IoT e big data 'quebram' as paredes das salas de aulas

Publicado em 28/08/2015 às 18:16 | 6166 leituras

O conceito ainda é novidade no mundo. Todos ainda estão aprendendo como usar melhor essas ferramentas e a perspectiva é que a aplicabilidade cresça muito nos próximos anos, afirma Milet.


Versão para impressão Enviar por email


A Aprendizagem Adaptativa (Adaptive Learning) em educação a distância (EAD) tem revolucionado a forma de aprendizagem como uma alternativa mais eficiente ao modelo tradicional de ensino. “Desde sempre, nas escolas, quem se adapta à matéria (disciplina) é o aluno, já que ela é dada de uma única maneira e no mesmo ritmo e horário para todos os alunos da mesma turma. Na aprendizagem adaptativa é a matéria que se adapta ao aluno, seguindo ritmo e os conhecimentos anteriores dele”, afirma Paulo Barreira Milet, diretor da Eschola.com, e especialista em educação a distância.

Segundo Milet, que será um dos palestrantes do Rio Info 2015 no painel dedicado à Educação Digital, o método adaptativo pode ser aplicado por meio de plataformas inteligentes com softwares diferenciados, que propõem atividades sob medida para cada aluno. “A partir de testes rápidos e periódicos, o sistema pode reconhecer automaticamente o que o aluno já sabe e o que não sabe de determinado tema, apresentar conteúdos para cobrir a deficiência, e, além disso, permite o aprendizado em qualquer lugar e a qualquer hora via internet”.

Para o especialista, o novo modelo vai proporcionar uma quebra das paredes das salas de aula e do próprio modelo de ensino padronizado e sequencial. “Isso facilita muito o aprendizado e proporciona prazer em aprender. Em uma sala de aula o aluno que não segue o ritmo fica envergonhado de interromper e perguntar, prejudicando o aprendizado. Já os que sabem a matéria e estão adiantados, ficam entediados e desmotivados com o ritmo das aulas, e perdem o interesse”.

O conceito ainda é novidade no mundo. Todos ainda estão aprendendo como usar melhor essas ferramentas e a perspectiva é que a aplicabilidade cresça muito nos próximos anos, afirma Milet. “Tenho visto por aqui algumas plataformas já implementando educação adaptativa como, por exemplo: Studiare, Geekie, Knewton, eDoceo, são algumas que conheço. No entanto, a maioria dos métodos de avaliação nos sistemas de EAD ainda reproduzem os sistemas de avaliação tradicional das salas de aula”.

A tendência, segundo Milet, é que todas as plataformas de EAD já existentes se adequem a essa nova realidade e mesmo as que não adotem o conceito podem ser utilizadas de modo que as avaliações e direcionamentos sigam esse modelo. Outra tendência forte na educação, segundo Milet, é o uso de aplicativos e sistemas com base em big data, além dos programas com sensores embutidos na Internet das Coisas (IOT), que serão úteis para o monitoramento do aprendizado. O modelo convencional, onde o aluno precisa estar em sala de aula para aprender, também pode estar com os dias contados.

“Nos cursos convencionais, está ficando forte a tendência da flipped classroom, onde a matéria fica disponível na internet para leitura antes e não é dada em sala de aula. A sala serve para debates, experiências e esclarecimento de dúvidas. Do mesmo modo que o home office e o co-working estão crescendo, também vão crescer o home study e o co-study, quer dizer, sua sala de aula vai ser onde você estiver”, pontuou.

Os Massive Open Online Course (MOOCs), cursos online grátis disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem, também crescem a cada ano. Algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, já oferecem cursos nas mais variadas áreas de conhecimento. “Isso já está gerando uma nova discussão – e pode virar tendência -, sobre a eliminação do modo presencial nos dois primeiros anos da faculdade. Só nos dois últimos anos o aluno aparece, já para se especializar.” O tema Educação Digital faz parte do debate do Rio Info 2015. Conheça a programação completa e saiba como participar.


Via ConvergenciaDigital

Comentários


Outras notícias

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.

A produção colaborativa precisa de menos tecnologia e mais gente

Publicado em: 10/12/2015 às 12:32 | leituras |

A produção colaborativa tornou-se uma das grandes vedetes da Internet. Este artigo se propõe a analisar diversos aspectos da produção colaborativa e propor ações necessárias para fortalecê-la e disseminar seu uso no mercado nacional.

Publicada entrevista com Edgar Silva, VP da WSO2 para a América Latina

Publicado em: 13/11/2015 às 17:52 | leituras |

A Linux Magazine conversou com Edgar Silva, Vice-Presidente da WSO2 para a América Latina. A WSO2 é considerada um dos poucos fabricantes de software no mundo a fornecerem uma plataforma de middleware completa (e é o único fabricante a ter aberto o código da plataforma inteira).

Seu Linux pode ser infectado por malware, trojans, worms e web scripts

Publicado em: 11/11/2015 às 17:21 | leituras |

Sim, você leu certo: existem vírus para Linux; contudo, fique tranquilo: a maioria não possui alto poder destrutivo (ainda).

Futuro Digital, The Open Organization e oportunidades da TI Bimodal no Red Hat Forum em SP

Publicado em: 30/09/2015 às 21:44 | leituras |

Com entrada gratuita, evento de inovação open source para empresas do Brasil promete energizar as áreas de tecnologia das organizações. O Red Hat Forum reunirá os principais líderes de TI do país, que poderão experimentar, em sessões ao vivo, as últimas tendências que prometem transformar e reduzir os custos de TI.

MP denuncia Cartorio Virtual por venda de dados sigilosos, inclusive do WhatsApp

Publicado em: 18/09/2015 às 9:34 | leituras |

O Ministério Público denunciou à Justiça, o dono do site 'cartório virtual', que segundo o MP, faz venda de dados considerados sigilosos, entre eles, cópias de contas telefônicas, lista de bens e, até mesmo, conversas mantidas no WhatsApp, aplicativo de mensagem do Facebook, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, desta sexta-feira, 18/09.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 538748 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 455774 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 443489 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 296343 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 266033 leituras

  1. Teradata anuncia nova arquitetura para análise de Big Data

    Publicado em 22/02/2013 às 15:38 | 9878 leituras

  1. Scalix apresenta próxima geração de modelo de colaboração

    Publicado em 11/06/2008 às 20:29 | 12508 leituras

  1. Android conquista a Europa

    Publicado em 09/05/2011 às 12:31 | 9163 leituras

  1. Vulnerabilidade no navegador do Android ainda não corrigida

    Publicado em 04/02/2011 às 0:23 | 10195 leituras

  1. Efeito Wikipédia: Enciclopédia Britannica quer criar comunidade online

    Publicado em 09/06/2008 às 10:50 | 8462 leituras

whitepapers

mais whitepapers