Retrospectiva da CES 2013: o ano da telefonia móvel

Publicado em 15/01/2013 às 10:07 | 13539 leituras

Confira os principais destaques da CES 2013, que aconteceu em Las Vegas entre os dias 07 e 11 de janeiro.


Versão para impressão Enviar por email


Por Flávia Jobstraibizer, da redação Linux Magazine


Pela primeira vez, o CEO de uma empresa de dispositivos móveis realizou um keynote com um pré-lançamento na CES; a apresentação iniciou-se com as músicas do hit Psy, Gangnam Style e terminou com o popular Maroon 5. Paul Jacobs, presidente da Qualcomm, abordou uma série de temas, falando sobre os benefícios de um mundo onde tudo e todos estão conectados e também falou sobre a chamada "geração M" (mobile).


Mas o destaque da CES (o mais repercutido, pelo menos) foi o lançamento da Qualcomm Snapdragon 800 system-on-a-chip, que ilustra o quão longe o hardware móvel está chegando ao longo da última década. Pela primeira vez, uma solução móvel está oferecendo um recurso que não está disponível em nenhuma plataforma desktop (ou pelo menos não de maneira tão elegante). 


Em poucas palavras, a série Snapdragon 800 pode codificar e decodificar o conteúdo em resoluções UltraHD, capturar e reproduzir conteúdos com resoluções de até 4.096 x 2.304 pixels (isso seriam 9.440.000 pixels no total, o que é quatro vezes e meia mais do que o atual 1080p), e tudo isso vem ainda com som surround 7.1.


Claro, você pode fazer a mesma coisa em uma plataforma desktop (alimentado tanto pela Intel ou pela AMD), mas isso exigiria muito mais recursos especialmente para codificação de conteúdo e não está disponível em um pacote único e integrado.


Os processadores Ivy Bridge da Intel já possuem saídas em 4K, graças a um novo driver chamado Colagem. Isso permite que alguns fabricantes de placas-mãe, como a Gigabyte, utilizem saída de vídeo em UHD de HD4000 da Intel integrada na Ivy Bridge. O processador também usa duas saídas Thunderbolt ao invés de uma porta HDMI única (demonstração realizada no teatro da Qualcomm 4K, na CES).


Acer e Windows


A Acer anunciou diversas mudanças previstas para 2013, de acordo com Jerry Kao, vice-presidente associado da empresa de Taiwan da unidade de negócios de consumo. Após o lançamento do Windows 8 em outubro de 2012 e a posterior liberação dos chamados produtos heróis, como o S7, o mercado notará que a Acer está seriamente se transformando em uma nova entidade, Kao afirmou.


Ele listou o Iconia W500 e W700 como dois dos muitos produtos que provam que a Acer não é mais a companhia que costumava ser. A empresa agora quer conquistar participação na vida dos usuários, em vez de uma simples fatia do mercado, ganhando os corações dos usuários ao adicionar à sua substância o slogan "Exploring Beyond Limits", complementa Kao.


Kao também enfatizou os planos da Acer de implementar de forma agressiva recursos que os usuários realmente querem. Referindo-se a tecnologia de multitoque, ele afirmou que a Acer tem a maior parte da expansão Windows 8 multitoque do mercado, antes de acrescentar que "o Windows 8 só faz sentido com o toque" por conta da intuitividade de sua interface de usuário.


Os toques e multitoques, Kao continuou, é uma tecnologia crítica que pode realmente mudar a experiência de uso do usuário, e por isso a Acer tem investido muito capital humano e recursos financeiros para o seu pleno desenvolvimento. Kao também destacou o fato de que a empresa já possui pré-encomendadas uma diversidade de componentes e matérias-primas que serão testadas e utilizadas na fabricação de tecnologia de toque, um movimento que vai permitir que a Acer passe a enfrentar de forma mais tranquila qualquer crise que poderia ser causada ​​por flutuações bruscas no fornecimento destes componentes. Restrições de componentes no mercado, podem durar pelo menos um ano, o que pode limitar o crescimento de algumas empresas, disse ele.


