Dez oportunidades de adoção de nuvens públicas

Publicado em 17/04/2014 às 10:39 | 10272 leituras

CRM, e-mail, desenvolvimento e testes fazem parte da lista de tecnologias que podem migrar para a cloud e permitir melhorias para os negócios.


Versão para impressão Enviar por email


À medida que a discussão sobre cloud computing se torna mais intensa, uma questão  clara: em dois a três anos, muitos sistemas críticos estarão rodando em nuvens. Mesmo as grandes empresas irão adotar nuvens públicas com maior intensidade, gerando nuvens híbridas, com parte de aplicações rodando em nuvens privadas e parte nas nuvens públicas. 


CEOs, CFOs querem que CIOs façam uso mais efetivo da nuvem pública porque o modelo tem o poder de reverter custos fixos em variáveis. Por outro lado, preocupações com segurança e privacidade, e uma sensação de perda de controle de dados internos, impede que empresas mudem de forma agressiva para a cloud.


Quando a desconfiança da segurança é vencida, as questões a serem resolvidas são a integração e a interoperabilidade entre nuvens diferentes e, entre aplicações on-premise que rodarão em nuvens privadas. As companhias não querem ficar presas a um único fornecedor de nuvem. Buscam liberdade para se movimentar entre as nuvens privadas e públicas, e trocar de fornecedor de acordo com as necessidades computacionais, estejam elas crescendo ou encolhendo. E aí, a governança do ambiente em nuvens torna-se um desafio a mais. 


Por isso, lembre-se: ter uma estratégia para adoção de cloud pública é fundamental. Mas não tente implementar projetos, simplesmente para experimentar o modelo, sem ter os próximos passos bem definidos. 


As escolhas do modelo de nuvem serão cada vez mais feitas de acordo com as políticas corporativas e as caraccterísticas dos serviços. Vejamos alguns casos típicos de adoção de núvem pública.


1. Desenvolvimento e teste
Uma das primeiras soluções que a companhia deve considerar na nuvem pública é o desenvolvimento e testes. Na ausência de virtualização, servidores de aplicativos e banco de dados podem ocupar um servidor físico cada, com níveis de utilização de cerca de 10%. Mesmo com a virtualização, a máquinas podem ser subutilizadas, uma vez que a quantidade de dados de teste em uso equipamento é menor em comparação com ao gerado na fase de produção.


Dados de teste podem rodar nesses servidores de desenvolvimento e teste, mas também movidos confortavelmente para a cloud pública. Além disso, a organização pagará somente pela utilização. Metodologias de desenvolvimento ágeis, código de ramificação e integração contínua, que exigem muitos códigos e versões, requerem grande número de servidores de aplicativos e banco de dados em paralelo.


Mover todos esses equipamentos para as nuvens públicas faz sentido, segundo especialistas. Não só a organização paga somente quando usar os serviços, mas a latência da rede, as despesas de armazenamento e o desempenho também serão uma preocupação menor.


2. Plataforma de desenvolvimento de serviços
Organizações abraçam o princípio da DevOps [desenvolvimento + operações], e usam cada vez mais wireframes, design, gerenciamento ágil de projetos, ferramentas de teste automatizadas e plataformas de desenvolvimento para integração contínua.


Como se observa, esses serviços pertencem à nuvem pública, tornando mais fácil aos programadores eliminá-los ou solicitá-los quando necessário. 


3. Servidores de treinamento
Servidores de treinamento tornam-se mais fáceis de configurar no início do treinamento e depois podem ser devolvidos ao final. Eles também podem conter dados de teste em vez de dados reais. A partir de um console, ferramentas de provisionamento em nuvem pode criar ou devolver servidores na nuvem pública em questão de minutos. Essas ferramentas também são maduras para a criação de autosserviço.


4. Projetos de Big Data 
Quando o jornal The New York Times precisou converter seus arquivos inteiros para o formato PDF, há alguns anos, usou a nuvem pública. Optou por cem servidores e o trabalho foi feito em apenas 24 horas.


Se um grande projeto de dados requer 10 mil servidores e o trabalho precisa ser feito em poucos dias ou mesmo horas, então a nuvem pública pode ser a escolha certa. Isso porque, pode não fazer sentido para qualquer organização comprar muitos servidores físicos, mesmo que eles sejam virtuais.


5. Websites
Informações da empresa, fotos de produtos, informações sobre preços, folhetos e outros tipos de conteúdos são muitas vezes hospedados na nuvem pública. O nível de segurança e a privacidade de um provedor de nuvem pública pode ser mais do que suficiente para passar a informação ao público.


6. Customer Relationship Management (CRM)
Ferramentas de CRM, como Salesforce.com, que já estão na nuvem deve funcionar bem na rede pública para gestão de clientes e prospecção. Normalmente, eles não são fortemente integrados a outros sistemas de e-mail, vendas e administração de compras, fazendo com que seja mais a migração para a nuvem pública.


7. Gerenciamento de projetos, relatórios de despesas e gestão de tempo
Tal como acontece com o CRM, essas três aplicações de missão de apoio podem tranquilamente saltar para a nuvem.


No entanto, se a organização estiver preocupada com a segurança e a privacidade dos dados de vendas e de finanças, poderá limitar os dados para uma infraestrutura de nuvem privada, enquanto aplicativos de relatórios de gestão de projetos, gestão de tempo e despesa vão para a cloud pública.


Dessa forma, a companhia pode liberar uma grande quantidade de servidores na nuvem privada para aplicações de missão crítica.


8. E-mail
Há anos, grandes empresas utilizam serviços de e-mail baseados em nuvem para armazenar mensagens antigas, em conformidade com a Sarbanes Oxley ou a Basileia II. Agora, é só uma questão de tempo para que todos os e-mails de empresas caminhem para a mesma direção, especialmente para aquelas que usam servidores Microsoft Exchange ou Office365.


9. Recursos Humanos
Mover aplicativos poucos usados pela empresa para a nuvem pública libera os recursos de nuvem privada para produção e outros usos. A gestão de recrutamento, administração de benefícios e aplicações de RH são candidatos naturais para a cloud pública.


10. Anti-spam e Antivírus
Muitas organizações utilizam os serviços em nuvem que realizar filtragem antispam e antivírus. Mesmo que esses serviços sejam hospedados pela organização, pode ser adequado enviá-los para a nuvem pública.


Via CIO

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 611214 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 528457 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 508557 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 374347 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 318384 leituras

  1. Microsoft lança Outlook webmail, decretando o fim do Hotmail

    Publicado em 20/02/2013 às 14:16 | 15865 leituras

  1. Borland anuncia nova versão de sua solução para gestão de testes

    Publicado em 23/04/2012 às 18:49 | 13611 leituras

  1. Red Hat adquire Makara e acelera estratégia de plataforma-como-serviço

    Publicado em 02/12/2010 às 12:06 | 13259 leituras

  1. Carreira: Formas simples e gratuitas de estudar para certificações em TI

    Publicado em 21/02/2013 às 9:41 | 17333 leituras

  1. Ex-executivos da HTC criam nova marca de smartphones

    Publicado em 19/06/2013 às 17:33 | 13737 leituras

whitepapers

mais whitepapers