Novidades do kernel 3.4

Publicado em 22/05/2012 às 10:04 | 15032 leituras

Conheça o que a nova versão do kernel Linux traz de melhorias, aprimoramentos e recursos.


Versão para impressão Enviar por email


TuxApós apenas dois meses de desenvolvimento, os hackers do kernel Linux nos apresentam sua mais nova versão, numerada como 3.4. Apesar do curto tempo de desenvolvimento, essa versão oferece o número usual de novos recursos. Dessa vez as novidades beneficiarão usuários finais e administradores de sistemas e, como sempre, colocam o sistema operacional em dia com os últimos recursos tecnológicos.


Gráficos


Horas após o lançamento oficial da placa gráfica GeForce GTX 680 pela NVIDIA -- que foi acelerada na pressa por trocar sua arquitetura Fermi pela Kepler -- os desenvolvedores do kernel já haviam acrescentado um suporte rudimentar a ela em seu driver Nouveau DRM/KMS. Inicialmente, isso apenas permitia acesso a recursos básicos como a configuração dos modos comuns de visualização, incluindo as resoluções de telas largas que não suportadas pelo driver VESA. Um pouco depois, as versões de desenvolvimento dos drivers Nouveau no Mesa 3D e X.org também ganharam suporte para essa placa. Ainda vão alguns meses pela frente antes que as principais distribuições Linux incluam todos esses componentes exigidos para usar a GTX 680 imediatamente; para que isso aconteça alguém primeiro precisa escrever um firmware aberto para ela.


O driver Radeon DRM/KMS no kernel 3.4 oferecerá suporte para os processadores gráficos das famílias Southern Islands (SI) e Trinity (TN). A geração SI também conhecida como RAxx, inclui os processadores Tahiti, Pitcairn e Verde, encontrados em placas gráficas AMD de médio e alto desempenho, como as séries Radeon HD 7700, 7800 e 7900. Um driver Gallium3D para Mesa 3D, que funciona em conjunção com o drivers DRM/KMS do kernel também está em desenvolvimento. O Trinity é o codinome usado para as séries de processadores equipados com GPUs discretas que a AMD lançou na metade de maio. Esses novos processadores devem substituir os processadores Llano da A-series da empresa, que é usado essencialmente em desktops e laptops de baixo a médio desempenho. Suporte para o Trinity GPU também foi acrescentado para o Mesa 3D e X.org; esse suporte deve surgir nas distribuições Linux em um futuro não muito distante.


Desenvolvedores Intel também enviaram uma correção que permite que o Linux 3.4 use a tecnologia RC6 -- um recurso de conservação de energia do núcleo gráfico -- por padrão em processadores Sandy Bridge que possuem um GPU embutido. Como esse recurso normalmente reduz consumo de energia quando o sistema está em desuso para algo entre 3 a 5 watts, ele deve aumentar de maneira significativa o tempo de vida útil da bateria do laptop e também reduzir os níveis de ruído, já que os coolers terão menos ar quente para expelir da máquina.


O kernel também ganhou um driver DRM/KMS simples que recebeu o nome de udl. Ele implementa o protocolo DisplayLink, que é usado para controlar monitores USB. Outro componente integrado no 3.4 é o prime/dma-buf, um framework que permite que núcleos gráficos troquem dados com overhead mínimo. em longo prazo, isso deve melhorar o suporte para o hot plugging de placas gráficas, ao permitir, por exemplo, que um chip NVIDIA passe imagens que calculou para um núcleo de processamento gráfico que controla aquela saída sem grande esforço. Nenhum driver ainda é capaz de usar essa nova infraestrutura.


Arquitetura e Infraestrutura


A partir do Linux 3.4, kernels que foram compilados para processadores x86-64/x64 podem oferecer uma ABI (Application Binary Interface) "x32" para programas. Programas compilados para essa ABI podem acessar os registros de 64 bits e caminhos de dados de processadores 64 bits, mas usando apenas ponteiros em 32 bits -- que são suficientes para muitas das tarefas comuns e usam menos memória que os ponteiros em 64 bits. De forma genérica, isso permite que programas que são compilados para o x32 ABI evitem o overhead de uma operação completamente em 64 bits e se beneficiem de algumas das principais vantagens dos processadores x86 de 64 bits. A nova ABI parece ser focada predominantemente para os mercados de dispositivos embarcados e móveis, já que a maioria dos programas usados nesses setores não costumam requerer mais de 4GB de memória.


O recém-incorporado módulo de segurança Yama pode impedir que processos usem a chamada de função Ptrace (Process Trace) para examinar a memória de outros processos; o SELinux acrescentou recentemente um recurso similar.


