Lançado o kernel Linux 3.0

Publicado em 22/07/2011 às 17:27 | 18831 leituras

Veja quais são as novidades da nova versão do kernel


Versão para impressão Enviar por email


Tux 3.0Após dois meses de desenvolvimento, e alguns dias de atraso, o novo kernel do Linux foi oficialmente lançado. Linus Torvalds anunciou oficialmente a versão 3.0 do kernel através da lista de desenvolvimento e de sua conta no Google+. No texto, o líder do projeto de desenvolvimento comenta que a abertura para mesclagem de código dessa nova versão foi relativamente tranquila, descontados alguns problemas que foram descobertos à véspera do lançamento, e que espera que a próxima abertura seja ser igualmente calma. Linus também ressaltou, como já tem feito há algum tempo, que a mudança de numeração tem uma função mais estética do que pragmática, com essa nova versão não surgiram incompatibilidades ou novos recursos que serviriam de marco para uma grande transição.

Contudo, essa declaração não deve ser usada para minimizar os avanços e mudanças que essa versão traz, como habitual temos novos drivers, algumas alterações de arquitetura e alguns pequenos problemas.

Começando pelas más notícias, o novo sistema de numeração pode causar problemas para alguns aplicativos, inclusive ferramentas de sistema, como o cryptsetup, device-mapper, LVM2, mdadm, module-init-tools e procps. Para evitar problemas esses programas devem ser atualizados juntamente com o novo kernel. Alguns desses aplicativos só ativam certos mecanismos para trabalhar com os novos kernels se o número de versão começa com "2.6", outros exigem que o número de versão tenha ao menos três conjuntos de dígitos. Essa prática foi duramente criticada por Torvalds e espera-se que seja abandonada nas próximas revisões de desenvolvimento de cada aplicativo. Como uma solução temporária, o novo kernel se identificará como 3.0.0, mas é apenas uma solução paliativa.

Entre as boas novas, temos a total integração da plataforma de virtualização Xen ao kernel, permitindo que a versão 3.0 possa ser usada como um sistema hospedeiro Xen (Dom0) sem nenhuma grande modificação, como antes se fazia necessário. A Linux Magazine já trouxe uma análise sobre essa integração.

No campo dos drivers e módulos temos uma mudança de realidade, antes os desenvolvedores e hackers do kernel corriam contra a agenda de lançamentos de novos produtos para integrar suporte a novidades na versão vindoura. A contínua contribuição dos fabricantes de hardware trouxe o sistema para a atualidade e pronto para tecnologias vindouras.

Entre as placas gráficas, o driver novo Radeon DRM/KMS já suporta o núcleo gráfico dos novíssimos processadores Llano da AMD para notebooks e desktops, e finalmente trouxe ao Linux o suporte a todas as placas Radeon existentes. Já o driver i915-DRM/KMS, para chips gráficos Intel em processadores e chipsets para notebooks e PCs, já oferece suporte ao núcleo gráfico presente nos processadores Ivy Bridge, que provavelmente não será lançado pela Intel até o começo do próximo ano. O novo driver Nouveau DRM/KMS, para placas gráficas NVIDIA, recebeu mudanças para suportar técnicas de mudanças entre os núcleos gráficos de processadores e dos chips GeForce, tecnologia que a NVIDIA tem chamado de "Optimus" em alguns notebooks.

Quanto aos adaptadores de rede, os novos drivers para placas Realtek e Ralink garantem suporte completo, mesmo que experimental, para novas placas de rede sem fio presentes no mercado. Aqui o trabalho é dos próprios desenvolvedores do kernel que tem conseguido avançar com seus drivers experimentais e abertos, descartando os drivers fechados, com blocos binários, fornecidos pelos fabricantes. O conjunto de módulos para Wi-Fi também já oferece um suporte "básico" à configuração Wake on Wireless LAN (WoWLAN).

