Falhas de segurança graves no SSL e no SSH

Publicado em 01/01/2009 às 22:02 | 18866 leituras

Ao final do quarto dia da 25ª edição do Chaos Communication Congress (25c3) — ocorrido em Berlim, na Alemanha, de 27 a 30 de dezembro de 2008 — causaram sensação as apresentações de dois palestrantes a respeito de falhas de segurança em dois dos mais importantes protocolos utilizados na Internet quando a questão é segurança: SSH e SSL.


Versão para impressão Enviar por email


Ao final do quarto dia da 25ª edição do Chaos Communication Congress (25c3) — ocorrido em Berlim, na Alemanha, de 27 a 30 de dezembro de 2008 — causaram sensação as apresentações de dois palestrantes a respeito de falhas de segurança em dois dos mais importantes protocolos utilizados na Internet quando a questão é segurança: SSH e SSL.



A palestra de Luciano Bello e Maximiliano Bertacchini discorreu especificamente sobre a falha de segurança no gerador de números pseudo-aleatórios que se abateu sobre o projeto Debian em meados de 2008 (publicamos este artigo a respeito, na 46ª edição da Linux Magazine). Os dois pesquisadores argentinos, membros do Laboratorio de Investigación y Desarrollo en Seguridad Informática — diretamente ligado ao Ministério da Defesa da Argentina —, analisaram a brecha de segurança mais a fundo e alertaram para o fato de que o problema não afeta somente servidores Debian, mas todos aqueles para os quais foram gerados certificados de acesso utilizando Debian. Além disso, o problema não afeta somente o SSH, mas também arquivos assinados via GPG ou certificados SSL gerados com a biblioteca libssl.



Para coroar o final do evento, entretanto, foi apresentada uma palestra cercada de uma aura de misticismo, sobre como seria possível — de modo bastante prático — se aproveitar de uma falha de segurança no mecanismo de geração de chaves MD5. Uma equipe internacional, encabeçada por Jacob Appelbaum, demonstrou como um certificado raiz completo que é aceito por qualquer navegador de Internet pode ser criado a partir dessa brecha de segurança.










Com um cluster de 200 Playstation 3, a equipe internacional de pesquisadores e desenvolvedores calculou colisões para o algoritmo de criação de chaves MD5.


O truque foi encontrar um provedor de certificados SSL listado por padrão nos navegadores de Internet que ainda usasse o algoritmo MD5 para geração de chaves — apesar das brechas de seguranças que foram reportadas para esse algoritmo em 2004 e 2007. A função de geração de chaves do algoritmo MD5 permite criar uma réplica de arquivo com a mesma identificação digital (hash fingerprint) do arquivo original. Essa réplica é conhecida por especialistas pelo nome de “colisão”. Dispondo-se de potência computacional adequada, pode-se manipular uma quantidade limitada de bytes do arquivo de colisão. A equipe envolvida nesse projeto utilizou-se para essa finalidade de um cluster composto por 200 unidades da Sony Playstation 3, cada uma delas equipada com um processador do tipo Cell, que usaram o arquivo de colisão em seus cálculos por três dias. Alternativamente, o cálculo poderia ter sido realizado através do aluguel de um cluster como o EC2 da Amazon, pela bagatela de 2.000 dólares.



Na prática



Os pesquisadores e desenvolvedores registraram então um domínio, para o qual foi criado um certificado SSL legítimo, por uma Autoridade Certificadora que ainda utiliza o algoritmo MD5. A partir desse certificado, foi preparado um arquivo de colisão, cujo resultado foi um certificado de Autoridade de Registro (Sub-CA certificate) “válido” — apesar de falso. Com alguns scripts — e um pouco de sorte — foi obtido um certificado com um número de série e data de criação arbitrários, o que é pré-requisito para o ataque. Isso tudo foi possível em apenas quatro finais de semana e com um custo de menos de 1.000 dólares em certificados SSL.



Se um agressor pudesse — na condição de intermediário (man in the middle) — desviar conexões criptografadas via SSL, e apresentar em seguida, ao invés do certificado do servidor ao qual se solicitou uma conexão, um certificado falso assinado pela Autoridade de Registro, conforme descrito acima, o navegador não teria praticamente nenhuma chance de reconhecer essa manipulação. A segurança de aplicativos bancários via Internet, de conexões criptografadas via SSL a servidores IMAP, bem como o uso de conexões VPN usando SSL, estariam total e irremediavelmente comprometidas nesse caso. Entretanto, como os descobridores da falha de segurança não pretendem divulgar o certificado falso, os desenvolvedores de navegadores de Internet e as Autoridades de Certificação ainda têm algum tempo para atualizar seus aplicativos.


Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618808 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 536100 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516771 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 382400 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325979 leituras

  1. Amazon quer lançar sua própria loja de aplicativos para Android

    Publicado em 30/09/2010 às 13:54 | 13178 leituras

  1. Canonical removerá o Java da Sun dos sistemas de seus usuários

    Publicado em 16/12/2011 às 17:59 | 17105 leituras

  1. Baixe os novos whitepapers da Oracle e concorra a uma assinatura digital da Admin Magazine

    Publicado em 06/04/2011 às 11:57 | 15779 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516771 leituras

  1. Phusion Passenger 3.0.0 final liberada

    Publicado em 20/10/2010 às 15:08 | 13566 leituras

whitepapers

mais whitepapers