[ENTREVISTA] Linus Torvalds: “cansei de ler código” (Parte 2)

Publicado em 22/11/2012 às 13:23 | 11712 leituras

Linus participou da LinuxCon Europa 2012, ocorrida recentemente em Barcelona, e concedeu uma entrevista onde falou sobre os pontos-chave para o kernel Linux nos últimos anos.


Versão para impressão Enviar por email


Na semana passada publicamos a primeira parte da entrevista com Linus Torvalds, onde o criador do Linux contou um pouco sobre sua relação com a comunidade do kernel, e seu atual papel como “gestor de pessoas”. Leia a seguir a parte 2 (final) da entrevista, onde Linus fala sobre computação em nuvem, Google e projetos pessoais, como o divelog.

Glyn Moody: Haveria espaço para você escrever uma outra ferramenta como o Git, mas para gestão de pessoas e não de código?

Linus Torvalds: Não acho que faria isso. Pode haver algumas ferramentas, mas em termos reais as coisas que faço tendem a ser mais sobre interação humana mesmo. Então temos de fato ferramentas para saber quem é o responsável por cada tarefa e dizer: “ei, sabemos que o problema acontece nesta área do código, sendo assim, quem tocou o código por último, e quem é o mantenedor desse subsistema”; pois há tantas pessoas envolvidas, que tentar manter o controle de outra maneira que não seja por alguma forma de automação simplesmente não funcionaria. Mas, ao mesmo tempo, a maioria do trabalho é a interação, e diferentes pessoas trabalham de formas diferentes, logo, ter muita automação no processo acaba sendo doloroso para muitas delas.

Estamos indo muito bem. O tipo de dor que tivemos há dez anos simplesmente não existe mais. E isso em grande parte vem do fato de estarmos acostumados a utilizar esta hierarquia plana, e nós apenas estabelecemos nossas ferramentas e ajustamos nossos fluxos de trabalho ao longo desse tempo. E não é só comigo, é através de todo o kernel: não há uma única pessoa que esteja em um fluxo de trabalho específico [sem estar concatenada com os demais fluxos].

Tenho recebido uma quantidade razoável de emails, mas eu nem chego a ficar sobrecarregado. Adoro ler email no celular quando viajo, por exemplo. Mesmo durante os intervalos, leio emails no celular, pois 90% deles contêm informações que tenho que arquivar. Não preciso fazer nada, estava como cópia pois algum problema aconteceu, então tenho que estar ciente disso, mas não preciso fazer nada a respeito. Logo, posso realizar 90% do meu trabalho enquanto estou em viagem, mesmo sem ter um computador. À noite, quando volto para o quarto de hotel, me aprofundo nos demais emails [os outros 10%].

Glyn Moody: Há 16 anos, você disse que era impulsionado principalmente pelo que o mundo lá fora estivesse interessado em fazer; dado o enorme interesse por celulares e tablets, qual tem sido seu impacto sobre o desenvolvimento do kernel?

Linus Torvalds: No contexto dos tablets, o maior problema tende a ser a gestão de energia, principalmente por serem maiores que os smartphones. Eles possuem baterias maiores mas, por outro lado, as pessoas esperam que a bateria também tenha uma vida mais longa; eles também possuem telas maiores, que usam mais bateria. Assim, do lado do kernel, um tablet a partir da perspectiva de hardware e de uma perspectiva de uso é em grande parte a mesma coisa que um celular, e isso é algo que sabemos como fazer, sobretudo por conta do Android.

O lado interface de usuário de um tablet acaba sendo onde residem os pontos de dor dessa história - mas também já há muito tempo removido do kernel. Em um celular, o navegador não é um navegador completo - eles costumavam possuir navegadores móveis; nos tablets, as pessoas realmente esperam encontrar um navegador completo - o usuário precisa ser capaz de clicar naquele pequeno link. Assim, a maioria das questões envolvendo tablets encontram-se no contexto do espaço do usuário. Nós tivemos uma série de questões no kernel envolvendo celulares, mas os tablets é algo que temos de graça.

Glyn Moody: E a computação em nuvem? Qual o impacto dela sobre o kernel?

Linus Torvalds: O maior impacto foi que, mesmo no lado do servidor, mas especialmente quando se trata de computação em nuvem, as pessoas se tornaram muito mais conscientes [do consumo de energia]. Costumava acontecer de todo o trabalho de energia originalmente estar associado a celulares com programas embarcados, e apenas nos últimos 3-4 anos é que as pessoas ligadas á parte do servidor tornaram-se mais atentas a essa questão. Como elas possuem muitos deles juntos, muitas vezes acaba ocorrendo um pico de uso bastante elevado. Se olharmos para alguém como a Amazon, seu pico de uso está em uma ordem de magnitude muito maior que o uso regular ocioso. Por exemplo, apenas o lado de vendas da Amazon, ao final de novembro, um mês antes do Natal, acaba fechando muito mais negócios do que chega a operar nos outros meses do ano. O ponto é que eles precisam escalonar toda a infraestrutura de hardware para adequá-la ao pico de uso que na maior parte do ano encontra-se ajustada para um décimo de sua capacidade. Portanto, ser capaz de não usar energia o tempo todo é importante pelo fato de a eletricidade ser um grande fator de custo desses grandes provedores de servidor.


Amazon, Google e email


Glyn Moody: As pessoas na Amazon se envolvem diretamente com o trabalho do kernel?

