Dilma estuda a fusão do Serpro com a Dataprev

Publicado em 31/08/2015 às 12:19 | 6820 leituras

Na reforma administrativa que a presidenta Dilma Rousseff está formulando - e deverá anunciar em setembro - há uma proposta de fusão entre o Serpro, hoje vinculado ao Ministério da Fazenda e a Dataprev, subordinada ao Ministério da Previdência.


Versão para impressão Enviar por email


Na reforma administrativa que a presidenta Dilma Rousseff está formulando - e deverá anunciar em setembro - há uma proposta de fusão entre o Serpro, hoje vinculado ao Ministério da Fazenda e a Dataprev, subordinada ao Ministério da Previdência. Entretanto, a nova estatal ficaria sob o comando do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sob forte influência do DEST - Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, que entre outras atribuições, hoje fixa os índices de reajuste salariais das empresas públicas e faz o controle de pessoal.


Uma eventual fusão entre dois gigantes da tecnologia Federal significaria uma reestruturação administrativa nas duas empresas públicas, com repercussões claras nos quadros de pessoal. É evidente que as atuais diretorias do Serpro e da Dataprev seriam enxugadas e o mesmo prícípio se aplicaria para todos os demais cargos das empresas. Não faria sentido manter diretorias com atribuições similares numa única estatal.


Se diretores e cargos adjacentes perderão os cargos é evidente que funções desempenhadas hoje por funcionários também terão de ser revistas. A dispensa de fucionários desta forma também não estaria descartada, pois seria improdutivo manter dois servidores desempenhando as mesmas atividades na nova empresa. O critério a ser adotado neste caso deverá ser o do desempenho profissional.


Há que se considerar também a possibilidade de integrantes do governo estarem contando com a terceirização de atividades em TI hoje executadas pelas duas estatais, que poderiam facilmente serem transferidas para a iniciativa privada. A informação chegou para o meio sindical. Imediatamente a Fenadados acionou a CUT para articular uma movimentação política, que tente evitar não apenas a fusão das estatais, mas também a ideia de terceirizar serviços de TI hoje executados pelo Serpro e a Dataprev.


"Assim que me recuperar vou para Brasília de capacete, apito e carro de som," disse Carlos Alberto Valadares (Gandola), que está se recuperando de uma cirurgia feita no Rio de Janeiro, contrário a essa iniciativa do governo. A situação pode ser ainda pior. Dilma estaria pensando em fundir também o Datasus, empresa que faz o processamento de dados para o Ministério da Saúde. O único problema é que neste caso a presidente terá de decidir qual o regime jurídico a ser adotado para os trabalhadores da nova estatal. O temor é que Dilma resolva acabar com os celetistas do Serpro e da Dataprev, o que atingiria do dia para a noite 14 mil funcionários nessas empresas.


Movimentação


As suspeitas dos sindicalistas sobre a fusão Serpro/Dataprev cresceram, após tomarem conhecimento nos bastidores do PT de que o atual ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, pode estar se transferindo para a secretaria-excecutiva do Ministério do Planejamento. Gabas estaria sendo obrigado a ceder o Ministério da Previdência para o PDT, que poderá ganhar a pasta através de uma fusão com o Ministério do Trabalho, já sob o controle deste partido.


Recentemente o ministro Gabas se envolveu numa confusão política, quando participou do processo de demissão do seu desafeto e presidente do Serpro, Marcos Mazoni. A saída de Mazoni, que chegou a ser demitido pelo telefone, só não se concretizou em definitivo, por conta da denúncia feita no portal Convergência Digital. A forma como a imprensa informou o que ocorria nos bastidores políticos do PT, à revelia do Palácio do Planalto, incomodou a presidenta Dilma, ao ponto de na época ela mandar abortar a demissão.


Agora com uma eventual fusão entre o Serpro e a Dataprev e já que a nova estatal passará para as mãos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, nada mais natural que Gabas esteja cortejando a secretaria-executiva deste ministério, numa compensação por ter entregado a Previdência para o PDT. Pelas razões que este portal desconhece, Carlos Gabas sempre tentou controlar a TI do governo federal e tirar o Serpro das mãos de Mazoni.


