IBM anuncia novos produtos para levar recursos de Big Data e Computação em Nuvem para PMEs

Publicado em 05/02/2013 às 14:32 | 15410 leituras

Novas ofertas têm o objetivo de reduzir o custo e a complexidade das tecnologias de análise de dados e cloud, tornando-as mais acessíveis e reforçando o conceito de Smarter Computing no mercado.


Versão para impressão Enviar por email


A IBM anuncia o lançamento de novos produtos voltados a Big Data e Computação em Nuvem. Parte do portfólio de Smarter Computing, com foco em empresas de pequeno e médio portes e mercados emergentes, a companhia está disponibilizando oito novos servidores Power Systems, três novos modelos da família PureSystems e novos softwares para  os sistemas de armazenamento. A ideia é oferecer às pequenas e médias empresas a oportunidade de adotar essas novas tecnologias, aumentando sua capacidade de criar serviços em nuvem rapidamente e analisar grandes volumes de dados, de forma a tornar mais assertivo o processo de tomada de decisões. 


Responsáveis por quase metade do PIB mundial, as PMEs têm grande dificuldade para adotar big data e computação em nuvem devido ao custo dos sistemas e ao déficit de competências, sem poder qualificar seus serviços de forma a torná-lo mais competitivo em relação às empresas que possuem orçamentos mais elevados. 


Principal destaque deste anúncio, a IBM está estendendo a tecnologia do microprocessador POWER7+ para sistemas mid range e entry level. Os processadores POWER7+ são uma plataforma melhor para big data e nuvem do que os chips x86, por exemplo, porque a virtualização, componente principal para computação de big data, está integrada no processador IBM.  


A IBM ainda anuncia dois novos sistemas PowerLinux – 7R1 e 7R2 – que também rodam em processadores POWER 7+ e são direcionados para cargas de trabalho Linux; e os novos Power Systems 750 e 760, que fornecem uma plataforma de consolidação com escalonamento e provisionamento automático de big data e cargas de trabalho em nuvem. Os produtos partem do valor médio de US$ 5.947* para AIX, Linux ou IBM i, o que torna a aquisição de tecnologias de análise de dados uma realidade acessível e viável a empresas de todos os portes.  


Outra novidade é o PureData System para Analytics desenvolvido com tecnologia Netezza, que oferece capacidade 50% maior por rack e é três vezes mais rápido no processo de análise de dados. O sistema entra em funcionamento em questão de minutos. Com esta nova tecnologia, os usuários poderão gerenciar uma quantidade maior de dados com mais facilidade e rapidez, preservando, ainda, a eficiência do data center. 


“Nossa proposta é firmar a ideia de que as empresas não precisam de um conjunto avançado de habilidades de TI para adotar recursos de big data e computação em nuvem – duas peças-chave que estão dando novos rumos ao futuro da TI”, diz Ana Zamper, VP de Systems and Technology Group da IBM Brasil. “Com a diminuição dos custos e a redução da complexidade, aumentamos a área de cobertura da tecnologia líder de mercado da IBM e auxiliamos nossos clientes de todos os portes, em todos os mercados, a adotarem computação de última geração”, destaca.  


A IBM estima que 2,5 hexabytes de dados são criados a cada dia — um número tão grande que 90% dos dados existentes no mundo hoje teriam sido criados apenas nos últimos dois anos. Como resultado, organizações de todos os portes e em todos os segmentos de mercado têm o desafio de encontrar caminhos mais simples e econômicos para analisar dados e atender melhor às necessidades do cliente.   


 
IBM simplifica a adoção de nuvem pelas empresas


Em uma pesquisa recente da IBM, quase 75% dos líderes indicaram que suas empresas testaram, adotaram ou implementaram substancialmente cloud computing em suas organizações – sendo que 90% dos entrevistados esperam fazer isso nos próximos três anos. Embora a demanda seja alta, muitas organizações – sejam PMEs ou empresas de mercados maduros ou em expansão – não dispõem das competências necessárias para adotar cloud. Com foco nessa necessidade, um dos lançamentos é uma nova versão, de baixo custo, do IBM PureSystems Application System, desenvolvido com design escalável. 


Simples de instalar, todos os membros da família PureSystems foram criados para a nuvem. Com uma área de cobertura menor, a tecnologia é direcionada para organizações que necessitam de competências de TI para adotar a nuvem. Em até 4 horas, ele fornece toda a infraestrutura e o software de gerenciamento necessários para desenvolver e implementar rapidamente novos aplicativos na nuvem ou nas instalações da empresa. O sistema facilita a automação de serviços em cloud sem conhecimento interno e reduz o consumo de energia em 30%.  


Além disso, as novas edições de Pure Flex e Flex System para Managed Service Providers (MSPs) também fornecem aos clientes e Parceiros de Negócios IBM uma plataforma de implementação de nuvem acelerada, de gerenciamento mais fácil e mais econômica do que a opção de criar as próprias plataformas. Essas novas ofertas permitirão que os MSPs cortem despesas operacionais em até 50%.  


Já na área de armazenamento, o IBM SmartCloud Storage Access é um novo pacote de software que permite às organizações estabelecerem nuvens privadas de armazenamento seguro. O software conta com um portal de autoatendimento que possibilita a qualquer usuário criar uma conta, configurar o volume de armazenamento necessário e começar a fazer o upload de arquivos pela nuvem – tudo isso com apenas alguns cliques e sem o auxílio de um administrador de TI.


 
Banco IBM


Disponível para aquisições de soluções de Smarter Computing, o IBM Global Financing (IGF), braço de leasing e financiamento da IBM que já possui 30 anos de operação no mundo, é considerado hoje a maior financiadora do mercado de TI desde sua criação, em 1981. Sua missão consiste em disponibilizar soluções financeiras flexíveis e de custos competitivos a empresas de todos os portes, assim como oferecer alternativas para um melhor gerenciamento do orçamento de TI de seus clientes.


Para mais informações sobre a IBM visite http://www.ibm.com/br 
IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil

 
Fonte: Assessoria de Imprensa - In Press Brodeur

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 609048 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 526255 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 506205 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 372032 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 316188 leituras

  1. Scalix apresenta próxima geração de modelo de colaboração

    Publicado em 11/06/2008 às 20:29 | 17435 leituras

  1. BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

    Publicado em 30/03/2016 às 11:20 | 25122 leituras

  1. Simpress abre 100 vagas para filiais espalhadas pelo Brasil

    Publicado em 13/09/2013 às 17:40 | 12722 leituras

  1. Firefox 6 dentro do prazo

    Publicado em 18/08/2011 às 12:21 | 16917 leituras

  1. Novo membro indicado para o Comitê Técnico do Debian

    Publicado em 25/08/2011 às 20:27 | 14577 leituras

whitepapers

mais whitepapers