NVIDIA não pode trabalhar com a GPL

Publicado em 16/10/2012 às 17:07 | 15022 leituras

Empresa de hardware gráfico sugeriu a remoção de um marcador GPL no código de parte do kernel Linux, para poder integrá-lo aos seus drivers.


Versão para impressão Enviar por email


NVIDIAO desenvolvedor da NVIDIA Roberto Morell propôs a remoção de um marcador para a licença GPL do kernel Linux de uma interface de driver do kernel, aparentemente para permitir o uso da interface com drivers proprietários. Uma discussão sobre o tópico se seguiu e recebeu a participação de diversos desenvolvedores importantes do kernel que expressaram clara oposição à proposta e discutiram quais seriam os desenvolvedores necessários para consentir com essa mudança.


A mudança proposta diz respeito à interface do mecanismo de compartilhamento de buffer de DMA (dma_buf), desenvolvida para drivers do kernel, que foi integrada ao Linux 3.3. Ela oferece infraestrutura para permitir que múltiplos drivers dividam um mesmo buffer de DMA. Isso pode ser útil para sistemas embarcados, permitido, por exemplo, que os drivers de kernel encaminhem imagens capturadas por um smartphone para um componente de codificação de vídeo para compressão e armazenamento e simultaneamente para o núcleo gráfico para a reprodução ao vivo, sem a necessidade de copiar os dados de imagem. A infraestrutura também pode ser útil para soluções gráficas híbridas usadas nos modelos atuais de notebook, permitindo que processadores dedicados de imagem para transmitir imagens que processou com um mínimo de overhead para o núcleo gráfico do processador, que controla a tela. Isso é possível usando a infraestrutura prime do Linux 3.5, que faz uso do mecanismo de compartilhamento de DMA e forma a base para o suporte a gráficos híbridos no X Server 1.13.


A NVIDIA está considerando usar a infraestrutura prime para suportar sua tecnologia de gráficos híbridos Optimus, que é usado em seus drivers proprietários. A NVIDIA também parece querer usar o mecanismo de compartilhamento de DMA em sua série Tegra de processadores embarcados, o suporte Linux desses processadores é uma das áreas em que Morell está trabalhando. Contudo, da mesma maneira que os drivers das placas gráficas para desktop, os drivers para os núcleos gráficos nos processadores Tegra não são abertos.


Ainda não está certo se um driver proprietário pode usar interfaces desenvolvidas para drivers do kernel, e esse debate vem criando controvérsias há alguns anos. Em 2005, alguns desenvolvedores do kernel começaram a exportar interfaces de drivers em qualquer novo código que desenvolvessem usando a função EXPORT_SYMBOL_GPL(), ao invés de EXPORT_SYMBOL(). O nome dessa função pretende tormar claro que somente código disponibilizado com a mesma licença do kernel -- isto é, a GPLv2 ou uma licença compatível -- tem permissão para usar essas interfaces. Umas das principais funções do mecanismo de compartilhamento de buffer DMA está marcado como tal -- a remoção dessa marca já foi discutida quando o código foi integrado pela primeira vez no kernel.


Morell propôs mais uma vez a remoção da marca GPL, instigando mais debate. O veterano Alan Cox foi diretamente contra a mudança. Ele também deixou claro que, como um dos titulares de direito autoral do kernel Linux, ele consideria essa remoção uma violação das seções da GPL sobre trabalhos derivativos se fosse realizada com o objetivo de combinar código proprietário com o kernel. Mauro Carvaloh Chehab, que entre outras coisas mantêm o subsistema de mídia do kernel, contendo os drivers para DVBs e webcams, também expressou oposição à mudança.


Dave Airlie, que mantêm o subsistema DRM e drivers gráficos associados, destacou que, se a alternativa significa que drivers terão que implementar eles mesmo funções comparáveis, ele não liga se a interface é usada por drivers proprietários. Airlie também sugeriu que Morell já pode ter obtido o consentimento de todos os titulares de direito autoral sobre o mecanismo de compartilhamento de DMA para realizar a mudança proposta. Em resposta, Chehab afirmou que esse não parece ser o caso, uma vez que o código para o mecanismo de compartilhamento de DMA também expõe outras partes do código do kernel, incluindo, por exemplo, as interfaces do subsistema de mídia. Portanto, ele acredita que todos os detentores de direitos autorais para esse código também devem aprovar a mudança.


Após 30 horas, com mais de 20 mensagens, a discussão se deu por encerrada na noite de 15 de outubro sem um resultado claro. Ainda não está certo se a proposta será simplesmente esquecida, ou se a mudança será integrada ao kernel mais cedo ou mais tarde apesar das vozes dissidentes, e se for, quais consequências ela terá.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618284 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535552 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516197 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381836 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325443 leituras

  1. Google e Verizon Lançando Tablet para Competir com iPad

    Publicado em 14/05/2010 às 14:31 | 12693 leituras

  1. Chrome OS recebe melhoras na interface, visual fica mais limpo

    Publicado em 25/06/2010 às 9:10 | 13231 leituras

  1. Amazon lança programa de desenvolvedores para Android

    Publicado em 12/01/2011 às 15:56 | 16719 leituras

  1. Red Hat e Microsoft fecham acordo de cooperação

    Publicado em 18/02/2009 às 0:48 | 13381 leituras

  1. Nokia oficializa fim do sistema operacional Symbian

    Publicado em 24/01/2013 às 13:24 | 15374 leituras

whitepapers

mais whitepapers