Entre outros drivers que merecem destaque está o isci, incluído durante a fase de candidatos de lançamento do kernel, que dá suporte ao controlador SAS nos servidores e cliente C600 da Intel, que também será lançada nos próximos meses. Além disso há novos drivers para suporte à diferentes tecnologias de processadores Intel e AMD, como é o caso do suporte à função EHCI/XHCI Port no conjunto de drivers USB 3.0 e drivers que suportam os relatos de consumo de energia dos novos processadores Bulldozer da AMD. Há também um driver básico para o Microsoft Kinect.

A arquitetura do sistema também sofreu mudanças, após uma crítica severa de Linus Torvalds sobre a qualidade e práticas de código dos desenvolvedores ARM, o código ARM recebeu os primeiros esforços de limpeza. As mudanças e correções ficaram focadas no processo de reinicialização do sistema, buscando assim resolver problemas que existiam com alguns sistemas Apple e diversos notebooks Thinkpad.

Os hackers do kernel também removeram o recurso de "prefetching" de diversas áreas do código. Esse recurso oferecia a aplicativos a capacidade de pedir por dados pouco antes deles serem usados. Apesar de aumentar o desempenho, por carregar os dados na memória cache do processador, descobriu-se recentemente que muitos processadores modernos são capazes de realizar sozinhos a operação, sem a necessidade de intervenção do "pre-fetching" do kernel, que pode inclusive reduzir o desempenho geral do processo.

Foram implementados alguns novos recursos e correções nos principais sistemas de arquivo em desenvolvimento. O sistema XFS ganhou o suporte a "descarte online", que permite que mídias de armazenamento sejam informadas diretamente de áreas de memória recentemente desalocadas quando se deletam arquivos, um recurso importante para SDDs e soluções de armazenamento em rede que usam o modelo de provisão leve (thin provisioning).

O sistema Ext4 agora suporta a função "punch hole" que está acessível via fallocate e permite que programas informem o sistema de arquivos de áreas que não contêm nenhum dado. Esse recurso é especialmente útil para soluções de virtualização, pois permite que o sistema de arquivos desloque áreas de memória não usada em imagens de disco rígidos de arquivos escassos (sparse file hard disk images).

Ocorreram também grandes avanços com o Btrfs, como uma melhoria de desempenho na criação e deleção de arquivos com a inclusão do recurso recentemente desenvolvido chamado "Delayed Inode Items Operation". Foi incluído também o suporte à "scrub", que permite que usuários instruam o kernel a ler todos os dados de uma mídia de armazenamento e conferir a integridade de todos os arquivos presentes. Outro recurso incluso foi a opção de montagem "auto_defrag" que permite que o sistema se desfragmente automaticamente, já que a fragmentação costuma ser um problema com a forma de acesso do Btrfs aos arquivos, o Copy on Write (CoW). Contudo, apesar de tanto trabalho realizado, ainda não terminado um sistema de checagem e correção do sistema de arquivos, o que faz com que permaneça sob a classificação de experimental.

Ao todo o kernel já possui 14.732.555 linhas de código, e foram feitas no desenvolvimento dessa versão 9153 submissões de alteração ou acréscimo de código. Enquanto concordamos que as mudanças não representaram grandes marcos que ensejam mudanças de versão, também não podemos dizer que essa nova versão não nos trouxe nada demais.


http://git.kernel.org/linus/ff1b6e69ad4f31fb3c9c6da2665655f2e798dd70

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626803 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 544138 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525727 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390908 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333979 leituras

  1. Telecoms lançam sistema de negociação de infraestrutura online

    Publicado em 18/09/2013 às 11:58 | 12009 leituras

  1. [VÍDEO] Integração de aplicativos web com o Unity

    Publicado em 20/07/2012 às 11:29 | 16811 leituras

  1. Depois de assumir a liderança nos celulares, Android aumenta sua presença nos tablets

    Publicado em 27/01/2012 às 17:42 | 16178 leituras

  1. Mandriva Conectiva anuncia estratégia de canais e seleciona parceiros em todo Brasil

    Publicado em 26/02/2014 às 12:53 | 18328 leituras

  1. Ember.js é o novo nome do SproutCore 2.0

    Publicado em 14/12/2011 às 10:05 | 21476 leituras

whitepapers

mais whitepapers