Ingex: o projeto de código aberto da BBC

Publicado em 12/04/2008 às 19:43 | 13495 leituras

A BBC (British Broadcasting Corporation) desenvolveu um sistema digital de gravação e armazenamento de vídeo e áudio — o Ingex — e abriu o seu código. Anika Kehrer, nossa correspondente da Linux Magazine Alemanha, fez uma análise dos recursos do sistema, que foi publicado como estudo de caso de código aberto junto à União Européia.


Versão para impressão Enviar por email


Por Anika Kehrer e Rafael Peregrino da Silva





Uma equipe de desenvolvimento de software do Departamento de Pesquisa e Inovação da BBC (British Broadcasting Corporation) criou um conjunto de aplicativos para produção de conteúdo em vídeo e áudio a baixo custo, sem a necessidade da utilização de fitas. O sistema se chama Ingex, e foi projetado de forma a aproveitar as vantagens do baixo custo dos processadores, memórias e dispositivos de armazenagem em geral. A decisão de desenvolver uma ferramenta própria não teve, entretanto, apenas motivos financeiros: requisitos especiais na produção de filmes da emissora foram um fator decisivo na escolha desse caminho. O sistema, que foi desenvolvido originalmente em 2005 para a terceira temporada do programa infantil BAMZOOKi, poderia ter ficado como uma iniciativa isolada dentro do departamento de pesquisa e desenvolvimento da emissora inglesa, mas está ganhando usuários no mundo todo, e recebendo contribuições de desenvolvedores de diversos países, desde que a empresa decidiu liberar o código fonte do programa sob a GPLv3.



E os recursos do software de código aberto realmente impressionam: o Ingex pode digitalizar material arquivado em fitas, sendo também capaz de fazer captura de vídeo e áudio via Serial Digital Interface (SDI), realizar transcodificação e wrapping em tempo real nos formatos Material Exchange Format (MXF) e Advanced Authoring Format (AAF), arquivamento em fitas padrão LTO-3 e funcionar como servidor de arquivos multimídia. A equipe de desenvolvimento da BBC desenvolveu o sistema de captura de vídeo inteiramente do zero, além de ter participado até mesmo do desenvolvimento dos formatos MMX e AAF. Outros recursos ainda se encontram em desenvolvimento. Por exemplo, atualmente, se o câmera interrompe a conexão com o servidor para mudar de posição, o software interrompe a gravação. Além disso, para minimizar o risco de perda de dados, versões futuras do Ingex deverão dispor de suporte a RAID5.



O projeto foi recentemente publicado como estudo de caso ([PDF, 649 kB], [ODT, 542 kB]) junto ao Open Source Observatory and Repository (OSOR), órgão ligado ao Interoperable Delivery of European eGovernment Services to public Administrations, Businesses and Citizens (IDABC), da Comissão Européia, responsável pela análise e pela homologação de software de código aberto a ser usado na administração pública.



Motivação



Durante a produção de um filme, as gravações de diversas câmeras precisam ser digitalizadas antes de irem para a edição, seja ela de áudio ou vídeo. Como há sempre várias câmeras e mais material é filmado do que é efetivamente utilizado, o processo de digitalização leva normalmente muito tempo. Além disso, para o início e o final de cada cena é necessário fazer manualmente marcações de data, hora e número da cena, de modo que os editores de vídeo possam identificar a seqüência das cenas arquivadas. Essas marcações de tempo são convertidas posteriormente — via de regra, manualmente — em códigos especiais quando as cenas são digitalizadas. Como se pode imaginar, tudo isso é bastante trabalhoso. Essas e outras agruras do processo de gravação de filmes foram a motivação para desenvolver um sistema como o Ingex. Segundo o estudo apresentado à OSOR, a BBC vinha realizando testes há vários anos com sistemas digitais para realizar essas marcações de tempo de forma automática. Com base nesses experimentos, a emissora procurava consolidar o processo de gravação e edição de áudio e vídeo, sem que houvesse para isso a necessidade de gravação do material filmado em fitas magnéticas. E foi a partir dessa necessidade que o sistema Ingex de produção digital de filmes surgiu.



Ainda segundo o estudo, o sistema não estaria maduro o suficiente para o uso em ambientes de produção. Rob Verhoef, gerente de projetos do setor de tecnologia da empresa holandesa United Broadcasting Facilities (UBF), que presta serviços a produtores de filmes, se pronunciou a esse respeito, dizendo que o sistema é, atualmente, de difícil instalação e teria ainda alguns problemas de instabilidade. Ele afirmou, entretanto, não haver alternativa paga para o sistema que reúna a gama de recursos oferecida por ele. O grande forte do sistema, segundo Verhoef, é que ele disponibiliza os arquivos de mídia diretamente para a pós-produção, sem que haja mais a necessidade de arquivamento do material em fita. Além disso, o sistema de gravação ainda é capaz de armazenar simultaneamente diversas variações do mesmo material — com diferentes configurações — na mesma mídia de gravação.



Para fazer o estudo, além de Rob Verhoef, seu autor, Karsten Gerloff, entrevistou também John Fletcher, tecnólogo sênior da BBC New Media & Technology, e David Kirby, engenheiro-chefe de pesquisa e desenvolvimento da BBC Research and Technology, ambos referências consagradas na área de desenvolvimento do projeto Ingex. O fato de pesos pesados da área de pesquisa e desenvolvimento de uma instituição de peso como a BBC estarem por trás de um projeto de código aberto concebido com as especificações citadas acima, serve para ilustrar uma vez mais a robustez do modelo de desenvolvimento de aplicativos de código aberto.



O próprio autor do estudo, Karsten Gerloff, não deixa para menos: cientista-pesquisador de culturas com ênfase em Software Livre e pesquisador convidado do Centro de Pesquisa da Universidade de Maastricht e da Universidade das Nações Unidas (UNU-MERIT) em Maastricht, atuou anteriormente na Free Software Foundation Europe (FSFE).



Saiba mais:



Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 593545 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 511063 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 486858 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 355988 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 302575 leituras

  1. Ice Cream Sandwich para processadores x86

    Publicado em 01/12/2011 às 16:41 | 12443 leituras

  1. Pac Man comemora 30 anos

    Publicado em 24/05/2010 às 8:28 | 12318 leituras

  1. Verisign é selecionada para operar o registro de nome de domínio .gov

    Publicado em 14/02/2011 às 13:23 | 13509 leituras

  1. Rootkit infecta servidores web Linux

    Publicado em 21/11/2012 às 16:14 | 17633 leituras

  1. Alog Data Centers do Brasil anuncia 49 vagas de emprego em SP e RJ

    Publicado em 08/11/2012 às 9:39 | 13910 leituras

whitepapers

mais whitepapers