Esta articulação na reforma administrativa nem chega a ser novidade. Já houve uma outra tentativa de tirar o Serpro do controle do Ministério da Fazenda. Uma movimentação bastante similar, mas que não envolvia a Dataprev, chegou a ocorrer na gestão da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Por tras dessa articulalação estavam as digitais de Gabas. A proposta só não obteve êxito porque na última hora ela acabou vetada pelo então ministro da Fazenbda Guido Mantega.


Voltando ainda mais no tempo, os servidores mais antigos destas duas estatais devem lembrar que no Governo Collor se chegou a cogitar na criação da "DataBrazil" (com 'z' mesmo), que por pressão sindical acabou não se concretizando. Na época a fusão seria do Serpro, Dataprev e Datamec, vinculada à Caixa Econômica Federal. Não houve tempo de Collor concretizar sua reforma, mas foi o suficiente para no Governo Fernando Henrique Cardoso, com as empresas fragilizadas pela perspectiva de uma fusão, acabarem sendo cogitadas para a privatização. Foi o que ocorreu pelo menos com a Datamec. As demais,  a pressão sindical funcionou para impedir a venda.


Há pelo menos um claro sinal do interesse da Gabas em controlar a nova estatal através da secretaria-executiva do Ministério do Planejamento. Somente no último dia 24 de agosto, portanto meses depois de se tornar ministro da Previdência, Gabas decidiu publicar portarias reconduzindo toda a diretoria da Dataprev, entre eles, Rodrigo Assumpção, sempre cogitado nos bastidores de Brasília para assumir o Serpro numa eventual queda de Marcos Mazoni.


O perfil da atual diretoria da Dataprev é a ideal para Gabas manter seu poder sobre uma nova estatal. A primeira missão desta empresa será adequar o seu quadro de pessoal para que não haja duplicidade de funções. Como a Dataprev já sofreu uma reestruturação, considerada dolorosa pelos sindicalistas, pois envolveu a demissão de funcionários, não seria surpresa se o parâmetro a ser seguido pela nova estatal fosse o da empresa que hoje serve à Previdência. Neste caso, a diretoria da Dataprev - que também é apontada pelos sindicalistas como responsável por não brigar junto ao DEST por reajustes de salários compensatórios - teria tudo para permanecer mandando na nova estatal. Ainda mais se Gabas for o segundo em comando no Ministério do Planejamento. Já a diretoria do Serpro...


Via ConvergenciaDigital

Comentários


Outras notícias

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.

Lançado novo Portal do Software Público Brasileiro

Publicado em: 15/09/2015 às 17:27 | leituras |

Construção da nova versão do portal começou em 2013 e recebeu mais de duzentas contribuições.

Desemprego seletivo

Publicado em: 13/09/2015 às 9:10 | leituras |

Até julho o desemprego cresceu de 4,95 para 7,5%.A situação atual é decorrente de problemas macroeconômicos e sem duvida que o ajuste fiscal empreendido pelo Governo federal contribui significativamente.

Red Hat reúne líderes de tecnologia do Nordeste para ampliar negócios na região

Publicado em: 11/09/2015 às 14:34 | leituras |

Eventos realizados na semana passada em Fortaleza, Salvador e Recife reuniram cerca de 200 profissionais de TI e mostraram como as empresas locais de vários tamanhos podem transformar os desafios atuais da economia em oportunidades por meio de tecnologias que podem refletir em uma redução em até 50 % de seus custos em TI.

Estudantes de SP começam a aprender Internet das Coisas com kit Android da Samsung

Publicado em: 09/09/2015 às 13:52 | leituras |

O programa tem previsão de início prático em 2016, embora algumas escolas já estejam implantando o curso em fase de testes na zona sul paulistana.

FIA e Cloudera fecham parceria para ensinar 'hadoop'

Publicado em: 09/09/2015 às 9:04 | leituras |

Para suprir a carência de profissionais preparados para este fim, a FIA - Fundação Instituto de Administração, em conjunto com a equipe do núcleo Labdata (Laboratório de Análise de Dados), está oferecendo o novo curso de extensão "Aplicações de Hadoop em Big Data".