Virtualização


No novo kernel, dispositivos PCI 2.3 que compartilham uma linha de interrupção com outros dispositivos PCI no sistema hospedeiro podem agora ser passados para hóspedes KVM. Mudanças no código Xen permitem que versões recentes do hipervisor Xen se ajustar à velocidade do processador e colocar a CPU em um estado de inatividade de curto prazo quando usando o Linux 3.4 no Dom0.


O subsistema SCSI agora inclui o driver virtio-scsi que, juntamente com o Qemu, é capaz de oferecer emulação de dispositivos que controla o tráfego de dados entre hóspedes e hospedeiro sem muito overhead. De acordo com seu desenvolvedor, o driver é mais flexível, oferece melhor escalonabilidade e é mais fácil de usar que o virtio-blk.


Armazenamento


Mudanças no código relacionadas à manipulação de metadados no Btrfs pode melhorar o desempenho do sistema de arquivos em certas situações. A forma que o sistema ainda experimental lida com erros também foi melhorada de forma significativa.


O código para RAID em software MD pode agora redimensionar conjuntos RAID 10 de tal maneira que, por exemplo, espaços extras em dispositivos possam ser usados após seus discos correspondentes foram trocados por outros com maior capacidade. O o alvo do mapeador de dispositivos dm-thin, usado para provisionamento de clientes burros, pode agora també gerenciar descarte. Ele também pode exportar uma imagem protegida contra gravação diversas vezes e armazenar os dados escritos em outro local -- esse recurso é útil para virtualização, permitindo que uma imagem de uma instalação do sistema operacional possa ser usada como a base comum para diversos sistemas hóspedes.


Drivers


Como de costume, houve uma série de aprimoramentos nos drivers e infraestrutura para hardware DVB, incluindo suporte para a placa de sintonia híbrida KWorld PC150-U ATSC, além do AzureWave 6007 e hardware relacionado com o USB 2.0 DBV-T/C. Um novo driver Realtek RTL2831U para hardware DVB-T também foi acrescido ao kernel.


O driver Brcmfmac para placas WLAN da Broadcom agora funciona com os chips USB Bcm43235/6/8, já o driver Ralink rt2x00 agora suporta o chipset RT5372. O driver rtl8187, responsável pelo chip Realtek com o mesmo nome, possui agora suporte ad hoc. Um driver também foi acrescentado para touchpads Synaptics conectados através da USB. Outras novidades são as diversas mudanças realizadas nos drivers para notebooks Samsung, incluindo um que permite que o a luz de fundo do teclado seja ligada e desligada em alguns aparelhos.


A driver Hyper-V Storage de armazenamento foi movido da árvore staging para o subsistema SCSI; ele foi o último driver da interface de virtualização da Microsoft a sair da área designada para drivers que não atendem as demandas de qualiadde dos desenvolvedores do kernel, o que significa que os drivers da Microsoft devem, em breve, aparecer em distribuições que usam poucos ou nenhum drivers staging. Esses drivers foram entregues pela Microsoft em 2009, mas não receberam a atenção devida até recentemente.


O que vem por aí?


Seguindo o lançamento do Linux 3.4, a tradicional janela de duas semanas para submissão de código, e que marca o início do desenvolvimento do próximo ciclo do kernel. Diversas mudanças já estão sendo preparadas para essa primeira fase de trabalho.


No Linux 3.5 os desenvolvedores planejam acrescentar suporte para reshape no código MD de RAID, que vai permitir que o layout dos dados RAID 10 sejam alterados. Outras mudanças que já estão prontas para integração permitem que computadores Linux ("SCSI targets") sejam reconhecidos como dispositivos de armazenamento SCSI por outro sistem ("SCSI host") através do Firewire ou UASP (USB Attached SCSI Protocol).


Correções do Uprobes para rastreamento no userspace também permanece no cronograma; seus desenvolvedores já vem trabalhando há algum tempo para integrá-lo no Linux. O desenvolvedor do Udev e do Systemd, Kay Sievers, vem trabalhando em diversos aprimoramentos no sistema de registros e que podem também já ser integrados ao Linux 3.5.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 598726 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 515989 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 494297 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 361120 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 306193 leituras

  1. Edital do projeto Praças Digitais pode sair na próxima semana

    Publicado em 24/09/2013 às 15:36 | 11797 leituras

  1. Desenvolvedor brasileiro cria nova ferramenta para a segurança da informação

    Publicado em 30/09/2010 às 16:28 | 12604 leituras

  1. Virtualização 3.0 da Red Hat

    Publicado em 22/11/2011 às 10:34 | 14776 leituras

  1. GDB 7.5 suporta a linguagem Go

    Publicado em 20/08/2012 às 16:25 | 13304 leituras

  1. Rumores indicam que VMware pode criar nova empresa de nuvem

    Publicado em 18/07/2012 às 16:02 | 16516 leituras

whitepapers

mais whitepapers