Diretor de tecnologia do Android fala sobre estratégia para dispositivos Nexus

Publicado em 07/11/2012 às 12:18 | 15084 leituras

John Lagerling comenta em entrevista para o “The New York Times” a estratégia da empresa para a marca Nexus, que gira em torno de preços mais baixos para o consumidor.


Versão para impressão Enviar por email


Na segunda-feira 29 de outubro, o Google apresentou seus novos dispositivos Android em tamanho pequeno, médio e grande: um celular, o Nexus 4; um tablet de 7 polegadas, o Nexus 7, e outro de 10 polegadas, o Nexus 10. Isto coloca o Google em concorrência mais direta com a Apple, que oferece uma família similar de três dispositivos: o iPhone, o iPad Mini e o iPad. John Lagerling, diretor de desenvolvimento de negócios para o Android, falou em uma entrevista para o The New York Times sobre a estratégia da empresa para a marca Nexus, que possui preços mais baixos. Leia a seguir alguns trechos da entrevista:

Quais são os recursos de destaque nos novos aparelhos Nexus?
Meus favoritos são a foto panorâmica de 360 ​​graus, o Photo Sphere, e o fato do usuário ter a possibilidade de fazer o carregamento indutivo, o que dispensa o uso de um conector - podemos simplesmente colocá-lo em uma superfície para carregá-lo. Em um Nexus 10 é o fato de ser fino e leve, e a resolução é de 2,5K, e por esse motivo oferece texto e fotos com bastante nitidez. E o preço também; eu negociei os preços e estou muito satisfeito com o resultado - 299 dólares para um Nexus 4 desbloqueado [nos Estados Unidos] acho que é algo revolucionário.

Como você conseguiu baixar os preços?
Basicamente queríamos provar que o usuário não tem que pagar 600 dólares por um telefone de última geração. Este nível de margem é às vezes até irracional, e acreditávamos que poderíamos fazer isso. Para o Nexus 7, por exemplo, conseguimos novas memórias SKU pelo mesmo preço. Este movimento de mercado é tão rápido que sabíamos que, após alguns meses, de uma perspectiva econômica, é algo viável. Entre nós e nossos parceiros temos um entendimento muito bom das cadeias de abastecimento. Todos nós fizemos o melhor que pudemos para realmente chegar a esses preços - 399 dólares, 299 dólares é algo bastante surpreendente, se assim posso dizer.

Notamos que cada componente do Nexus é feito por um fabricante diferente. Seria para manter um jogo justo entre parceiros Android?
Não é tão justo como trabalhar com parceiros que estejam em uma boa fase do jogo no que se refere ao que estamos tentando fazer. No caso da Samsung, por exemplo, é uma empresa que se encontra em uma boa fase no que diz respeito a uma tela de alta qualidade, que é exatamente o que pretendíamos fazer, e a um custo baixo. A LG teve uma boa fase com o hardware no qual estavam trabalhando. A Asus também. É apenas uma questão de estar no momento certo, no lugar certo. Nós sempre fizemos isso com nossos dispositivos de ponta. Mesmo antes do Nexus One fizemos um dispositivo com a HTC. Fizemos o Xoom com a Motorola. E agora otimizamos o que vem a ser os programas e componentes do Nexus, seguindo essa mesma direção. E acredito que fizemos muito bem com o Nexus 7, pois até então ninguém havia feito algo parecido em termos de preço e desempenho. Sentimos que a categoria de tablets de 10 polegadas tinha alto preço e pouca potência, e queríamos ver o que poderíamos fazer para melhorar isso, a partir da nossa perspectiva.

Onde é que entra a Motorola nisso tudo? Ela não foi aproveitada ainda para o Nexus.
Eles estão onde a Sharp, a Sony ou a Huawei estariam. Da minha perspectiva como diretor de parcerias, eles são outros parceiros para nós. Existe um muro entre a equipe Motorola e a equipe Android. Eles apostariam em um dispositivo Nexus como qualquer outra empresa.

Então como o Google pretende aproveitar a aquisição da Motorola?
A maneira que eu entendo que seja é principalmente no que se refere às patentes, a forma como podemos desarmar um grande ataque contra o Android. Nós conversamos sobre preços. Há concorrentes no mercado que estão descontentes com os preços mais competitivos para os consumidores. Eles querem manter os preços altos, querem forçar que o preço seja tão alto de forma que as operadoras tenham que subsidiar os dispositivos caros. Isso não é só com os caras de Cupertino, mas também para os caras em Seattle. Eles querem margens maiores, cobrar mais por software. Nós simplesmente acreditamos que há uma maneira melhor de fazer isso, sem ter que extrair um pagamento elevado dos usuários finais, porque existem outras formas de impulsionar as receitas. A questão das patentes é que foram utilizadas ​​como arma para tentar impedir esta evolução e afastar os consumidores das alternativas de baixo custo. E eu acho que com a aquisição da Motorola nós mostramos que somos capazes de mudar esse jogo.

Leia a entrevista completa no blog Bits do The New York Times. [em inglês]

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 617777 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535034 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 515620 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381296 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 324933 leituras

  1. Banda larga 3G chega a 100 milhões de assinantes nas Américas

    Publicado em 22/12/2010 às 16:23 | 13558 leituras

  1. EBay anuncia novo chefe de marketing para a América do Norte

    Publicado em 18/10/2010 às 13:19 | 12943 leituras

  1. Hon Hai aumentará preços para Apple e outras empresas, diz jornal

    Publicado em 13/10/2010 às 17:13 | 12899 leituras

  1. Senac São Paulo promove a segunda edição do Road Show de TI 2010

    Publicado em 18/03/2010 às 19:24 | 14848 leituras

  1. Novell prepara SUSE Linux Enterprise Server para a SAP

    Publicado em 23/09/2010 às 11:45 | 15540 leituras

whitepapers

mais whitepapers