FISL 9.0: Sun aprendeu muito sobre Código Aberto

Publicado em 17/04/2008 às 19:05 | 13938 leituras

Em conversa exclusiva com a Linux Magazine, os executivos da Sun envolvidos com os projetos de Código Aberto da empresa afirmaram que aprenderam muito a respeito do processo de abertura de código-fonte nos últimos doze meses. Suas principais descobertas são o interesse da comunidade nesses softwares e a velocidade com que a inovação acontece.


Versão para impressão Enviar por email



No último FISL, a Linux Magazine entrevistou Simon Phipps, Chief Open Source Officer da Sun, que, a respeito do processo de abertura do código-fonte dos softwares da empresa (incluindo a JDK), afirmou que "não existe experiência a respeito disso na indústria", advertindo aos leitores que "tenham em mente que nós sabemos que vamos errar" nesse processo. Simon Phipps infelizmente não compareceu à edição deste ano, mas os executivos presentes (Ray Gans e Rich Sands) esclareceram o que mudou nos últimos doze meses, por que algumas ações foram tomadas e o que podemos esperar para o futuro.



Primeiramente, em relação ao ano passado, a Sun aprendeu muito, segundo os executivos. No último FISL, pouco antes da conferência Java One, organizada pela Sun nos EUA, aproximadamente 96% do código-fonte da JDK estava liberado sob a GPL. Os trechos que faltavam ainda não haviam sido liberados por seus respectivos autores, efetivamente impedindo a Sun de tomar qualquer atitude em relação a eles. Hoje, a empresa já resolveu quase todas essas questões, após contatar esses desenvolvedores e chegar a acordos que lhes permitissem essa liberação ou, em alguns outros casos, trabalhando muito próxima à comunidade para escrever código (GPL, claro) para substituir os segmentos proprietários. A parte que ainda falta iberar é composta principalmente pelas bibliotecas de áudio.



Outro aspecto importante verificado pela criadora do Java foi a velocidade com que a JDK GPL foi incorporada a várias distribuições Linux --- "literalmente horas", afirmou Gans. "Poucas horas (literalmente horas!) após o anúncio na Java One, já havia um pacote da JDK para Gentoo. Mais algumas horas e o Fedora também já dispunha de um pacote". E assim foi, com várias distribuições incorporando a JDK a seus repositórios "numa velocidade estonteante". "Nós não prevíamos essa resposta tão rápida por parte da comunidade", afirmou Sands. O Iced Tea (um conjunto de patches sobre a JDK livre para suprir essas deficiências), da comunidade Fedora, por exemplo, levou apenas um mês para ficar pronto.


Compatibilidade



Para Rich Sands, uma parte importante do trabalho com a JDK aberta é garantir sua compatibilidade. Por isso, em agosto do último ano, a Sun anunciou a licença para o TCK (Technology Compatibility Kit). "Em novembro, a Red Hat adquiriu essa licença, construiu um framework de testes e começou a realizar testes com o Iced Tea para garantir sua compatibilidade".



O executivo afirmou ainda que "nós começamos a liberação do código do OpenJDK pela versão 7, cuja especificação da Java SE, 1.7, ainda não havia sido lançada. Mas logo descobrimos que os usuários queriam usar, hoje mesmo, uma versão livre. Por isso, criamos também a OpenJDK 6, que implementa as especificações Java SE 1.6, a que é usada atualmente".


Estratégia



Para a Sun, garante Ray, o Linux é estratégico, pois "queremos que o Java esteja em todos os lugares". O valor da abertura da OpenJDK é justamente aumentar a presença de outros projetos que dependam do Java, como o Glassfish, Netbeans e JavaDB, por exemplo. "Agora já temos toda a pilha de softwares de Código Aberto, desde o OpenSolaris até os componentes e aplicativos que rodam sobre o Glassfish."



Com os prêmios que oferecemos aos desenvolvedores, nós gostamos de afirmar que, muito mais do que a tradicional afirmativa de que "Código Aberto significa pessoas de verdade desenvolvendo softwares de verdade", nós agora permitimos que pessoas de verdade criem softwares de verdade e ganhem dinheiro de verdade.


MySQL



Quando perguntados sobre os verdadeiros motivos e o real valor da aquisição da MySQL AB, Sands e Gans afirmaram que a base de usuários e a grande difusão desse banco de dados de Código Aberto foram os principais motivos da aquisição. No entanto, ainda não sabem especificar mais precisamente por que o PostgreSQL, cujo desenvolvimento tradicionalmente recebe importantes investimentos por parte da Sun, não supria essas necessidades da empresa --- por não serem exatamente desse ramo da companhia, focando-se mais em Java, argumentaram.


Previsões



A respeito de previsões para o próximo ano, os executivos disseram acreditar que veremos o Java presente em todas as distribuições Linux, assim como pretendem já ter uma relação bem mais sólida com cada uma das distribuições.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 608937 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 526144 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 506101 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 371914 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 316077 leituras

  1. Intel recusa adoção do Windows Vista

    Publicado em 27/06/2008 às 9:50 | 13790 leituras

  1. O caminho à frente para o Ubuntu 13.04

    Publicado em 08/11/2012 às 10:02 | 15839 leituras

  1. Facebook atinge a marca de 500 milhões de usuários

    Publicado em 22/07/2010 às 16:00 | 12527 leituras

  1. Linux Foundation olha para os usuários finais

    Publicado em 27/08/2008 às 11:04 | 13053 leituras

  1. Desenvolvedores do Amarok lançam campanha para arrecadar fundos

    Publicado em 20/10/2010 às 16:44 | 13067 leituras

whitepapers

mais whitepapers