DevOps: Uma prática ainda pouco explorada no Brasil

Publicado em: 08/09/2015 às 13:50 | leituras |

Garantir agilidade ao processo de desenvolvimento com a premissa de manter a competitividade e atratividade do negócio é um dos grandes desafios da indústria do software.

Wearables são a nova 'onda' dos desenvolvedores de apps

Publicado em: 08/09/2015 às 11:48 | leituras |

Um estudo, feito pela Telerik, da Progress, com 3000 mil profissionais de TI e desenvolvedores, constatou que 57% dos desenvolvedores nunca construíram uma aplicação móvel, mas a grande maioria acredita que a próxima onda no desenvolvimento virá da Internet das Coisas.

Google lança novo visual e revela história do logotipo do buscador

Publicado em: 01/09/2015 às 14:40 | leituras |

Segundo a gigante de buscas, a logo redesenhada representa uma nova linguagem visual que reflete a realidade móvel e mostra "a mágia do Google" mesmo nas pequenas telas de smarts

IoT e big data 'quebram' as paredes das salas de aulas

Publicado em: 28/08/2015 às 18:16 | leituras |

O conceito ainda é novidade no mundo. Todos ainda estão aprendendo como usar melhor essas ferramentas e a perspectiva é que a aplicabilidade cresça muito nos próximos anos, afirma Milet.

As novidades do Android 6.0 Marshmallow

Publicado em: 25/08/2015 às 12:24 | leituras |

Será que as novidades serão tão saborosas quanto um Marshmallow?

LPI e SUSE reforçam parceria para certificação profissional Linux no Brasil

Publicado em: 05/08/2015 às 22:13 | leituras |

Todos os candidatos que obtiveram a certificação LPIC-1 podem solicitar junto à SUSE a certificação CLA, sem a necessidade de prestar novos exames ou o pagamento de taxas.

Vale-Refeição será obrigatório nas empresas de TI em São Paulo

Publicado em: 01/08/2015 às 12:20 | leituras |

Essa medida foi condição determinante para a conciliação entre o Sindpd, sindicato dos trabalhadores de São Paulo e o Seprosp, sindicato das empresas patronais, no dissídio salarial de 2015.

Data center abre 40 vagas em São Paulo, Tamboré e Rio de Janeiro

Publicado em: 24/07/2015 às 12:25 | leituras |

Para graduados, as oportunidades são para as áreas de Suporte Técnico, Segurança da Informação, Comercial, Infraestrutura, Manutenção Predial, Desenvolvimento e Operações de Data Center.

Os 5 melhores sistemas de chat open source para atendimento ao cliente

Publicado em: 23/07/2015 às 12:54 | leituras |

O uso dos chats como forma de atendimento ao cliente passou a ser adotado em maior escala no momento em que os usuários passaram a preferir um atendimento personalizado online, desde que a resposta fosse mais rápida do que os tediosos atendimentos telefônicos.

Maior supercomputador da América Latina é instalado no Rio de Janeiro

Publicado em: 22/07/2015 às 16:27 | leituras |

Com a capacidade de realizar 1,1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo, o maior computador da América Latina foi instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, Rio de Janeiro.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 375548 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 159830 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 139871 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 135568 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 108198 leituras

  1. Infraestrutura de TI deve crescer 7% no Brasil este ano

    Publicado em 30/09/2010 às 17:48 | 6472 leituras

  1. Mais uma vulnerabilidade descoberta no Java

    Publicado em 27/09/2012 às 16:17 | 6582 leituras

  1. Abinee entrega proposta de revisão da Lei de Informática ao governo

    Publicado em 08/04/2014 às 9:01 | 4873 leituras

  1. Twitter abre biblioteca de sua API de streaming

    Publicado em 04/03/2013 às 12:20 | 6928 leituras

  1. Sol, um notebook que roda Ubuntu e funciona com energia solar

    Publicado em 27/08/2013 às 13:25 | 6695 leituras

whitepapers

mais whitepapers