Oracle Exadata Database Machine conquista clientes no Brasil

Publicado em 28/01/2011 às 13:04 | 21536 leituras

Clientes como Pão de Açúcar, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Piraquê e parceiros Oracle como CTIS e TCI adotam Exadata para avançar nos negócios.


Versão para impressão Enviar por email


 A empresa de pesquisa de mercado IDC publicou recentemente três relatórios sobre o Oracle® Exadata Database Machine com base em anúncios e entrevistas com clientes durante o Oracle OpenWorld San Francisco 2010.

Aumento de performance, rápida implementação, gerenciamento simplificado e diminuição de riscos são os grandes atrativos da primeira database machine para OLTP (processamento de transações on-line) desenvolvida pela Oracle, o Exadata Database Machine. Estes benefícios explicam porque o Exadata tem conquistado clientes no Brasil, seja por sua capacidade de armazenar um volume de dados dez vezes maior ou pela capacidade de pesquisar esse conteúdo dez vezes mais rápido do que os ambientes tradicionais disponíveis no mercado.

A alta performance e outros benefícios como o ganho de espaço em disco – que pode chegar até dez vezes mais da sua capacidade devido ao grande potencial da compressão híbrida –, fizeram com que clientes como o grupo varejista Pão de Açúcar, a fabricante de biscoitos, massas e margarinas Piraquê, os parceiros Oracle CTIS e TCI Business Process Outsourcing e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina apostassem no Exadata V2.

Lançada em 2009, o Exadata Database Machine Versão 2 é a máquina mais rápida para data warehouse e processamento de transações (OLTP). Trata-se da única database machine capaz de executar aplicativos OLTP. O Exadata V2 destaca-se ainda por executar virtualmente todos os aplicativos de bancos de dados de forma mais rápida e econômica do que qualquer outro computador do mundo.

Desenvolvido com componentes de hardware, que seguem padrões de mercado e também a tecnologia FlashFire da Sun, bem como por componentes de software que incluem o Oracle Database 11g Release 2 e o Oracle Exadata Storage Software Release 11.2, o Sun Oracle Exadata V2 é duas vezes mais rápido do que o Exadata Versão 1 para data warehouse.

Com a inclusão de Exadata Smart Flash Cachê baseado na tecnologia Sun FlashFire, o Oracle Exadata v2 vai além dos aplicativos de data warehouse, oferecendo desempenho e escalabilidade para o processamento de transações on-line. Entre outras vantagens, o equipamento ganha espaço pela excelente relação custo-benefício que pode ser 7,5 vezes menor quando comparada à plataforma de um dos principais concorrentes.



Tribunal de Justiça de Santa Catarina terá o primeiro Exadata a rodar no país



Segurança e alta disponibilidade foram duas premissas básicas que fizeram com que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina optasse pelo Exadata V2 para OLTP, para dar suporte com qualidade à implementação do processo digital nas suas unidades.

No contexto da melhoria dos serviços prestados e para agilizar o trâmite dos processos judiciais, a Lei 11.419, publicada em 2006, estabeleceu as condições para a informatização dos procedimentos judiciais e foi um marco para a modernização do Judiciário Nacional. Contudo, a modernização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina começou bem antes, em 1996, quando foi o primeiro do País a se informatizar utilizando a plataforma de banco de dados Oracle.

Atualmente, mais de 2 milhões de processos tramitam nas 111 comarcas catarinenses e no Tribunal de Justiça. A instituição está trabalhando gradualmente na centralização das bases de dados, buscando a otimização e o melhor gerenciamento dos recursos disponíveis.

Na prova de conceito que antecedeu ao processo licitatório, uma rotina de extração de dados do banco que normalmente demoraria mais de quatro horas para rodar no ambiente tradicional, foi executada em apenas 20 segundos no Exadata.

A solução adquirida pelo tribunal é o Exadata V2 meio rack, com quatro servidores de bancos de dados e sete de armazenamento. Com o Sun Oracle Database Machine, os clientes podem armazenar um volume de dados dez vezes maior e pesquisar esse conteúdo com dez vezes mais rapidez, sem fazer quaisquer alterações nos aplicativos.

A solução que começou a operar no Tribunal de Justiça de Santa Catarina será agregada à infra-estrutura existente, para apoiar à migração da atual versão do sistema de automação do Judiciário para sua 5ª geração, o que permitirá a utilização do processo digital em todo o estado até o final de 2011.



Los asociados tendrán un democenter con Exadata



Além de venderem a solução, os parceiros Oracle CTIS e TCI também adotaram Exadata V2 com o objetivo de aprimorar processos internos e atingir altos níveis de performance. A ideia é mostrar aos potenciais clientes que os resultados conquistados em casa também podem ser obtidos em seus negócios.

No caso da CTIS, os planos previam a implementação de dois equipamentos: um para demonstração e outro para uso interno, que está associado à meta de expansão dos negócios.  

Localizado em Brasília (DF), o democenter já está em operação e os clientes podem simular situações semelhantes às rotinas que enfrentam no dia a dia. O desempenho do equipamento impressiona. Uma rotina de um dos clientes da CTIS que demorava cerca de 15 horas para ser concluída pôde ser efetuada em 40 minutos, após a aplicação de uma prova de conceito realizada no Exadata, utilizando meio rack (composto por quatro servidores de banco de dados e sete de armazenamento). Alexandre Repinaldo, diretor de Partner Solutions da CTIS, explicou que outros tipos de consulta que consumiam seis horas foram finalizadas em apenas dois minutos.

