O que podemos afirmar quando o assunto é HTML5

Publicado em 29/01/2013 às 15:01 | 16189 leituras

Uma questão primordial sobre o HTML5 para projetos de desenvolvimento permanece: estaria mesmo pronto?


Versão para impressão Enviar por email


Já há algum tempo o HTML5 tem gerado um grande burburinho. É cheio de potencial como plataforma para aplicativos que podem aumentar ou mesmo substituir completamente as pilhas de tecnologia tradicionais. No entanto, mesmo com a crescente popularidade, muitos ainda estão lutando para entender o que realmente significa o HTML5 sob o ponto de vista de definição, a fim de melhor entender suas características, desvantagens e como poderia mudar e crescer no futuro. E, além da definição, uma questão primordial pesa sobre as mentes daqueles que consideram o HTML5 para projetos de desenvolvimento: estaria mesmo pronto para uso em larga escala?


Em poucas palavras


O HTML5 nos permite construir aplicativos robustos disponíveis em qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso à Internet. Isso inclui não apenas computadores desktop e dispositivos móveis, como também qualquer lugar onde o acesso à Internet se espalhe no futuro próximo. O termo “HTML5”, no entanto, engloba ainda muita confusão.


Definição de HTML5


Existem diferentes ideias sobre o que realmente é o HTML5, e tentar discutir isso sem antes concordar sobre uma definição pode ser problemático. Enquanto houver uma especificação HTML5 oficial definida pelo World Wide Web Consortium (W3C), não devemos limitar a definição ao documento de especificação. O W3C reconhece o termo HTML5 como sendo um conjunto muito mais amplo e fluido de tecnologias, denominada “plataforma web aberta” (open web platform). Esta plataforma inclui tecnologias para entregar melhor desempenho, recursos, design, multimidia, armazenamento de dados e acesso a dispositivos. É a esta plataforma como um todo que as pessoas se referem quando utilizam o termo HTML5.


O que é HTML5


HTML5, na prática, é um grupo de tecnologias que nos permitem criar aplicativos robustos localizados na web. Isso é algo que está em contraste com o modelo de páginas simples linkadas com outras páginas, estas que dominaram a web em sua primeira década de história. Um aplicativo web, em teoria, pode oferecer o mesmo recurso que qualquer aplicativo de software tradicional, com a vantagem de ser acessível de qualquer lugar através de uma conexão à Internet.


Até recentemente, tais aplicativos só estavam disponíveis na web se fossem utilizadas tecnologias proprietárias, como o Adobe Flash e o Microsoft Silverlight. Hoje, as tecnologias da plataforma web aberta têm avançado ao ponto onde esses aplicativos podem ser construídos sob uma coleção de tecnologias livremente disponíveis para qualquer navegador. E sem nenhum plugin necessário para isso. 


O que o HTML5 não é


HTML5 não é uma “bala de prata”. É uma caixa de ferramentas para diversas finalidades, cada uma das quais podendo ser utilizadas ​​para construir uma aplicativo de software. Nem toda ferramenta é útil em qualquer situação, e dependendo do suporte oferecido por algumas delas, os desenvolvedores podem optar por manter uma tecnologia mais antiga, como Flash ou Silverlight, quando apropriado.


O HTML5 está pronto?


O nível de preparto do HTML5 é um tema debatido predominantemente nos meios empresariais e menos entre os desenvolvedores. Este debate decorre, em parte, da confusão entre a codificação de um HTML5 “padrão” e da disponibilidade dos recursos envolvidos por esta norma. Em nenhum caso empresas fornecedoras de navegadores esperam que o padrão seja definido antes de implementar suas características. Na verdade, os recursos já foram implementados no mundo real - não o contrário - este é o padrão. Em um comunicado para imprensa de dezembro de 2012 que anunciava a conclusão da definição do HTML5, a W3C revelou: “a partir de agora, as empresas sabem no que poderão confiar no que se refere ao HTML5 para os próximos anos...”. O mesmo comunicado observou que 63% dos desenvolvedores de interface de usuário já estavam “desenvolvendo ativamente com o HTML5”.

Enquanto o W3C mantém a data alvo de 2014 para que a especificação alcance o status de “recomendado”, muitos recursos HTML5 estão disponíveis hoje, e de fato alguns já estão disponíveis há anos. Uma característica ou tecnologia específica pode oferecer suporte limitado ao navegador, mas existem soluções alternativas para compatibilidade nestes casos. Este conceito de “degradação graciosa” é uma prática que permite aos desenvolvedores alavancar os recursos mais recentes em navegadores que os suportem, mas, por lado, retomam tecnologias mais antigas para navegadores menos capazes. É importante mantermos conhecimento do status de suporte que sempre muda de figura - recomendando soluções caso a caso, dependendo da disponibilidade de características específicas de determinados recursos.

Isso não quer dizer que as preocupações válidas sobre HTML5 não existam. Por exemplo, fornecedores de conteúdo estão preocupados em proteger sua propriedade intelectual ao utilizar os novos recursos multimídia do HTML5. Até que haja uma solução considerada satisfatória, plugins como Flash ou Silverlight podem ser combinados com aplicativos em HTML5 para permitir o compartilhamento de conteúdo com alguma medida de proteção contra cópia. Para esta tecnologia, especialmente, um caminho de pesquisa e adaptação a longo prazo será mais prudente do que a simples rejeição.

A única constante sobre a web como plataforma é que ela está em constante fluxo - e isso é algo que não irá mudar tão cedo. Cada projeto é diferente, e o que pode ser perfeito para um pode não adequar-se ao outro. Dito isto, o HTML5 é o caminho para o desenvolvimento, pelo menos no futuro previsível.

Fonte: SlashCloud [em inglês]


Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626799 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 544134 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525723 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390904 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333975 leituras

  1. Holandês de 16 anos é preso por ataques a sites de cartões de crédito

    Publicado em 13/12/2010 às 10:31 | 13434 leituras

  1. Quer ganhar um netbook e ainda ajudar a melhorar a sua revista?

    Publicado em 03/09/2009 às 8:21 | 15950 leituras

  1. Uma fundação para o OpenStack

    Publicado em 10/10/2011 às 17:43 | 17261 leituras

  1. Certificação para fornecedores de serviço do LibreOffice

    Publicado em 10/05/2012 às 10:19 | 13751 leituras

  1. Derivação GNOME do Ubuntu já tem nome

    Publicado em 16/08/2012 às 14:51 | 14140 leituras

whitepapers

mais whitepapers