Gianugo Rabellino do MS OpenTech fala sobre Gestão de Projetos Open Source na Microsoft

Publicado em 11/07/2014 às 10:40 | 11439 leituras

Gianugo Rabellino é diretor sênior das comunidades de código aberto da Microsoft Open Technologies, uma subsidiária da Microsoft Corporation que está comprometida em antecipar o compromisso da Microsoft com a abertura de código em toda a empresa e em toda a indústria.


Versão para impressão Enviar por email



Gianugo Rabellino é diretor sênior das comunidades de código aberto da Microsoft Open Technologies, uma subsidiária da Microsoft Corporation que está comprometida em antecipar o compromisso da Microsoft com a abertura de código em toda a empresa e em toda a indústria. Com mais de 20 anos de experiência com comunidade de código aberto, também é co-fundador da primeira associação oficial sobre Linux na Itália, elevando a relevância do Linux e do mundo open source naquela região. Atualmente ocupando o cargo de vice-presidente da Comissão de Gestão do Projeto Apache Attic, Gianugo falou sobre a sua perspectiva acerca da abertura de códigos da Microsoft e sobre como é ser uma parte integrante do MS OpenTech.


Alguma experiência de vida afetou sua maneira de trabalhar?
 


Cresci e trabalhei na Europa, passei 20 anos atuando como empresário, executivo de empresa de pequeno porte e líder de associação da indústria mundial - e também passei esses 20 anos pagando minhas contas com software de código aberto.


Da minha experiência como empresário, o que mais importa é a capacidade de executar e interagir rapidamente em idéias e projetos que utilizam tecnologias que ajudam a apoiar negócios que estão em constante mudança. TI vai muito além do velho debate de preto ou branco. Na nuvem, onde os clientes não têm que se preocupar sobre como gerenciar seu hardware, sistema operacional ou banco de dados, e em um mundo onde o hardware está intimamente ligado com o software e a monetização real acontece em nível de aplicativos, falando de código aberto ou software proprietário como alternativas em vez de complementos em um complexo sistema simplesmente não é mais relevante. A abertura de código fez maravilhas nas últimas décadas, e o mínimo que podemos fazer em troca é tentar entender o que o código aberto significa hoje no novo mundo de dispositivos e serviços.


Como uma pessoa totalmente adepta do open source, neste meu longo tempo trabalhando na Microsoft - uma das coisas que aprendi é que, como o mundo mudou, a Microsoft também mudou, com um foco renovado em tentar compreender a mistura por vezes indescritível de open source, padrões abertos, comunidades de desenvolvedores e a interoperabilidade que caracteriza o que realmente significa a abertura de código hoje em dia. E este é um esforço que envolve todos os níveis da empresa.


Em minha primeira semana na Microsoft, me lembro de Jean Paoli (Presidente da MS OpenTech) me dizendo que eu deveria gastar um tempo em reuniões com todas as pessoas da empresa que tivessem interesse em open source. Eu não tinha idéia de que dois anos mais tarde ainda estaria trabalhando nestas reuniões e com uma longa lista de pessoas para atender!


Qual é sua experiência mais recompensadora ou mais gratificante parceria?


Em abril de 2013, o MS OpenTech comemorou seu aniversário de um ano, e que ano!


Temos orgulho de ter enviado 51 projetos entre código open source e padrões abertos. Expandimos dramaticamente a forma como os desenvolvedores podem construir aplicativos em plataformas Microsoft e não-Microsoft. Ajudamos os desenvolvedores a criar aplicativos utilizando as mais recentes tecnologias em serviços e dispositivos.


O logo da MS OpenTech é um tipo de ponte, e representa a forma como estamos construindo pontes entre um conjunto diverso de tecnologias e descobrindo que as fronteiras estão diminuindo entre as empresas comerciais com código proprietário e de  software de código aberto. 2013 foi realmente um grande ano.


Você vê o espírito de abertura dos códigos mudando a forma como a Microsoft faz negócios?


A Microsoft sempre teve enraizada a tentativa de abrir oportunidades para os outros. Há mais de 30 anos atrás, a Microsoft ajudou a colocar um computador em cada residência, pessoas conectadas em todo o mundo, espalhou a inovação e tornou possível para os indivíduos e as empresas a operarem da maneira que fazem hoje.


Esta revolução do PC cresceu e se tornou uma revolução onde os padrões de código aberto ajudaram a impulsionar a inovação ao longo do tempo. A revolução do PC pregava o empoderamento pessoal. Esse espírito é muito relevante hoje em dia, talvez até mais do que a tecnologia, que evoluiu a tal ponto onde está costurada no próprio tecido de nossas vidas cotidianas. Hoje, a revolução da abertura de código continua a transformar um mundo de dispositivos conectados a serviços on-line, e estamos honrados em ser uma parte dela.


