Red Hat obtém certificação de segurança máxima para o Enterprise Linux 6

Publicado em 05/11/2012 às 12:07 | 15521 leituras

Certificação internacional de segurança posiciona a solução Enterprise Linux da Red Hat entre os sistemas operacionais com mais certificações do mercado.


Versão para impressão Enviar por email


A Red Hat, fornecedora mundial de soluções em open source, anuncia que a solução Enterprise Linux 6, incluindo o hipervisor KVM, foi premiada com a Certificação de Critérios Comuns no Nível de Garantia de Avaliação (EAL) 4+, o mais alto grau de garantia para um sistema operacional comercial não modificado, para o Perfil de Proteção do Sistema Operacional (OSPP na sigla em inglês), incluindo módulos estendidos para Gerenciamento Avançado, Auditoria Avançada, Segurança Rotulada e Virtualização para o Enterprise Linux 6 em hardware da Dell, HP, IBM e SGI.

Os Critérios Comuns (Common Criteria) são um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas utilizadas pelo governo federal e outras organizações para avaliar a segurança e a garantia de produtos tecnológicos. Dentro destes Critérios Comuns, o EAL representa a profundidade e o rigor da avaliação, dando aos clientes a confiança de que produtos citados em um nível específico atenda seu respectivo pacote de requisitos de garantia da segurança.

Essa certificação oferece as agências governamentais, instituições financeiras e clientes em outros ambientes rigorosos quanto à segurança, a garantia de que o Enterprise Linux 6 atende as normas de segurança do governo. O Enterprise Linux 6 traz o Security-Enhanced Linux (SELinux), um projeto desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Segurança (NSA na sigla em inglês). A certificação dos Critérios Comuns oferece a garantia de usar o Enterprise Linux 6 com o hipervisor KVM, e permitirá aos fornecedores hospedarem diversos usuários na mesma máquina enquanto mantêm os convidados virtuais separados um do outro utilizando a tecnologia de Controle de Acesso Obrigatório desenvolvida pelo NSA. 

A Red Hat trabalha de forma abrangente com a Dell, HP, IBM e SGI para certificar o Enterprise Linux 6 em um amplo espectro de hardware. Como parte desse esforço de certificação, o Enterprise Linux 6 obteve a certificação dos Critérios Comuns para os seguintes hardware:


Red Hat Enterprise Linux 6 com suporte à virtualização:

Dell baseado no Intel x86 64bits:



  • Dell PowerEdge R720, R620, R820, R520, R320, R420

  • Dell PowerEdge T620, T420, T320

  • Dell PowerEdge M620, M520, M420, M820


HP baseado nos processadores Intel Xeon x86 64bits:



  • HP Proliant ML 100 e 300 series G6 product line

  • HP Proliant DL 100 series G6, 300 series G6 e G7, 500 series G7, 900 series G7 product line

  • HP ProLiant BL 200 series G6 e G7, 400 series G6 e G7, 600 series G5, 600 series G7 product line

  • HP ProLiant SL 100 series G6 product line


HP baseado nos processadores AMD64:



  • HP Proliant DL 100 series G7, 500 series G7, 700 series G6 product line

  • HP ProLiant BL 600 series G6 product line

  • HP ProLiant SL 100 series G7 product line


IBM baseado nos processadores Intel Xeon x86 64bits:



  • IBM System x: x3400 M2, x3400 M3, x3500 M2, x3500 M3, x3550 M2, x3550 M3, x3620 M3, x3630 M3, x3650 M2, x3650 M3

  • IBM BladeCenter: HS22 e HS22V

  • IBM iDataPlex: dx360 M2, dx360 M3

  • IBM X5 systems: x3850 X5, x3950 X5, x3690 X5



SGI baseado nos processadores Intel Xeon x86 64bits:



  • SGI® UV™ 1000, SGI® UV™ 100 



Red Hat Enterprise Linux 6 sem suporte à virtualização:



  • Todos os hardware listados acima sob o “Red Hat Enterprise Linux suporte à virtualização”

  • IBM Power Systems baseado nos processadores POWER7 

  • IBM System z baseado nos processadores da Arquitetura z



O Enterprise Linux 6 da Red Hat foi certificado pela BSI, Agência Federal da Alemanha para Segurança da Informação. Para facilitar essa certificação, a Red Hat trabalhou com a Atsec Segurança da Informação, um laboratório credenciado pelo governo dos EUA e pela BSI, que testou e validou a segurança, o desempenho e a confiabilidade da solução de acordo com a Norma dos Critérios Comuns para avaliação da segurança da informação (ISO/IEC 15408) no nível EAL4+, o mais alto em termos de garantia para um sistema operacional comercial não modificado, para o perfil de Proteção do Sistema Operacional (OSPP na sigla em inglês) incluindo módulos estendidos para Gerenciamento Avançado, Auditoria Avançada, Segurança Rotulada e Virtualização para o Enterprise Linux 6 em hardware da Dell, HP, IBM e SGI.