Quanto ao número de vendas do Windows 8, Kao confirmou o que seu chefe, Jim Wong, mencionou em uma entrevista com o Digitimes: que o Windows 8 não tem sido particularmente bem sucedido, não só para a Acer, mas também para os seus concorrentes. Ele apontou para o momento do lançamento do Windows 8, como uma das razões por que o sistema não se saiu tão bem como o esperado. O Windows 8 foi lançado em 26 de outubro de 2012, uma janela que, Kao disse, não está alinhada com qualquer ciclo de varejo, como a volta à aulas ou períodos de férias e Natal. "Foi um momento inoportuno de lançamento. Falou-se do novo sistema, mas como não era uma época voltada para o consumo, o assunto logo saiu de moda", pontua. 


Assim como acontece com o Windows RT, Kao reconheceu que a Acer não lançou nenhum dispositivos com esse sistema porque sente que o mercado ainda não está pronto e que é preciso haver educação adicional para informar aos usuários potenciais sobre os diferenciais e particularidades do Windows RT, incluindo a falta de suporte para aplicativos regulares do Windows. Kao também levantou a bola sobre uma outra questão que está dificultando o crescimento do Windows RT - o custo de licenciamento. De acordo com a Acer, uma vez que o Windows RT é fornecido com o Office 2013, o usuário final acaba pagando por duas licenças em vez de uma, tornando-se simplesmente demasiado caro para um usuário comum arcar com estes custos. "Estamos estudando se uma mudança de sistema operacional em nossos dispositivos não seria mais benéfica do que continuar com este sistema de licenciamento duplo, diz Kao".


A terceira razão listada por Kao para explicar a adoção lenta do Windows RT é o desempenho. A primeira geração do Windows em dispositivos ARM não é poderosa o suficiente, especialmente quando se trata de tarefas que exigem recursos de hardware maciços como a interação de toque ou a reprodução de vídeos. Isso pode facilmente levar a uma experiência de uso frustrante agravada pelas expectativas que os usuários têm ao lidar com o Windows. 


Melhorias estão previstas, no entanto, graças ao novo System-on-Chip da Qualcomm, Samsung e Nvidia. Assim, Kao confirmou que terá como objetivo principal o lançamento de um dispositivo Windows RT no primeiro semestre de 2013, possivelmente na Computex deste ano, e terá anúncios de produtos no Mobile World Congress no mês que vem.


PCs não são mais o centro das atenções


Como já era de se esperar, em uma era totalmente voltada para portáteis e com a mobilidade no centro do palco, os PCs foram ofuscados por tablets, smartphones e TVs na CES deste ano. Embora grandes empresas e boas iniciativas neste sentido ainda permaneçam, havia menos anúncios de produtos de fabricantes de PCs com relação aos anos anteriores, e algumas companhias estão aguardando pelo congresso GSMA Mobile World Congress, que acontecerá em Barcelona, em fevereiro para mostrarem suas cartas na manga. "Eu acho que a CES deste ano foi um mau momento para o ciclo de PCs, e vários mencionaram o MWC como um local para seus próximos anúncios", disse o presidente da Endpoint Technologies Associates, Roger Kay, que participou da feira.


A Asus cancelou uma coletiva de imprensa que seria realizada na CES para anunciar suas novidades no MWC. A Acer estava praticamente ausente na mostra deste ano, depois que anunciou os seus ultrabooks em uma coletiva de imprensa no ano passado.


A HP, a maior fabricante mundial de computadores, anunciou sua linha de laptops "Sleekbook Pavilion" e os mostrou em pequenos eventos de mídia durante o evento. A Dell mostrou atualizações para seus laptops Inspiron e tablets Latitude, e também anunciou um thinclient voltado para o mercado empresarial chamado de "Project Ophelia", e que não chamou muita atenção do público.


"A grande indústria e principais feiras continuam a ser os locais-chave para reunir clientes, parceiros e formadores de opinião e, como resultado, muitos vendedores optam por usar esses eventos como plataformas de anúncios", disse a porta-voz da Dell, Ellen Murphy, por e-mail. Ela se recusou a comentar sobre os planos da empresa para o MWC.