A TCI Business Process Outsourcing, especializada em terceirização de serviços, optou pelo Exadata para criar um novo modelo de negócio, já que a solução une hardware e software e ainda permite a execução de serviços de rede, armazenamento e proteção de dados. A TCI trocará três servidores de banco de dados e dois storages pelo Exadata. Até o final deste ano, 16 bases serão migradas para a plataforma.

Assim como a CTIS, a companhia também vai criar um democenter com o Exadata até o início de 2011.
___


Depoimentos de apoio

Buscamos uma solução que garantisse alta performance, total segurança e completo gerenciamento. O desempenho do Exadata atendeu a todos os requisitos e superou nossas expectativas”, afirma Giovanni Moresco, diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A meu ver, nossa escolha pelo Exadata foi baseada na perspectiva de termos os altos volumes de processamento de dados requeridos para atender nossa cadeia de abastecimento de lojas e centros de distribuição (CDs) atendidos com velocidade e acuracidade inigualáveis no mercado”, diz Alexandre Vasconcellos, diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo Pão de Açúcar.

A TCI BPO escolheu o Exadata por ser a solução natural para a equação que se apresenta na indústria de BPO: criar um novo modelo de negócios, com hardware e conectividade que possibilitem executar serviços de rede e de armazenamento assim como de proteção dos dados”, pondera Roberto Marinho Filho, da TCI Business Process Outsourcing.É por isso que, em março de 2010, tomamos a decisão de trazer o Exadata para o nosso universo.”

O Exadata é uma grande jóia no portfólio de soluções da Oracle. É um produto completo e diferenciado”, diz Alexandre Repinaldo, diretor de Partner Solutions da CTIS, empresa que comercializa equipamentos, softwares e acessórios de TI.

O ganho expressivo de performance e a escalabilidade da solução adquirida permitirá ao Tribunal obter um ROI (retorno do investimento, em português) bastante expressivo” - Giovanni Moresco, diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Foi um projeto a quatro mãos e será o primeiro Exadata a entrar em produção no Brasil”, diz Diego Harstein de Souza, diretor da Samaia IT, parceiro Gold do OPN.

Esperamos reduzir nosso custo total de propriedade (TCO) em torno de 40% e ainda aprimorar o desempenho dos processos”, diz Roberto Marinho Filho, presidente do Conselho de Administração e CEO da TCI Business Process Outsourcing. “Oferecemos o que usamos. Isso comprova que apostamos na solução, confiamos nela e comprovamos seu poder no dia a dia. Queremos compartilhar com os nossos clientes nossas conquistas e mostrar que eles também podem chegar lá”, completa Marinho.

Oferecemos o que usamos. Isso comprova que apostamos na solução, confiamos nela e comprovamos seu poder no dia a dia. Queremos compartilhar com os nossos clientes nossas conquistas e mostrar que eles também podem chegar lá”, completa Marinho.

“Após muito investimento em pesquisas e simulações, chegamos à conclusão que o poderoso conjunto de processamento, junto a fantástica capacidade de atuação em memória da Exadata/Oracle, é a solução ideal para agora e também para muitos anos de crescimento de nossa empresa. Somente ela pode nos dar respostas imediatas, solicitadas pelo nosso ERP Lithe (que também foi arquitetado com tecnologia 100% Oracle, Forms/Report), ao banco de dados Oracle. Estamos muito felizes em ter um site totalmente Oracle. Afinal, nossa parceria é vitoriosa há mais de 15 anos”, afirma Clébio Lopes, gerente de Tecnologia da Informação da Piraquê.



Sobre o Oracle Exadata


A Oracle Exadata Database Machine é a única máquina de banco de dados que fornece performance extrema para armazenamento de dados e aplicativos de processamento de transações on-line (OLTP), o que a torna a plataforma ideal para consolidação em grades ou nuvens privadas. É um pacote completo de servidores, rede, armazenamento e software que é altamente escalável, segura e redundante. Com a Oracle Database Machine Exadata, os clientes podem reduzir custos de TI por meio da consolidação, gerenciar mais dados sobre níveis de compressão múltipla, melhorar o desempenho de todos os aplicativos e tomar melhores decisões de negócio em tempo real.


Fonte: Agência Ideal - Assessoria de imprensa Oracle  

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618391 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535665 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516314 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381953 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325556 leituras

  1. Tecla internet promove "Cloud Summit Brasil"

    Publicado em 30/06/2010 às 12:54 | 15171 leituras

  1. Lançado o Linux 2.6.26

    Publicado em 15/07/2008 às 11:19 | 13350 leituras

  1. MTV Brasil lança Twinester, ferramenta para criação de comunidades

    Publicado em 13/10/2010 às 18:05 | 13047 leituras

  1. O primeiro beta do GNOME 3.2

    Publicado em 02/09/2011 às 9:59 | 17128 leituras

  1. Nokia e Microsoft anunciam planos para criação de um ecossistema móvel global

    Publicado em 11/02/2011 às 11:02 | 14555 leituras

whitepapers

mais whitepapers