Microsoft: Yahoo, interoperabilidade, SL/CA, padrões e estratégias

Publicado em 23/02/2008 às 6:48 | 22735 leituras

Nossos amigos do IDGNow! entraram em contato conosco recentemente, no intuito de saber qual era a nossa opinião a respeito das recentes notícias sobre a abertura das APIs de produtos de grande volume de "circulação" da empresa, bem como das outras três principais mudanças de estratégia da maior empresa de software do planeta, mormente aquelas envolvendo o SL/CA.

Vale questionar, entretanto, se o alvo dessa estratégia é o cliente ou a concorrência, e queremos realmente crer, para o bem da Microsoft, que ela esteja definitivamente direcionando seus esforços para a criação de serviços de qualidade para a gigantesca base de usuários da Internet. A obsessão para desbancar um concorrente raramente traz resultados positivos.


Versão para impressão Enviar por email


Por Rafael Peregrino da Silva



É surpreendente o enxame de notícias envolvendo a Microsoft que assolam os meios de comunicação, especializados ou não, por esses dias. Não há campanha publicitária que pudesse ser mais bem sucedida. Interessante notar também, que todo esse alvoroço se deve, em grande parte, mais à aproximação de uma concorrência antes ignorada ou, literalmente, execrada pela empresa: o Software Livre e de Código Aberto (SL/CA), e dois de seus maiores usuários, Google e Yahoo.



Nossos amigos do IDGNow! entraram em contato conosco recentemente, no intuito de saber qual era a nossa opinião a respeito das recentes notícias sobre a abertura das APIs de produtos de grande volume de "circulação" da empresa, bem como das outras três principais mudanças de estratégia da maior empresa de software do planeta, mormente aquelas envolvendo o SL/CA, conforme publicado à exaustão em diversos veículos na web.



Como, devido às nossas restrições de agenda, acabamos por não ter a oportunidade de nos manifestar a esse respeito, mas tendo seguido de perto toda essa movimentação já há bastante tempo, houvemos por bem dedicar algumas linhas nesse sentido. Pode parecer a alguns que estejamos especulando um pouco, mas, de outro lado, nos parece difícil crer que as atividades da Microsoft nos últimos quatro anos não estejam sendo orquestradas de maneira conseqüente e no sentido de permitir à companhia açambarcar o seu quinhão de um mercado que ela apenas timidamente tocou, e no qual o Google se configurou "campeão de audiência": o dos serviços na Internet, especialmente aqueles
subvencionados por publicidade.



Vale questionar, entretanto, se o alvo dessa estratégia é o cliente ou a concorrência, e queremos realmente crer, para o bem da Microsoft, que ela esteja definitivamente direcionando seus esforços para a criação de serviços de qualidade para a gigantesca base de usuários da Internet. A obsessão para desbancar um concorrente raramente traz resultados positivos.



Digressões à parte, a avalanche de notícias dos últimos quatro anos parece apontar realmente para um realinhamento estratégico da empresa, considerando a transição inevitável para um mundo totalmente conectado e eminentemente aberto, no que diz respeito à tecnologia da informação.



Yahoo!



Analisemos, primeiramente, a questão da aquisição do Yahoo. Acreditamos que ela deve acontecer, cedo ou tarde. Até o próprio Bill Gates fez questão de esclarecer por que a Microsoft precisa adquirir o portal. Não questionaremos aqui o teor das suas motivações, mas o fato é que, a combinação da base de usuários das duas companhias daria à Microsoft algo como 3/4 do mercado mundial de mensagens instantâneas (messenger), o mesmo valendo para os mercados de comunicação em grupo e de webmail.



Esses mercados são, também, vitais para o mercado de publicidade direcionada, algo em que – nenhum segredo aqui – o Google é líder inquestionável atualmente. Não se trata apenas de "obter uma excelente engenharia", como o fundador da Microsoft apontou no artigo acima referido, mas de obter uma base gigante de dados de usuários, que permita à empresa poder direcionar toda a sorte de propaganda ao cliente daqueles serviços, de acordo com o teor das mensagens veiculadas por
eles. Hoje o Google dispõe do melhor serviço de buscas pois, em cada procura realizada, o usuário "diz" à empresa quais são seus interesses e, baseado neles, o AdSense imprime o anúncio adequado junto ao resultado da pesquisa. Isso ocorre porque (1) o Google tem, de longe os melhores algoritmos para classificar páginas na web e (2) a base de usuários fazendo buscas com o Google é imensa, e calibra os algoritmos com as entradas corretas. Com a aquisição da Yahoo a questão da base de dados estaria mais ou menos resolvida e não é segredo para ninguém que a Microsoft tem investido pesadamente em tecnologia para aprimorar seus algoritmos de busca, tal qual a Yahoo vem fazendo. Entretanto, ambas ainda não conseguiram atingir o grau de aprimoramento que o Google conseguiu.



Novell



Talvez o subtítulo acima pareça estar totalmente fora do contexto do nosso raciocínio, mas, após ter sobrevivido às idas e vindas do mercado de TI à época explosão da bolha da Internet e depois de alguns anos seguindo a movimentação desse mercado, no que concerne a aquisições e incorporações, passamos a reconhecer conseqüências em coincidências.



