Red Hat e Projeto CentOS unem forças para acelerar a inovação open source

Publicado em 09/01/2014 às 12:12 | 16817 leituras

O Projeto CentOS e a Red Hat aceleram a adoção da comunidade e inovação para a próxima geração de projetos de código aberto.


Versão para impressão Enviar por email


A Red Hat e o Projeto CentOS anunciaram que estão unindo forças para construir um novo CentOS, capaz de impulsionar o desenvolvimento e adoção de tecnologias de código aberto da próxima geração. 

Esta colaboração reforça o comprovado modelo de negócio da Red Hat, alargando o ecossistema de desenvolvimento de código aberto da Red Hat. A Red Hat prevê que assumir um papel como um catalisador no seio da comunidade CentOS lhe permitirá acelerar o desenvolvimento de soluções de assinatura em nível empresarial para os clientes e parceiros,tais como o Red Hat Enterprise Linux, Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform, Red Hat Cloud Infrastructure, Red Hat Enterprise Virtualization, Red Hat JBoss Middleware, OpenShift da Red Hat, e o Red Hat Storage

Dez anos atrás, a Red Hat formou o Projeto Fedora para entregar recursos avançados para o Linux. Assim como um sistema operacional tradicional baseia-se no hardware abaixo dele, fazer projetos como nuvem, virtualização e Rede definidas por software (Software-Defined Networking - SDN) também contam com a fundação de um sistema operacional. Ritmo de desenvolvimento rápido e abertura à mudança fazem do Fedora um excelente lugar para as inovações do sistema operacional e projetos relacionados. Hoje, por assumir um papel ativo no Projeto CentOS, a Red Hat está novamente ampliando sua liderança em inovação de código aberto, ajudando a estabelecer uma plataforma bem adaptada às necessidades dos desenvolvedores de código aberto que integram tecnologias e em torno do sistema operacional.

Com o anúncio, a Red Hat amplia seu compromisso com a rápida tecnologia de códi aberto e desenvolvimento de soluções para entregar:

 



  • Desenvolvimento comercial e implantação: o Red Hat Enterprise Linux, o líder mundial em plataforma corporativa Linux, que oferece um extenso ecossistema de parceiros, um portfólio completo de ofertas de hardware e software certificados, o premiado suporte da Red Hat, consultoria, e serviços de formação. As assinaturas da Red Hat entregam este valor combinado com acesso ao ecossistema mais extenso de parceiros da indústria, clientes e especialistas em Linux para apoiar e acelerar o sucesso.


 



  • Integração comunitária além do sistema operacional: CentOS, uma distribuição Linux produzida e suportada pela comunidade que se baseia no Red Hat Enterprise Linux e em outras tecnologias de código aberto para fornecer uma plataforma que está aberto a variação. O CentOS proporciona uma base para a adoção e integração de nuvem de código aberto, armazenamento, rede e tecnologias de infraestrutura em uma plataforma baseada em Red Hat.


 



  • Inovação do sistema operacional em toda a pilha: Fedora, uma distribuição Linux produzida e suportada pela comunidade que torna mais fácil para os usuários consumir e contribuir para a vanguarda de tecnologias de código aberto do kernel até a nuvem. Como uma plataforma de desenvolvimento de ponta onde cada nível da pilha é aberto a revisão e melhoria, o Fedora vai continuar a servir o projecto no montante em que se baseiam as futuras versões do Red Hat Enterprise Linux.



Desde o seu lançamento em 2004, o Projeto CentOS tem crescido para incluir uma quantidade significativa de foco em integração de tecnologia de código aberto e uma comunidade de usuários considerável. A Red Hat e do Projeto CentOS reconhecem uma oportunidade de começar uma nova era, colaborando para expandir o projeto CentOS endereçando a inovação, a contribuição da comunidade e a participação até a pilha e além do sistema operacional. Ao unir forças com o Projeto CentOS, a Red Hat tem como objetivo acelerar a inovação em comunidade, engajamento e dinamismo em torno da uma nuvem de código aberto  projetos de de infraestrutura.

A Red Hat contribuirá com seus recursos e experiência na construção desenvolvendo as comunidades de código aberto para o novo projeto CentOS para ajudar a estabelecer projetos de governança aberta e um roteiro, ampliar as oportunidades de participação, abrir caminhos para a contribuição, e proporcionar novas maneiras para os usuários e colaboradores do CentOS para trazer o poder da inovação de código aberto a todas as áreas da pilha de software. Com contribuições e investimentos da Red Hat, o Projeto CentOS será capaz de expandir e acelerar, atendendo às necessidades dos membros da comunidade que necessitam de diferentes componentes ou de mais mobilidade em camadas acima do CentOS, expandindo os esforços existentes para colaborar com projetos de código aberto, como o OpenStack, RDO, Gluster, OpenShift Origin, e oVirt.


