Os perigos reais do uso de dispositivos móveis em aviões

Publicado em 03/01/2013 às 16:27 | 15937 leituras

Ao longo de 2012, voar com celulares e outros dispositivos tornou-se cada vez mais perigoso.


Versão para impressão Enviar por email


Em setembro do ano passado, um passageiro foi preso em El Paso após se recusar a desligar seu telefone celular quando o avião pousava. Em outubro, outro homem foi preso em Chicago por ter usado seu iPad durante a decolagem. Em novembro, uma meia dúzia de carros da polícia invadiu a pista do aeroporto de La Guardia, em Nova York, e rodeou um avião pela suspeita de haver um terrorista a bordo; acabaram prendendo um homem de 30 anos de idade, que também se recusou a desligar seu telefone enquanto estava na pista.

De quem é a culpa nesses episódios? Não se pode culpar apenas os passageiros. Parte da responsabilidade recai sobre a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration, ou F.A.A.) por continuar a manter uma regra baseada na ideia não comprovada de que um telefone ou tablet podem interferir no pleno funcionamento de um avião.

Esses conflitos têm ocorrido há vários anos. Em 2010, um homem de 68 anos de idade bateu em um adolescente pois o garoto não quis desligar o celular durante o vôo. O tenente Lipple Kent, do departamento de polícia de Boise, em Idaho, prendeu o agressor e disse que o homem “sentiu que estava protegendo o avião e seus ocupantes”. E não vamos esquecer do ator Alec Baldwin, expulso de um avião da American Airlines em 2011 por jogar “Words With Friends” online enquanto a aeronave estacionava no portão.

Contudo, lidar com a F.A.A. sobre este assunto é como discutir com um adolescente teimoso. A agência não tem nenhuma prova de que os dispositivos eletrônicos possam prejudicar o pleno funcionamento de um avião, mas ainda perpetuam-se tais alegações, espalhando o medo irracional entre milhões de usuários.

Um ano atrás, quando perguntei a Les Dorr, porta-voz da FAA, porque tal regra existia, ele disse que a agência estava sendo cautelosa pois não havia provas de que o uso do dispositivo fosse completamente seguro. Ele também disse que se fazia necessário para que os passageiros permanecessem atentos durante a decolagem.

Quando perguntei por que podia ler um livro impresso, mas não um digital, a agência mudou seu raciocínio; outro representante da F.A.A. argumentou que um iPad ou Kindle poderia emitir ondas eletromagnéticas suficientes para interromper o vôo. No entanto, algumas semanas depois, o F.A.A. orgulhosamente anunciou que os pilotos agora podem usar iPads no cockpit em vez de manuais de vôo em papel.

O F.A.A. disse então que “dois iPads são muito diferentes que 200”. Contudo, especialistas da EMT Labs, instituição de testes independentes situada em Mountain View, na Califórnia, revelam que simplesmente não há diferença na saída de rádio entre dois iPads e 200. “A energia eletromagnética não se 'soma' dessa forma”, disse Kevin Bothmann, gerente da EMT.

Também não se trata do risco de um passageiro ser atingido fisicamente por um dispositivo eletrônico. Kindles pesam menos que meio quilo; o livro sobre a biografia de Steve Jobs pesa 2,1 quilos. É claro que é preferível sermos atingidos na cabeça por um iPad Mini do que por um livro de 650 páginas.

Em dezembro passado, Julius Genachowski, presidente da Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission), enviou uma carta para a F.A.A. onde afirma ser responsabilidade da agência “permitir uma maior utilização de tablets, e-readers e outros dispositivos portáteis” durante os vôos, sendo estes indispensáveis para que “grandes e pequenas empresas sejam mais produtivas e eficientes, ajudando a impulsionar o crescimento econômico e a aumentar a competitividade dos EUA”. 

Uma semana depois, a senadora Claire McCaskill, do Missouri, também enviou uma carta para a F.A.A. observando que as pessoas estavam “cada vez mais céticos das proibições” de dispositivos móveis em aviões. Ela alertou que estava “preparada para buscar soluções legislativas se os progressos sobre a questão forem muito lentos”. 

Se o progresso for lento, pode haver eventualmente algum episódio em um avião em que alguém poderia ser seriamente prejudicado como resultado de um dispositivo ligado durante a decolagem. Mas não seria pelo fato do dispositivo interferir com os sistemas do avião. Em vez disso, seria provavelmente porque um passageiro se sentiria no direito de agredir outro, na crença de estar protegendo um avião de um Kindle, que produz menos emissões eletromagnéticas que uma calculadora.

Fonte: The New York Times [em inglês].   

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618493 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535772 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516422 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 382065 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325659 leituras

  1. Oracle considera o abandono do OpenSolaris

    Publicado em 18/08/2010 às 11:07 | 13642 leituras

  1. Teste seu código Java com o Byteman 2.0

    Publicado em 12/01/2012 às 14:58 | 18030 leituras

  1. A suposta inundação de malwares para Android

    Publicado em 17/08/2012 às 15:34 | 19916 leituras

  1. As muitas previsões de Isaac Asimov em 1964 que se tornaram realidade

    Publicado em 02/09/2013 às 17:30 | 15531 leituras

  1. Red Hat lança programa de certificação OpenStack

    Publicado em 27/08/2013 às 17:12 | 18723 leituras

whitepapers

mais whitepapers