Não à pirataria, utilize Open Source!

Publicado em 09/04/2014 às 14:15 | 12347 leituras

A preocupação com as leis de direitos autorais e políticas anti parataria de empresas podem ser facilmente resolvidas: use Linux!


Versão para impressão Enviar por email


Muitos estranharam quando no final do ano passado o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, anunciou o acordo com o CentOS, um clone do Red Hat Enterprise Linux, mesmo com um custo grande por parte da Red Hat para testar, homologar, estabilizar e finalmente gerar um produto de classe enterprise. Esse acordo potencialmente canibalizaria o mercado de sistemas operacionais. Mas essa não é a estratégia, pois o mercado de sistemas operacionais e de software em geral tem espaço para vários modelos de negócio: software proprietário pagando licença e suporte, software livre pagando subscrição e software livre não pagando nada. Claro que cada modelo tem as suas vantagens e desvantagens e suas justificativas para adoção.


No caso de empresas cujo negócio suporta não ter nenhuma companhia se responsabilizando pelo nível de serviço do software de infraestrutura e que resolvem bancar esse risco utilizando software livre sem subscrição, ter um clone gratuito do próprio software é um bom negócio: a empresa cliente utiliza um programa gratuito, 100% compatível com o seu e, quando tiver a necessidade de ter um SLA (acordo de nível de serviço) para seu software de infraestrutura, ele naturalmente irá para o seu próprio.


A estratégia lembra um pouco o caso quando o próprio Bill Gates, em um famoso discurso na universidade de Washington em 1998, declarou sobre a pirataria de seu sistema operacional na China: “Um dia eles pagarão e, já que eles vão roubar de qualquer jeito, queremos que eles roubem de nós. Eles vão se viciar e, de alguma forma, descobriremos como ser pagos em algum momento na próxima década”. Hoje em dia Bill Gates consegue um bom faturamento na China, já que existe uma porcentagem de usuários que não pirateia por medo da lei.


Foi bom, na época, fazer “olho gordo” quanto à pirataria. É claro que no caso do CentOS estamos falando de Open Source, e faz parte do modelo de negócio o aparecimento de clones totalmente legais. A versão sem custo mantém a cultura, divulga a tecnologia e cria um ecossistema de parceiros e de serviços.


A opção “grátis” é um modelo de negócio que está sendo mais explorado a cada dia.  É possível ver cada vez mais empresas como Google que oferecem dezenas de serviços gratuitos, mas conseguem retorno com publicidade, que foi totalmente reformulada por eles. E que retorno! O Google é uma das maiores empresas da atualidade, com um faturamento de mais de US$ 50 bilhões, oferecendo serviços gratuitos para milhões de pessoas.


A gratuidade está em todos os lugares: jornais gratuitos estão sendo distribuídos na rua, com retorno exclusivamente baseado nos seus anunciantes; músicos estão desistindo de ganhar dinheiro vendendo CDs, focando-se em shows e merchandising, que utilizam os CDs amplamente pirateados como divulgação e cada vez menos como fonte de receita. Existem até músicos que disponibilizam todo seu acervo gratuitamente pela web. Há ainda os jogos gratuitos off-line, mas que cobram mensalidades para utilizar seus servidores que permitem partidas multiplayer online. Todos são exemplos de negócio lucrativo.


Claro que o “grátis” não se sustenta sozinho e é preciso ter um modelo de negócio por trás, sendo necessário cobrar pelo valor que o serviço ou o produto realmente possui. Um exemplo é a indústria musical que está se reformulando completamente, até mesmo porque abusaram no preço que cobravam nos discos de vinil, depois nos CDs e nem chegaram a conseguir vender os super-áudio CDs, pois a distribuição digital "matou" a mídia.


Isso também está acontecendo na indústria de software: preços abusivos de licenças e armadilhas de lock-in, que dificultam migrar para outro software alternativo, estão fazendo o mercado repensar na infraestrutura que deve adotar. As empresas não se recusam a pagar pelo software, mas e a pagar tão caro pela licença? Deve-se pagar pelo serviço agregado ao software, ao suporte, às correções de segurança e homologações de outros fabricantes. OOpen Source quebra esse paradigma, ao mesmo tempo em que dilui os custos de desenvolvimento com outras empresas que contribuem para o código e precisam fornecer um serviço de alto nível (Premium), pois se o serviço não tiver qualidade para que o cliente continue pagando por ele, simplesmente não há renovação.


Dia 8 de abril de 2014 foi o último dia em que a Microsoft deu suporte para o Windows XP: há um movimento no mercado para a busca de alternativas. Afinal, patches de segurança não serão mais desenvolvidos, ficando o XP à mercê de hackers. Migrar para uma versão mais nova? Adotar o Linux e entrar para o mundo de padrões abertos? Experimentar algo novo e quem sabe utilizar tablets com Android ou iOS? Todos sabem os problemas de compatibilidade com mudanças de sistemas operacionais e as armadilhas de lock-in que afloram durante os testes.


Talvez seja o momento de pensar em uma nova arquitetura de TI com acesso a todos os sistemas da empresa via browser, sem expansões ActiveX que forçariam a utilização da Microsoft e de uma determinada versão de browser (existem vários sistemas presos ao Internet Explorer que não estão disponíveis nas versões mais novas do Windows; esta é a armadilha do lock-in pegando o próprio criador do lock-in!). E como ficam as ferramentas de Office? Já existem ferramentas gratuitas (como o Libre Office, que estou utilizando para escrever esse artigo) tanto online como para instalar no desktop. Alternativas existem. Se a preocupação é a licença do sistema operacional e a legalidade, utilize Linux!


Via CanalTech

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 611146 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 528391 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 508496 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 374280 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 318314 leituras

  1. Seis tendências do mercado de trabalho em 2011

    Publicado em 17/12/2010 às 18:58 | 17144 leituras

  1. Insigne alcança 2 milhões de cópias

    Publicado em 29/06/2009 às 10:31 | 12490 leituras

  1. Novell reforça colaboração técnica com Microsoft em gestão de identidade

    Publicado em 21/01/2009 às 15:32 | 14026 leituras

  1. EBay anuncia novo chefe de marketing para a América do Norte

    Publicado em 18/10/2010 às 13:19 | 12760 leituras

  1. Projeto leva inclusão digital para comunidades indígenas de Roraima

    Publicado em 07/04/2011 às 18:48 | 17192 leituras

whitepapers

mais whitepapers