositórios fornecidos pelo fabricante da solução, como de costume. Ao realizar a instalação usando repositórios em sistemas Debian, é importante desinstalar o servidor de e-mail padrão da distribuição, o Exim, já que o CanIt usa o Sendmail. Do contrário, o sistema de gerenciamento de pacotes da distribuição (apt-get, aptitude etc.) vai abortar a instalação do CanIt, informando problemas de dependências entre pacotes. Uma outra possibilidade é usar a versão em nuvem, que não requer nenhum tipo de instalação.


Conceitualmente falando, o CanIt é um gateway de e-mail, ou seja, é uma solução que deve ser colocada diretamente entre a conexão à Internet e o servidor de e-mails propriamente dito. Posicionado dessa forma, o sistema recebe todas as mensagens enviadas aos usuários e encaminha apenas aquelas que forem classificadas como seguras ao servidor de e-mail desses usuários. O restante fica armazenado no servidor CanIt e, além do administrador do sistema, o próprio usuário tem alçada para definir o que deverá ser feito com as mensagens bloqueadas pelo servidor que estavam destinadas a ele, além de poder manter cópias de todas as mensagens enviadas a ele armazenadas no servidor.


A figura abaixo mostra a interface web do CanIt (em português):


CanIt (versão da Unodata)


Para o diretor da Unodata, Eder Miranda, a flexibilidade e a facilidade de customização do CanIt são grandes diferenciais da solução. “Há um nível de hierarquias de regras no sistema que permite que cada usuário, cada e-mail, cada grupo ou domínio, disponha de políticas distintas e tudo isso através de uma interface web muito intuitiva”.


Vale ressaltar que, como a Roaring Penguin Software se especializou quase que exclusivamente como fornecedor de soluções no segmento de sistemas antispam, o nível de assertividade da ferramenta e a efetividade do processo de filtragem, bem como a sua miríade de recursos disponíveis na solução formam um conjunto de altíssima qualidade.


“Pelo fato de nossa empresa ser especialista em antispam, nosso suporte técnico torna-se muito mais ágil e eficiente. Nosso nível de conhecimento e nosso tempo de resposta são considerados diferenciados por parte dos clientes. Podemos atender a qualquer demanda, seja de uma empresa com 10 contas ou de um grande provedor de internet com milhões de mensagens por dia”, acrescenta Miranda.


Mais informações


A Linux Magazine está testando a ferramenta no momento e vai publicar em breve um artigo detalhado a respeito da solução. Enquanto isso, obtenha mais informações a respeito do CanIt na série de white papers publicados pela Unodata no portal Linux Magazine Online:


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