Linus Torvalds: A Amazon não é o maior exemplo, o Google é provavelmente melhor pelo fato de possuírem realmente um monte de engenheiros trabalhando para eles no kernel. Na maioria das vezes o trabalho é feito pelo próprio Google. Eu acho que a Amazon tinha uma coisa mais relacionada ao padrão de componentes. Na verdade, eles mudaram a forma como construíam hardware - agora possuem sua própria referência de design de hardware. Eles costumavam comprar hardware da HP e da Dell, mas chega um ponto em que quando é preciso comprar 10.000 máquinas, acaba sendo mais fácil projetá-las você mesmo, para ir diretamente aos fabricantes de equipamentos originais e dizer: “eu quero esta máquina desse jeito”. Mas eles só começaram a fazer isso muito recentemente.

Eu não sei se a Amazon está atrás da curva, ou se é o Google que está mais apenas mais orientado em termos de tecnologia. A Amazon tem trabalhado mais no espaço do usuário, e fazendo uso de um kernel bastante normal. Já o Google tem trabalhado mais do lado do kernel, eles têm feito seus próprios sistemas de arquivos. Eles costumavam construir seus próprios drivers para seus discos rígidos pois possuíam alguns requisitos especiais.

Glyn Moody: Qual tem sido a utilidade do trabalho do Google sobre o kernel?

Linus Torvalds: Por alguns anos - falo de cinco ou dez anos atrás - o Google costumava ser este buraco negro. Eles contratavam engenheiros para o kernel que iriam desaparecer completamente da face da terra. Eles trabalhariam dentro do Google, e ninguém jamais ouviria falar neles novamente, pois eles fariam algo bem específico para o Google, e o Google realmente não requeria muito feedback. Isso melhorou muito, provavelmente porque o Google ficou um longo tempo em nossas versões [releases] 2.4. Eles permaneceram nisso durante anos, pois fizeram tantas modificações internas para seu hardware especializado em tudo, que apenas atualizar o kernel foi um grande problema para eles. E em parte por causa de todo o projeto Android, que eles realmente queriam que se tornasse muito mais ativo e “upstream”.

Agora eles estão mais ativos, as pessoas já não desaparecem mais por lá. Acontece que o kernel ficou melhor, a ponto de muitos dos problemas terem se tornado meros detalhes em vez de enormes buracos. Eles sabiam que poderiam usar o kernel padrão e, em seguida, fazer pequenos ajustes ao invés de grandes cirurgias para apenas fazê-lo funcionar na parte de infraestrutura.

Glyn Moody: Finalmente, você diz passar a maior parte do seu tempo respondendo emails: sendo uma pessoa que sempre pareceu ser um hacker por excelência, isso não lhe preocupa?

Linus Torvalds: Não diria que me preocupa. Acabo não trabalhando tanto com programação quanto gostaria. Por outro lado, é como alguns tipos de programação que não desejo fazer mais. Quando tinha 20 anos eu gostava de fazer drivers de dispositivo. Se eu nunca mais tiver que fazer um único driver de dispositivo na minha vida novamente, ficaria muito feliz. Algumas dores de cabeça do passado posso muito bem viver sem.

Eu realmente gostei de fazer o Git, foi de fato muito divertido. Quando comecei todo o projeto, a fazer a programação no espaço do usuário, o que eu não fazia há 15 anos, era algo como, uau, isso é tão fácil de fazer. Não preciso me preocupar com todas essas coisas, eu tenho uma pilha infinita, o [malloc] sempre funciona. Mas, no espaço do kernel, temos que nos preocupar com questões relacionadas a bloqueio, segurança, hardware. Enquanto fazia o Git, aquilo foi um alívio. Mas ficou chato.

Outro projeto que ainda estou envolvido é o de dive computing. Tivemos uma quebra no site kernel.org. Foi muito doloroso para os mantenedores, e o FBI se envolveu apenas descobrir o que havia acontecido. Durante dois meses, tivemos quase nenhum desenvolvimento no kernel - na verdade, as pessoas ainda estavam fazendo o desenvolvimento do kernel, mas o site principal, onde todo mundo se reunia, estava parado - e muitos desenvolvedores da parte principal do kernel perderam muito tempo verificando que ninguém tinha realmente feito nada. As pessoas ficaram um pouco paranóicas.

Assim, por alguns meses o meu trabalho principal, que era o de integrar o trabalho de outras pessoas, basicamente foi-se embora, porque o nosso site de principal integração estava estancado. Aí eu fiz meu software divelog, pois fiquei entediado, e isso foi divertido para mim. Logo, eu ainda faço programação, mas no final sempre volto para o kernel.

Fonte: h-online [em inglês].

Comentários


Outras notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 565474 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 482841 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 445810 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 324572 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 280437 leituras

  1. Cisco entrará no mercado de servidores

    Publicado em 28/01/2009 às 14:19 | 11857 leituras

  1. Como criar políticas para proteger dados confidenciais

    Publicado em 30/10/2013 às 10:01 | 8239 leituras

  1. iPad pirata tem câmera e sistema Android

    Publicado em 16/12/2010 às 10:26 | 8976 leituras

  1. Citrix virtualiza todos os desktops da IBM no Ciab 2008

    Publicado em 09/06/2008 às 12:17 | 8823 leituras

  1. HP contrata executivo da Nokia para chefiar webOS

    Publicado em 18/10/2010 às 12:03 | 7622 leituras

whitepapers

mais whitepapers