Testemunhos:


Paul Smith, vice-presidente e gerente geral para operações no Setor Público da Red Hat:

“Isso marca nossa 15ª certificação nos Critérios Comuns para o Enterprise Linux, conferindo à Red Hat um lugar no topo da lista dos sistemas operacionais com mais certificações do mercado. Estamos profundamente comprometidos com as certificações de segurança para que os clientes possam mudar com confiança para a Red Hat pela sua bagagem em implementar soluções de código aberto sob o máximo nível de segurança. Nosso trabalho com a Dell, HP, IBM e SGI nessa certificação reitera que clientes do setor público podem rodar o Enterprise Linux com confiança em uma ampla variedade de hardware de muitos dos principais fornecedores do mercado.”

 
Tim Mattox, Vice –Presidente para Marketing de Produtos Enterprise da Dell:

“A Dell está comprometida em auxiliar os clientes do setor público a operarem de modo mais eficiente e eficaz no atual contexto de restrição orçamentária. Com a Red Hat recebendo a certificação de segurança dos Critérios Comuns, podemos agora oferecer a um amplo subconjunto de nossos clientes de governo uma poderosa ferramenta para a 12ª Geração dos Servidores PowerEdge da Dell, auxiliando-os a cumprir sua missão enquanto os auxiliamos também a atender iniciativas de consolidação do data center atualmente em andamento, assim como suas crescentes demandas orçamentárias. Com essas soluções consistentes, os clientes de governo da Dell poderão agora atender os rigorosos requisitos de segurança necessários para auxiliar as organizações a protegerem seus ambientes exigentes quanto à segurança enquanto entregam os resultados.”



Tom Hempfield, vice –presidente da Organização para Negócios Federais da HP:

Para cumprir suas missões as agências federais confiam em sistemas que entreguem um alto nível de segurança e confiabilidade. A certificação de toda a linha HP ProLiant demonstra o comprometimento da HP em auxiliar o Enterprise Linux a atender as necessidades quanto ao gerenciamento de riscos de suas agências clientes.”

 
Jim Brinker, vice –presidente da SGI Federal:

“O SGI UV é o maior servidor certificado com os Critérios Comuns para o Enterprise Linux e o hipervisor KVM. A certificação do servidor suporta até 1280 núcleos e 8 TB de memória. O SGI UV está instalado em muitos programas governamentais, e a SGI tem a satisfação de oferecer, com a Red Hat, uma plataforma segura para nossos clientes na esfera federal.”


Ken Hake, gerente de laboratório para os Critérios Comuns da Atsec EUA:

“Estamos orgulhosos pela Red Hat ter escolhido a Atsec como o laboratório para a avaliação dos Critérios Comuns, uma vez que esse projeto dá sequência ao nosso bem-sucedido relacionamento comercial com a Red Hat. A conclusão pela Red Hat do projeto dos Critérios Comuns deve resultar em mais tranquilidade para os clientes que rodarem o Enterprise Linux em ambientes críticos para o negócio.”


Fonte: Assessoria de imprensa Red Hat

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 618292 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 535562 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 516213 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 381847 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 325453 leituras

  1. Open Cloud Initiative define seus princípios

    Publicado em 29/07/2011 às 9:19 | 14369 leituras

  1. HP lança framework Enyo 2.0

    Publicado em 19/07/2012 às 13:16 | 14561 leituras

  1. Dataprev prepara lançamento de sua solução em nuvem para este ano

    Publicado em 23/08/2013 às 17:33 | 13504 leituras

  1. Google propõe o VP8 e o Opus para o padrão WebRTC

    Publicado em 01/08/2012 às 11:43 | 15694 leituras

  1. Linux Magazine contrata durante o FISL 10

    Publicado em 22/06/2009 às 12:32 | 13752 leituras

whitepapers

mais whitepapers