Facebook monta estratégia para quebrar resistência das teles ao Internet.org

Publicado em 05/06/2015 às 12:43 | 9973 leituras

O debate sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet está, neste momento, bastante concentrado nos modelos de acesso gratuito – ou ‘zero rating'. A incerteza sobre a legalidade desse tipo de acesso, aliada às críticas ao projeto do Facebook nessa área parece deixar as teles no Brasil bastante cautelosas.


Versão para impressão Enviar por email


O debate sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet está, neste momento, bastante concentrado nos modelos de acesso gratuito – ou ‘zero rating'. A incerteza sobre a legalidade desse tipo de acesso, aliada às críticas ao projeto do Facebook nessa área parece deixar as teles no Brasil bastante cautelosas.


Até aqui, em que pese as tentativas do Facebook, nenhuma operadora que atua no país se acertou com a rede social para oferecer o Internet.org, admite o novo vice-presidente de políticas públicas da empresa, Kevin Martin. Contratado há exatamente um mês, Martin fez do Brasil uma de suas primeiras escalas na tentativa de convencer governos, teles e, especialmente, os críticos de que o projeto não fere a neutralidade de rede e merece apoio.


“O que estamos oferecendo não é um plano comercial, não restringe acesso e não retém dados. O Internet.org não fere a neutralidade de rede porque ninguém paga, é grátis e não discriminatório, uma vez que não há arranjos exclusivos. Quem quiser pode entrar. O objetivo é viabilizar que mais pessoas se conectem, até porque quanto mais gente estiver online, maior é o valor da rede”, defende o executivo em entrevista ao Convergência Digital.


Segundo o vice-presidente da rede social, essa é a linha da resposta que o Facebook dará ao Comitê Gestor da Internet, o CGI.br, que há duas semanas encaminhou um questionário à representação da empresa no Brasil, onde demonstra dúvidas sobre como o serviço gratuito respeita a legislação nacional que exige neutralidade de rede, respeito à privacidade e garantias de acesso não discriminatório.


Kevin Martin foi presidente da FCC – a Anatel dos EUA – durante os dois mandatos de George W. Bush. Embora Republicano, votou com os comissários Democratas e contra seus correligionários no principal debate sobre neutralidade de rede no período: as práticas da Comcast de degradar o tráfego de conteúdos peer-to-peer. “Ninguém concordaria que o Correio abrisse uma carta e decidisse não entregá-la, escondesse o fato e a devolvesse com carimbo ‘endereço desconhecido’”, sustentou na época.


Bom de conversa, Martin tem, apesar do título do cargo, a evidente missão de tirar o Facebook da tempestade de relações públicas em que se meteu o Internet.org. Não por menos, sustenta que a porta grátis é um chamariz para atrair o maior número de pessoas que ainda não descobriram, ou não podem pagar, por conexões à rede. E até já cunhou um bordão: “Estamos oferecendo um almoço grátis na esperança que as pessoas voltem para o jantar pago.”


Embora o Internet.org se baseie na seleção de sites e aplicativos cujo acesso não consome franquia de dados, Martin tenta repelir a ideia de que se trata de um ‘jardim murado’ que tem o Facebook como ‘leão-de-chácara’. “A iniciativa é desenhada como uma oferta introdutória. Se as pessoas ficarem apenas no Internet.org, ela não será bem sucedida”, insiste, sustentando que “o Facebook não paga, a operadora não paga, os aplicativos não pagam e o cliente não paga”. 


Ou melhor, o Facebook alega que não paga aos parceiros, mas segundo Kevin Martin é a empresa quem sustenta financeiramente o Internet.org ao patrocinar a equipe que promove o projeto e o desenvolvimento de conteúdos – inclusive já com parceiros brasileiros nesse campo, diz ele. As próprias operadoras que aderem ao projeto, no entanto, também investem no marketing para atrair novos usuários.


Mas enquanto alega não ser um ‘jardim murado’ porque “abrimos a plataforma para qualquer conteúdo”, é certo que esse “qualquer” precisa se enquadrar em critérios definidos pela rede social, como ser “leve” no consumo de dados, não envolver vídeos ou imagens “pesadas”, por exemplo. Mas outra questão importante é que o Internet.org não aceita dados criptografados – por sinal, mais uma fonte de críticas ao projeto. “É um desafio de engenharia, pelo problema de encriptar dados em conteúdo que precisa ser acessado por aparelhos 2G”, diz.


Como “prova” do sucesso, o Facebook traz números justamente do país que deu maior impulso às queixas de que o projeto fere a neutralidade. “Na Índia, onde já são quase 800 mil pessoas usando, cerca de 90% dos dados vem de fora do Internet.org”, diz Martin. Lá na Índia, porém, o próprio FB admitiu que desses 800 mil, apenas 20% são novos usuários – os demais já tinham planos de dados móveis com a parceira local, a operadora Reliance.


Via ConvergênciaDigital

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 597403 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 514725 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 492345 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 359775 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 305189 leituras

  1. Google diz que OOXML da Microsoft é insuficiente e desnecessário

    Publicado em 26/02/2008 às 12:53 | 13917 leituras

  1. Ubuntu 8.04 "Hardy Heron" chega ao fim de seu ciclo de vida

    Publicado em 14/05/2011 às 21:32 | 14794 leituras

  1. Cisco será fornecedora oficial de TI das Olimpíadas de 2016 no Brasil

    Publicado em 12/12/2013 às 15:52 | 12265 leituras

  1. Quer ganhar um ano de Linux Magazine digital e ter acesso a todos os PDFs anteriores?

    Publicado em 25/07/2011 às 10:50 | 14459 leituras

  1. Novo Carrier Grade Linux 6.0 com ambientes configuráveis em tempo real

    Publicado em 26/10/2010 às 19:08 | 11829 leituras

whitepapers

mais whitepapers