A Lenovo conseguiu atrair muita atenção com seus novos produtos, como o híbrido tablet-PC IdeaCentre Horizon. Como nos anos anteriores, a chinesa alugou um espaço, mas não apresentou-se para a imprensa durante o evento, embora tenha ficado satisfeita com o feedback do público durante o evento, disse um porta-voz da empresa. 


A mudança de foco na CES, de PCs para dispositivos móveis, reflete a transição global do mercado. Os computadores estão cada vez mais atrás dos tablets e smartphones, que estão expandindo o uso da computação básica, navegação na web, vídeos e e-mail. As SmarTVs estão assumindo algumas das funcionalidades dos computadores, permitindo aos usuários navegar na web e assistir a vídeos via streaming, diretamente de sites como o Netflix.


Os principais lançamentos


Entre os principais lançamentos (aqueles que deram o que falar pelo público de massa) da CES, podemos citar:


- Protótipos da Samsung de aparelhos com telas flexíveis e processadores de oito núcleos
- O novo Gorilla Glass, que suporta até 45kg sobre a tela sem que sofra nenhum arranhão
- A maior TV UltraHD do mercado, lançada pela Samsung e que possui 85 polegadas
- Sony Xperia Z, com cinco polegadas, quad-core a à prova d'água
- O maior smartphone do mundo, o Huawei Ascend Mate, com 6.1 polegadas, quad-core e câmera de 8MP
- A primeira câmera Polaroid com Android, Wi-Fi, Bluetooth e resolução de 18MP
- O tablet super multitoque da Lenovo, batizado de IdeaCentre Horizon, que suporta o uso por duas pessoas ao mesmo tempo (10 multitoques de uma vez)
- A Kingston lança a pendrive DataTraveler HyperX Predator, minúscula e com capacidade para armazenar 1TB de arquivos
- A 3M lançou o Touch Systems, uma tela capacitiva com 84 polegadas sensível ao toque e que suporta resoluções Ultra HD (4K) 


Saldo e previsões para 2014


Foi sintomático o fato de a maior atração do evento este ano ter sido o discurso do ex-presidente americano Bill Clinton no keynote da Samsung. Afinal, as tecnologias mostradas pela maioria das empresas “big shots” não fugiu exatamente ao esperado pelos analistas. O excesso de TVs com resolução 4K levou observadores a pensar: mas será que eles não têm outras ideias além de mostrar essas telas gigantescas que saem carí­ssimas para o consumidor final?

Alguns especialistas dizem que a CES deste ano poderia ter sido melhor. Para o ano que vem, são previstos ainda mais lançamentos no que tange ao mercado de jogos e video games, uma vez que com as novas TVs com tecnologia UltraHD, a tendência das fabricantes de jogos será criar conteúdos cada vez mais realistas. 


Outra previsão para 2014 está nos processadores, que especula-se que sejam lançadas as novas séries 8-core Itanium da Intel, agora com o dobro do poder de processamento. Entre os dispositivos móveis, as novidades aguardadas são pelos novos smartphones da Samsung que devem substituir o aparelho mais famoso do mundo, o Galaxy S III. Vamos aguardar!


Fontes: Diversas: Globo, IDG, Thinq.co, Assessoria de imprensa CES, Assessoria de imprensa Acer, ITProPortal e redação da Linux Magazine.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 597195 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 514507 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 492060 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 359559 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 305046 leituras

  1. RIM integra HTML5 e JavaScript à criação de aplicativos para BlackBerry

    Publicado em 29/09/2010 às 13:06 | 10897 leituras

  1. Um olhar sobre o futuro do Ubuntu

    Publicado em 02/04/2013 às 15:59 | 15869 leituras

  1. CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!

    Publicado em 04/10/2013 às 16:36 | 12578 leituras

  1. Em data adequada, ISO aprova formato OOXML como padrão

    Publicado em 01/04/2008 às 14:34 | 16708 leituras

  1. Dilma mira empresas de Internet após espionagem dos EUA

    Publicado em 16/09/2013 às 16:37 | 11368 leituras

whitepapers

mais whitepapers