O que esperar do MySQL 5.6?

Publicado em 03/10/2012 às 10:22 | 15015 leituras

Aproxima-se a data de lançamento da nova versão da base de dados em código aberto, confira o que você vai encontrar nessa atualização.


Versão para impressão Enviar por email


MySQLDurante a conferência MySQL Connect em São Francisco, a Oracle apresentou o candidato de lançamento (release candidate) para a próxima versão de sua base de dados relacional em código aberto, MySQL. Para o MySQL 5.6, os desenvolvedores se concentraram em acrescentar recursos ao InnoDB, por exemplo implementando pesquisa de texto completo que estavam disponíveis apenas no MyISAM não transacional, e em melhorar o desempenho do servidor com mudanças no otimizador da base de dados.


A apresentação da Oracle indicou claramente que o InnoDB deve substituir muitos outros motores de armazenamento em médio prazo. O Vice President of MySQL Engineering da empresa, Thomas Ulin, destacou repetidamente que os desenvolvedores estão focando seu trabalho exclusivamente no InnoDB.


A Oracle afirmou que a taxa de transmissão das tabelas InnoDB aumentou de forma considerável e que é capaz de oferecer, por exemplo, duas vezes mais transações de leitura por segundo do que na versão 5.5, e quase quatro vezes mais em transações de escrita. As tabelas InnoDB podem agora ser salvas em qualquer número de dispositivos físicos, isso se dá graças a um recurso chamado "portable table spaces".


O servidor agora executa quase todas as declarações DDL (data definition language) nas tabelas InnoDB online. Portanto, copiar a tabela no segundo plano não é mais necessário, e aplicativos podem continuar para acessar a tabela enquanto a mudança é realizada.


Mudanças no otimizador resultam em consultas individuais sendo processadas mais rápido do que antes. Sub-consultas em conexão com IN() como


SELECT t FROM film WHERE film_id
IN (SELECT film_id FROM film_actor
GROUP BY film_id HAVING count(*) > 12)


eram praticamente inúteis nas versões anteriores do MySQL, de acordo com a Oracle. O otimizador agora usa semi-joins e materialização de subconsultas. A Oracle afirma que isso permitiu que o MySQL executasse a consulta 18 no teste de desempenho de base de dados DBT3 em um tempo razoável -- antes o tempo estimado de execução costumava ser de 45 dias, ele foi completado agora em segundos.


A Oracle também destacou que consultas com conjuntos ordenados de resultados que é devolvido em porções através do LIMIT foram acelerados porque tabelas intermediárias ordenadas não foram criadas. Ao invés disso, o servidor oferece um buffer para os resultados que são estipulados pelo LIMIT e esse buffer é ordenado continuamente.


Index Condition Pushdown (ICP) é o nome que os desenvolvedores deram para um procedimento que envolve avaliar todas as partes de uma cláusula WHERE usando índices. Ao contrário do que acontecia antes, linhas das tabelas para as quais a cláusula não se aplica nem serão lidas. Essa otimização economiza recursos de E/S do disco.


Além disso, leitura de múltiplo alcançe e procedimentos massificados de chave de acesso estão agora disponíveis para tabelas InnoDB. Eles fazem uso do fato de que em tais tabelas, os registros de dados são ordenados de acordo com a chave primária. A Oracle afirmou que, consequentemente, cada bloco de dados precisa ser lido apenas uma vez. Contudo, em casos em que o acesso por chave em massa é usado para joins, qualquer melhorias potenciais de desempenho dependem muito do tamanho do buffer de join.


Outra otimização afeta subconsultas na parte FROM de uma declaração SELECT, que também são conhecidas como tabelas derivadas. No MySQL 5.6, o otimizador garante que tais tabelas são apenas geradas quando requeridas. Elas são particularmente redundantes quando usando o EXPLAIN e em casos que uma subconsulta retorna um resultado vazio. Se a tabela precisa ser criada, o servidor vai, com certas consultas, também gerar um índice para ela, que acelera as operações JOIN.


Quando usando cláusular IN() que envolvem um grande número de valores, versões antigas do MySQL precisavam demais tempo para criar o plano de consulta do que para executá-la, afirmou a Oracle. Aparentemente isso deve mudar, já que o otimizador não tenta mais estabelecer o número exato de linhas em potencial, ao invés disso dependendo das estatísticas do índice.


Uma descrição completa de todos os novos recursos do MySQL 5.6 está disponível online. Versões binárias para Linux, Mac OS X, BSD, Solaris e Windows, além do código-fonte do candidato de versão podem ser encontrados na área de download no site do projeto.


Fonte: h-online, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626091 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 543416 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 524919 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390145 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333261 leituras

  1. Google libera Android 2.2 para smartphones Nexus One

    Publicado em 30/06/2010 às 17:37 | 14859 leituras

  1. Oracle lança Oracle Cloud File System para habilitar clouds privadas

    Publicado em 21/02/2011 às 16:35 | 16818 leituras

  1. FIAP promove Maratona de Aplicativos em São Paulo

    Publicado em 26/09/2013 às 11:09 | 14221 leituras

  1. À venda no Brasil, o supercomputador pessoal

    Publicado em 17/05/2011 às 17:05 | 19222 leituras

  1. Qt não será plataforma de desenvolvimento para telefones Nokia equipados com o Windows

    Publicado em 14/02/2011 às 18:15 | 23940 leituras

whitepapers

mais whitepapers