Nova carreira em TI no Brasil: o cientista de dados

Publicado em 04/03/2013 às 10:06 | 26344 leituras

Summer School on Big Data reuniu, no Rio de Janeiro cerca de 400 pesquisadores, estudantes e profissionais de TI para aprimoramento no tema Big Data.


Versão para impressão Enviar por email


 


Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, cerca de 400 pesquisadores, estudantes e profissionais de TI participaram do Summer School on Big Data, uma Escola de Verão promovida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) com apoio da EMC. O programa de estudo focou temas relacionados ao Big Data, que é o processamento e a análise preditiva de grandes e diversificados volumes de dados. O objetivo principal da iniciativa foi auxiliar a formação de cientistas de dados no Brasil.


Com forte formação na área de Ciências Exatas, como Ciência da Computação, Estatística e Matemática, o cientista de dados é o profissional que atua com Big Data. Ele é o especialista responsável por identificar padrões de análise, os quais permitem extrair dados relevantes e fazer predições com base na tecnologia de Big Data. A análise preditiva das informações agrega valor inestimável aos dados de uma organização, permitindo apresentar às empresas, aos órgãos do Governo e à sociedade em geral os melhores caminhos na condução de seus interesses. A profissão de cientista de dados é promissora em particular devido ao crescimento no volume de dados gerados a cada dia por pessoas e máquinas. Estima-se que, até 2020, o volume de informações disponíveis será 50 vezes maior que na atualidade.


Além de ser gratuito, o Summer School on Big Data contemplou 45 estudantes de fora da cidade do Rio de Janeiro e da América Latina com bolsa de estudo para auxílio à viagem. Durante os quatro dias, o curso reuniu especialistas nacionais e internacionais, apresentando tópicos como Sistemas de Arquivos Paralelos (Hadoop); Processamento Massivamente Paralelo em Bancos de Dados; Análise Preditiva com base em Big Data; Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina a partir de Big Data; Armazenamento de Grandes Massas de Dados; as relações entre diversas áreas como Computação em Nuvem e Workflows Científicos com Big Data; e o uso de tecnologia de Big Data em diferentes domínios tais como Mídias Sociais, tratamento de vídeos, Astronomia e Óleo e Gás.


Além das apresentações técnicas e de aplicações práticas em Big Data, a Escola de Verão realizou sessões de Hands-on (quando os participantes aprendem a utilizar artefatos de software em conjunto com especialistas). Foram realizadas sessões de Hands-on na utilização do sistema de  arquivos paralelos Hadoop, com Milind Bhandarkar – especialista mundial em Hadoop e cientista chefe da Machine Learning Platform na Greenplum, divisão da EMC –, processamento paralelo em Banco de Dados e análise preditiva baseada em Big Data, com Hamid Djam, arquiteto de Big Data Analytics e Data Warehousing Solutions Architect da EMC nos EUA, e Ana Oliveira, líder de pesquisa na área de Analytics do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Big Data da EMC no Brasil.


De acordo com Claudia Motta, chair da Summer School on Big Data e diretora do NCE/UFRJ , a Escola de Verão demonstrou a importância da sinergia entre o meio acadêmico e a iniciativa privada para a formação de novos profissionais do país. “Com iniciativas deste perfil, fomentamos o desenvolvimento de profissões no mercado de TI que ainda não existem no país, como a de cientista de dados, além de nos ajudar a formatar novos cursos de pós-graduação para atender à demanda do mercado brasileiro”, ressalta.


Já Angelo E.M. Ciarlini, Program chair da Summer School on Big Data e gerente de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Big Data da EMC, comenta que uma das grandes preocupações eram as diferentes audiências existentes no evento, mas o retorno dos participantes foi positivo devido junção do conteúdo teórico e prático. Outra questão é o posicionamento da EMC. “Por meio do evento, foi possível apresentar as iniciativas da EMC em Big Data, principalmente, relacionadas à pesquisa e desenvolvimento na análise de grandes volumes de dados. Precisamos formar cientistas de dados no Brasil porque os projetos locais da EMC visam diferenciais de pesquisa em busca de resultados inéditos e inovadores no mercado mundial. Desta forma, queremos atrair o que temos de melhor localmente”, afirma.


O doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Augusto Cesar Espindola Baffa, que participou da Summer School on Big Data, avalia que o evento teve nível internacional tanto por conta dos especialistas que ministraram as palestras quanto do conteúdo compartilhado. Segundo Baffa, como parte do seu projeto de doutorado está relacionado à análise de dados, a Escola de Verão o auxiliou por trazer novidades em Big Data. Hoje, ele trabalha em um projeto “Interactive storytelling", o qual visa que o telespectador de TV Digital decida o que pode acontecer na história durante sua exibição e inclusive influenciar o final.   


Sobre o Centro de P&D em Big Data da EMC


Em 2011, a EMC anunciou planos de abrir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) focado em Big Data para indústria de petróleo e gás, como parte do seu investimento de  US$ 100 milhões em cinco anos no Brasil. O prédio do Centro de P&D, que será finalizado no início de 2014, está localizado no Parque Tecnológico do Rio. Além das atividades de pesquisa aplicada, o Centro abrigará laboratórios para o desenvolvimento de soluções e um Executive Briefing Center. A previsão é de que 50 colaboradores atuem no Centro, sendo que 40 serão pesquisadores.


Até o fim das obras, as operações do Centro de P&D estão sendo realizadas em escritório no Centro do Rio de Janeiro. Atualmente, o Centro da EMC trabalha em projetos que visam a geração de inovação e o registro de patentes. Diversas parcerias para o desenvolvimento de pesquisa vêm sendo estabelecidas com companhias locais, com a UFRJ e outras universidades no Brasil, e com órgãos governamentais. O Centro de P&D da EMC é um dos quatro centros de pesquisas no Brasil que participa do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI (TI Maior), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).


Sobre a EMC 


A EMC Corporation é líder mundial em capacitar empresas e provedores de serviços para transformar suas operações e fornecer TI como um serviço. A computação em nuvemé fundamental para essa transformação. Com produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada para a computação em nuvem, auxiliando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seu bem mais valioso — a informação — de maneira mais ágil, confiável e econômica. Informações adicionais sobre a EMC podem ser encontradas em www.EMC.com .


Sobre o NCE/UFRJ


O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) é um instituto especializado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem por objetivo contribuir de forma inequívoca para o domínio da tecnologia de computação no país através de sua atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação de Informática. Para isso, conta com um corpo técnico altamente especializado, formado por profissionais treinados nas mais conceituadas escolas de Informática do Brasil e do exterior.


Antigo Núcleo de Computação Eletrônica (transformado em Instituto Tércio Pacitti em novembro de 2011), o NCE/UFRJ atuou de forma marcante ao longo de sua história no âmbito acadêmico e administrativo da UFRJ, assim como na pesquisa, prestação de serviços, consultorias e projetos, estimulando o uso da informática nas diversas áreas do conhecimento.


Projetos pioneiros com ênfase em eletrônica digital, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, micro-processadores, sistemas complexos e multimídia atestam o desenvolvimento tecnológico empreendido pelo NCE/UFRJ ao longo do tempo, sempre direcionado para as áreas de vanguarda da pesquisa.


 


Fonte: Assessoria de imprensa EMC

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 597401 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 514723 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 492342 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 359772 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 305188 leituras

  1. Ataques DDoS multiplicam e incidentes superam a casa de 1 milhão no Brasil

    Publicado em 06/04/2015 às 10:44 | 10653 leituras

  1. Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

    Publicado em 01/08/2016 às 8:19 | 27291 leituras

  1. Luciano Corsini é o novo presidente da HP Brasil

    Publicado em 04/11/2013 às 10:44 | 12352 leituras

  1. Samsung Galaxy SIII destrona iPhone em vendas mundiais

    Publicado em 09/11/2012 às 12:34 | 16155 leituras

  1. Inscrições para mais de 100 vagas em oficinas gratuitas do Acessa SP.

    Publicado em 30/05/2011 às 18:35 | 13207 leituras

whitepapers

mais whitepapers