Um dos grandes obstáculos técnicos para uma possível aquisição da Yahoo pela Microsoft é o fato de que a base tecnológica de ambas era, há dois ou três anos, pouco interoperável, especialmente no sentido da Microsoft para o Software Livre, tecnologia amplamente utilizada pelo Yahoo. Até então, a maioria devastadora dos esforços – senão todos – nesse sentido ocorria no sentido inverso: da comunidade e das empresas de desenvolvimento de SL/CA, para que os sistemas e programas
desenvolvidos por elas conseguissem se comunicar com o mundo proprietário.



Lembremo-nos de que, já nesse período, o Google JÁ era a grande pedra no sapato da gigante de Redmond. Assim, acreditamos que a estratégia da aquisição da Yahoo tem seus primórdios já naquela época, mas havia um grande problema a resolver: integrar a base tecnológica de ambas as empresas. E o know how para tanto faltava, pelo menos para um projeto dessa magnitude, à Microsoft. Seria até possível, mas absolutamente não recomendável, que a empresa repetisse o fiasco da migração do Hotmail do FreeBSD para tecnologia Windows®, algo que só começou a ser feito quase três anos depois da aquisição. Para que a base de dados de informações fornecidas pelos usuários do Yahoo pudesse ser usada de maneira eficiente, pelos dois lados, permitindo a criação de um sistema de publicidade web sensível a contexto mais eficiente e de base mais disseminada, seria necessário um esforço de interoperabilidade.



Na nossa opinião, essas podem ser as raízes das iniciativas de interoperabilidade da Microsoft. E o acordo com a Novell, no final de 2006, aparece como um acelerador nesse cenário. Segundo Ron Hovsepian, presidente da Novell, esse acordo teria nascido de uma idéia dentro da Novell. Se este
foi realmente o caso, o senso de oportunidade da Microsoft merece aplausos. De lá para cá, a empresa auriu através do acordo um poderoso contingente de desenvolvedores para a empreitada. Para a Novell, o negócio injetou capital na unidade de Linux da empresa, o que também serviu para lhe conferir um fôlego adicional e um diferencial comercial
frente à concorrência, algo que ficou certamente pelo caminho em face dos últimos anúncios.



Abertura de APIs etc.



O mais recente movimento da Microsoft vem, na nossa humilde opinião, coroar essa trajetória para o inevitável. Não é apenas uma questão de querer, mas sim de precisar se alinhar com o resto do mundo no que se refere a fair play, uso de tecnologia de código aberto e de padrões abertos, sob risco de ver comprometidos seus esforços para obter uma presença mais significativa na plataforma que representará o futuro da tecnologia da informação.



O trinômio Internet, desenvolvimento colaborativo e mobilidade, vai representar o fundamento para uma sociedade da informação mais justa e viável comercialmente, facilitando o acesso a todos os cidadãos e diminuindo o número de alijados da tecnologia.



Com os anúncios recentes, a empresa de Bill Gates também pode pôr fim às suas querelas com a União Européia, bem como posar de "boa moça" junto a parceiros e comunidades de desenvolvedores de SL/CA, aumentando, de quebra a base instalada do até então timidamente utilizado Windows® Vista, já que a grande maioria de desenvolvedores para sistemas Microsoft deverá preferir criar ou portar aplicativos para a nova plataforma da empresa – uma vez que as APIs do Windows XP não gozaram da benemerência da Microsoft, ficando de fora dos anúncios de produtos para o qual extensa documentação para desenvolvedores estará agora disponível.



Se não for muita Teoria da Conspiração de nossa parte, acreditamos que a aquisição da Yahoo se reduzirá realmente a uma questão de preço. E, a partir de então, poderemos esperar novas ações da Microsoft no mundo do SL/CA. Além disso, se tudo se encaminhou como descrevemos acima e continuar nessa direção, não será demais esperar que a empresa passe a sofrer também com as ameaças de utilização do seu arsenal de patentes
contra o Software Livre: como grande usuária que passaria a ser, seria também dona de um "teto de vidro" similar àquele que criticou até agora. Seria o momento de rever se o modo como a empresa trata a questão das patentes de software não precisa também ser revisitado.



O futuro é aberto.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618388 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535663 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516311 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381950 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325553 leituras

  1. Conferência discute principais pontos do futuro da terceirização da nuvem

    Publicado em 06/06/2011 às 17:09 | 16212 leituras

  1. Nokia N900 chega ao Brasil com sistema Linux Maemo

    Publicado em 02/07/2010 às 14:00 | 17380 leituras

  1. IBM lança Lotus Notes para Android

    Publicado em 05/07/2010 às 11:15 | 19961 leituras

  1. Lançado o CentOS 6.3

    Publicado em 12/07/2012 às 10:47 | 20924 leituras

  1. Windows Phone 7 não será usado em tablets

    Publicado em 14/10/2010 às 15:31 | 12372 leituras

whitepapers

mais whitepapers