Novell e Red Hat processadas por infração de patente

Publicado em 12/10/2007 às 16:04 | 14857 leituras

Duas empresas especializadas em processos de infração de patentes estão honrando o seu motivo de existir e processando a Novell e a Red Hat pela infração de uma patente que alegadamente protege um recurso básico e trivial das interfaces gráficas do Linux e do Unix. Os diretores de ambas as empresas movendo o processo contra a Novell e a Red Hat são ex-gerentes da Microsoft.


Versão para impressão Enviar por email


A IP Innovation, LLC, uma empresa do grupo Acacia Technologies Group, e a Technology Licensing Corporation estão movendo um processo por infração de patente na Corte do Distrito Leste do Texas (Texas Eastern District Court) contra a Red Hat e a Novell. Ambas as empresas são especializadas na compra e na aplicação de patentes técnicas.

A patente de que trata o processo é de 10 de dezembro de 1991, e foi concedida originalmente à Xerox, empresa que inventou as interfaces gráficas baseadas em janelas, e tem o número 5.072.412 (User Interface With Multiple Workspaces for Sharing Display System Objects). Essa patente "protege" o conceito da utilização de diversos Workspaces (áreas de trabalho), que possibilite ainda que uma janela seja mostrada nas várias áreas de trabalho. Esse recurso é há vários anos um padrão no X Window System (X11), sistema de janelas que serve de base para todos os ambientes desktop Linux e Unix. O processo também trata das patentes 5.394.521 de 1995, e 5.533.183 de 1996, de mesmo título, concedidas também às empresas solicitantes.

O processo — ver transcrição em formato PDF, disponibilizada pelo site Groklaw — acusa a infração dessas patentes tanto nos Suse Linux Enterprise Desktop e Suse Linux Enterprise Server, ambos da Novell, quanto no Red Hat Enterprise Linux. As empresas que movem a ação exigem uma indenização no mínimo no valor das licenças não pagas por todo o período da suposta infração. Tanto a Novell quanto a Red Hat ainda não se manifestaram quanto ao processo.

O interessante é que essa ação foi movida apenas dias após os recentes ataques de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, onde o executivo declarou que os usuários da Red Hat terão que pagar pela propriedade intelectual da Microsoft. Até mesmo aqueles que são avessos a Teorias da Conspiração deverão se sentir compelidos a relacionar as declarações de Ballmer à ação contra as duas distribuições Linux.

E essas suspeitas não são de todo infundadas: as empresas que estão movendo a ação tem, em seus quadros de diretores, dois ex-funcionários da Microsoft:


  • Brad Brunell, atual Vice-Presidente Sênior do Acacia Technologies Group, era Gerente Geral da Divisão de Lincenciamento de Propriedade Intelectual da gigante de Redmond, sendo responsável por toda a política de licenciamento de patentes para a e da Microsoft. Foi ele quem criou e gerenciou a equipe de negociação dessa divisão, bem como contratou — e eventualmente treinou — os especialistas financeiros e jurídicos que desenvolveram o programa de licenciamento de propriedade intelectual da empresa, além de ter adquirido propriedade intelectual de outras empresas seja através de aquisições, parcerias estratégicas ou licenciamento direto.

  • Jonathan Taub, atual Vice Presidente do mesmo grupo, ocupava na Microsoft o cargo de Diretor de Alianças Estratégicas para Dispositivos Móveis e Embarcados da companhia desde 2004, onde ocupou também, de 2002 a 2004, o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unidade de Negócios de Segurança.



O fato é que a Microsoft, enquanto de um lado é usuária e e até apoiadora de tecnologias de código aberto (onde elas atendam aos interesses da empresa, seja junto ao seus clientes ou como programa de marketing), continua na sua trajetória de criar uma percepção de que o Linux é vulnerável a ataques por infração de propriedade intelectual. Por outro lado, é interessante observar que a Novell, empresa com a qual a Microsoft fechou um acordo de cooperação no ano passado, não foi poupada de um processo por infração de patentes, o que pode levar a uma percepção de que esse tipo de processo não se encaixe na agenda da empresa. Entretanto, não se pode perder de vista que a Microsoft vem procurando há tempos criar subsídios para processos por infração de propriedade intelectual contra o Linux.

O desenvolvimento dessa estratégia vai inevitavelmente levar a mudanças importantes na maneira como empresas fornecedoras de tecnologias de código aberto tratam propriedade intelectual. Há que se verificar se não é o momento de, em paralelo com a defesa do processo ora movido contra essas duas empresas, revidar tal ataque usando o arsenal de patentes da Open Invention Network, muito embora a lei que prevê a aplicação de patentes ainda deixe muito a desejar.

E, muito embora não se possa (ainda) encontrar nenhuma conexão direta entre o fato de que ex-empregados da Microsoft dirijam agora uma empresa especializada em processos por infração de patentes, isso não deixa de ser uma coincidência muito impressionante (e suspeita). Definitivamente, após a derrocada da SCO e o acordo da Microsoft com a Novell, estamos entrando agora no terceiro round entre os contraentes dos modelos proprietários e abertos de desenvolvimento de software.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626173 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 543499 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525004 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390235 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333344 leituras

  1. Firefox 3 com cara de Konqueror?

    Publicado em 08/08/2008 às 14:08 | 15626 leituras

  1. Twitter implementa autenticação de dois fatores

    Publicado em 23/05/2013 às 11:20 | 14771 leituras

  1. Asus anuncia novo modelo do EeePC com Linux embarcado

    Publicado em 12/08/2008 às 11:37 | 15511 leituras

  1. WebSockets se torna um padrão

    Publicado em 13/12/2011 às 18:00 | 21451 leituras

  1. Falta de confiança em TI afeta 45% das empresas

    Publicado em 26/11/2013 às 15:10 | 14212 leituras

whitepapers

mais whitepapers