Webcast


Brian Stevens, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Red Hat, irá apresentar um webcast para discutir o anúncio de hoje às 5:00 pm ET (Horário da Costa Leste Americanda) em 7 de janeiro de 2014. Seguintes observações, imprensa e analistas são convidados a participar de uma sessão de perguntas e respostas.

Para participar do webcast ou assistir a gravação após o evento, viste:

https://vts.inxpo.com/Launch/QReg.htm?ShowKey=17984

 

Citações

Brian Stevens, vice-presidente executivo e chief technology officer, Red Hat



"Isso é fundamental para as nossas crenças de que, quando as pessoas que compartilham objetivos ou problemas são livres para se conectar e trabalhar em conjunto, as suas inovações em conjunto podem mudar o mundo. Acreditamos que o processo de desenvolvimento de código aberto produz um código melhor, e uma comunidade de usuários cria um público que torna o código impactante. Tecnologias de nuvem estão se movendo rapidamente, e cada vez mais, o código está pousando primeiro no Red Hat Enterprise Linux. Hoje é um dia emocionante para a comunidade open source; unindo forças com o Projeto CentOS, pretendemos construir um veículo para colocar tecnologias emergentes como o OpenStack e Big Data nas mãos de milhões de desenvolvedores ".

 

Karanbir Singh, lead developer, CentOS Project

"O CentOS deve seu sucesso não apenas ao código-fonte à partir do qual é construído, mas pelo trabalho duro e entusiasmante de sua comunidade de usuários. Agora que somos capazes de contar com a Red Hat entre os contribuintes ativos do Projeto CentOS, temos acesso ao recursos e conhecimentos que vamos precisar para expandir o escopo e ao alcance da comunidade CentOS, permanecendo comprometidos com nossos usuários atuais e novos ".

 

Al Gillen, program vice president, System Software, IDC

"O CentOS é uma das principais distribuições não-comerciais na indústria, e um projeto adjacente fundamental para muitos clientes do Red Hat Enterprise Linux. Esta relação ajuda a fortalecer a comunidade CentOS, e vai garantir que os benefícios do CentOS diretamente do desenvolvimento centrado na comunidade que a Red Hat compreende e apoia fortemente. Dadas as oportunidades de crescimento para o Linux no mercado hoje em áreas como o OpenStack, nuvem e Big Data, uma tecnologiaCentOS mais forte apoiada pela comunidade CentOS - incluindo a Red Hat - é um desenvolvimento positivo que ajuda a indústria em geral. "




Stephen O’Grady, principal analyst, RedMonk

"Embora, sem dúvida, venha como uma surpresa, este movimento da Red Hat representa o abraço lógico de um ecossistema adjacente. Trazendo as comunidades do CentOS e Red Hat mais juntas deveria ser uma vitória para ambas as partes."

 

Roberto Stainbach, gerente de produto sênior para a América Latina, da Red Hat.

"Desde março de 2004, a distribuição CentOS tem sido apoiada pela comunidade, derivado de fontes livres e oferecidos ao público pela Red Hat. Hoje, tecnologias de nuvem evoluem tão rapidamente, que eles precisam de uma plataforma que irá satisfazer as necessidades tecnológicas e de negócios integrada, e em torno do sistema operacional. A Red Hat e CentOS se juntam para formar uma "nova" CentOS que procura acelerar a adoção de sistemas operacionais abertos, virtualização, cloud, e expandir os esforços de colaboração existentes em projetos como o OpenStack, Gluster, OpenShift Origin, e oVirt. A Red Hat continuará a contribuir com recursos e conhecimentos para a construção de comunidades de código aberto, com um roteiro claro e um grande futuro à frente. "


Fonte: Assessoria de Imprensa Red Hat  

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 598667 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 515937 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 494220 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 361076 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 306162 leituras

  1. Microsoft procura gerente de comunidade de código aberto

    Publicado em 02/06/2008 às 10:46 | 11745 leituras

  1. Muito além das redes

    Publicado em 22/09/2011 às 13:41 | 51094 leituras

  1. VMware lança plataforma de banco de dados como serviço

    Publicado em 06/09/2011 às 15:39 | 15409 leituras

  1. A mente por trás do primeiro PC IBM, William C Lowe morre aos 72 anos

    Publicado em 29/10/2013 às 9:26 | 13090 leituras

  1. FNAC promove lançamento da Linux New Media do Brasil

    Publicado em 22/02/2008 às 10:03 | 12186 leituras

whitepapers

mais whitepapers