Ao longo dos últimos anos, a Microsoft vêm fazendo um grande conjunto de alterações em suas práticas de tecnologia e de negócios, que aumentaram a possibilidade da abertura do código de seus produtos e levaram uma maior interoperabilidade e oportunidade em toda a comunidade de desenvolvedores de TI, parceiros, clientes e concorrentes. No MS OpenTech, nos concentramos em fornecer aos nossos clientes ainda mais opções e oportunidades para utilizar tecnologias Microsoft e não-Microsoft juntas em ambientes heterogêneos.


Você chegou a encontrar alguém que fosse cético em relação ao trabalho realizado pela Microsoft em conjunto com as comunidades de código aberto?


Uma das melhores coisas sobre o modelo de código aberto é a transparência: basta dar uma breve olhada no Github, no Codeplex, nas listas de discussão do W3C e outros locais e todos poderão ver por si mesmos o que a Microsoft está fazendo em relação ao código aberto. Nós permitimos software open source em nossas plataformas e encorajamos desenvolvedores de código aberto a continuarem a pensar em Windows e Windows Phone como plataforma para que eles desenvolvam seus códigos dali em diante. Hoje, o Linux é bem-vindo na nuvem Windows Azure; desenvolvedores estão usando ferramentas de código aberto populares para construir aplicativos para dispositivos Windows; Apple, Google, Microsoft e outros estão trabalhando em conjunto com a comunidade para definir de forma transparente o futuro da web aberta.


Já se foram os tempos das pessoas e organizações que utilizavam uma tecnologia única, seja um sistema operacional, uma linguagem ou uma plataforma. A abundância de soluções prontamente disponíveis e a pressão constante de time-to-market, tem esculpido por si mesmo a mudança do datacenter para a sala dos usuários e mudou a conversa da filosofia ao pragmatismo; aquele em que as tecnologias de código aberto e de propriedade estão frequentemente trabalhando juntas. Reconhecemos a mudança da Microsoft em relação à tecnologias abertas e estamos dispostos a trabalhar com ainda mais afinco para que tecnologias Microsoft e não-Microsoft possam continuar a trabalhar juntas.


Existe algum fato sobre você, que as pessoas poderiam se surpreender em saber?


Sempre me divirto quando vou fundo em uma conversa técnica e, em seguida, as pessoas descobrem que sou, na verdade, um advogado. Uma vez tive que escrever a história completa no meu blog. E, no entanto, 20 anos depois, estou mais positivavamente certo de que fiz a escolha certa. Também abandonei uma carreira reconhecidamente não muito esperançosa como um tenor de ópera, quando achei que seria mais bem sucedido se casasse minhas paixões como Opera e Internet: então lancei o Operaweb, um dos mais antigos (desde 1996!) websites de ópera.


Qual é a sua inovação tecnológica favorita?


Posso responder duas? No momento estou absolutamente maravilhado com a grande transição que faz a leitura óptica de conteúdo para o computador, convertendo o material em conteúdo compreensível: as interfaces de aprendizado das máquina, o processamento de linguagem natural e o foco no novo usuário estão em seus primeiros dias e com um grande potencial ainda inexplorado. Mas, falando dos meus 20 e tantos anos de experiência, acho que a Internet vai entrar para a história junto com a descoberta do fogo, da roda e da imprensa: ainda me lembro da emoção quando meu primeiro ping a partir de uma pequena cidade na costa da Ligúria, na Itália teve uma uma resposta pong a partir de um laboratório de informática na costa leste de os EUA. Era apenas um punhado de bytes, mas eles me fizeram pular por todo o meu quarto pensando sobre as enormes possibilidades.


Onde você acha que se concentrou o seu melhor trabalho?


 Sou absolutamente nômade e eu não tenho um "onde" em especial. Ao contrário de muitos outros, eu particularmente não me importo com interrupções e faço muitas coisas por vez. Aprendi a lidar com elas como uma parte necessária de um ambiente de trabalho eficaz e como pai de dois filhos pequenos. Quando eu realmente preciso fazer alguma coisa complexa, confio em grande parte na técnica Pomodoro: a idéia de bloquear toda a conectividade e isolar-me por 25 para concretizar uma tarefa é a dica mais simples e eficaz de produtividade com a qual me deparei ao longo do tempo.


 


 

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 598904 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 516190 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 494634 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 361347 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 306361 leituras

  1. Nova versão do Chrome aperfeiçoará seu leitor de PDFs

    Publicado em 21/06/2010 às 7:10 | 11972 leituras

  1. Microsoft fecha o ano com pacote gigante de atualizações

    Publicado em 15/12/2010 às 17:40 | 12347 leituras

  1. IBM anuncia iniciativas de segurança para cloud

    Publicado em 27/10/2010 às 10:14 | 11499 leituras

  1. Nova carreira em TI no Brasil: o cientista de dados

    Publicado em 04/03/2013 às 10:06 | 26628 leituras

  1. Lançado o kernel Linux 3.0

    Publicado em 22/07/2011 às 17:27 | 17851 leituras

whitepapers

mais whitepapers