Tor: a internet anônima é o que você realmente precisa?

Publicado em 02/09/2013 às 16:53 | 17042 leituras

Desde a revelação dos programas de espionagem da NSA todo mundo passou a se preocupar um pouco mais com a privacidade online. E isso é ótimo para o Tor, um pacote de software e rede de computadores que permite usar a internet de forma anônima. A Linux Magazine já trouxe artigos sobre o assunto em suas edições, confira!


Versão para impressão Enviar por email


Desde a revelação dos programas de espionagem da NSA todo mundo passou a se preocupar um pouco mais com a privacidade online. E isso é ótimo para o Tor, um pacote de software e rede de computadores que permite usar a internet de forma anônima. E para qualquer um que use ele também.


O Tor inclui softwares de anonimato junto com um browser especial, mas é a rede que faz ele se beneficiar mais deste pico de interesse. Nas últimas semanas, o crescimento do número de clientes Tor foi de 100%. Não está claro o motivo desse aumento – a questão da NSA pode explicar uma parte, mas não tudo – mas estamos diante de um recorde histórico.


Há um temor de que a popularidade do Tor atraia mais e mais a atenção de agências de espionagem que estão trabalhando para descobrir como rastrear usuários. Não apenas no Tor. O uso de serviços de email criptografados também estão recebendo atenção especial da NSA e amigos, de acordo com um documento secreto divulgado no mês passado pelo The Guardian. Esta revelação veio algumas semanas antes de outra que mostrou que a NSA estava rastreando usuários no Tor, apesar desta investigação pode ter sido um erro feito por uma equipe de pesquisadores de segurança que investigavam uma falha.


Então o Tor é realmente a solução para navegação anônima ou apenas mais uma forma de chamar a atenção para você? É complicado. Em muitas casos o Tor é o jeito mais rápido e simples de navegar anonimamente na web. Mas não sem seus inconvenientes. Para melhor compreensão do Tor, suas vantagens e desvantagens, é bom entender exatamente como o sistema funciona.


O que é o Tor?


Tor é uma silha para “The Onion Router”. Isso é uma referência tanto ao software instalado no seu computador quando para a rede de computadores que gerencia as conexões do Tor. Para simplificar, o Tor permite rotear o tráfego na web através de diversos computadores na rede Tor para a parte do outro lado da conexão não conseguir rastrear o tráfego de volta até você. Desta forma, quando mais usuários usam o Tor, mais protegida é a sua informação. Como o nome sugere, ele cria uma série de camadas para esconder a sua identidade do resto do mundo (como em uma cebola, ou “onion” em inglês).


ku-mediumOs computadores que lidam com o tráfego intermediário são conhecidos como Tor Relays, e existem três tipos diferentes deles: os middle relays, os end relays e bridges. Os end relayssão os últimos da cadeia de conexões, enquanto os middle relays cuidam do tráfego no caminho. Qualquer um pode ser um roteador intermediário do conforto do seu lar sem temer problemas com atividades ilícitas que passem por essas conexões. Esses que servem como finais precisam de um pouco mais de cuidado já que são eles os alvos da polícia e dos detentores de direitos autorais caso alguma atividade ilícita seja detectada. Bridges, ou as pontes, são relays que não são listados publicamente, provavelmente para proteção contra bloqueadores de IP. Você não precisa rodar um relay para usar o Tor, mas é legal que você rode.


O usuário médio do Tor está seguro, na maior parte do tempo. O software é usado por jornalistas, dissidentes políticos e mais para garantir a privacidade e segurança, e é realmente difícil rastrear alguém usando o Tor. Ele é usado até por uma área da Marinha dos EUA para operações de segurança (na verdade, ele foi criado como parte de um projeto da Marinha dos EUA cujo propósito era criar formas de proteger as comunicações do governo dos EUA). Até onde sabemos, a NSA presta atenção no Tor. Mas se ele é bom o suficiente para uso militar, então é bom também para você.


Limitações do Tor


A desvantagem mais notável ao usar o Tor está na performance. Já que o tráfego da internet está sendo roteado por ao menos três camadas, ele acaba se perdendo no caminho – em outras palavras, fica lento. Isso é especialmente perceptível em elementos mais pesados como áudio e vídeo, e dependendo da quantidade de usuários agindo como relays, pode piorar com mais pessoas na rede. O Tor sabe bem desta limitação de velocidade, e conta com um guia para solucionar possíveis problemas.


Usar o Tor fica complicado quando as agências de inteligência entram em ação. Obviamente, os falcões da segurança cibernética do governo estão cientes do Tor e de suas capacidades. Como já disse antes, eles acham que o uso do Tor é motivo de preocupação. Como o documento vazado assinado pelo General Eric Holder detalha, a NSA identifica pessoas usando softwares de anonimato como o Tor como estrangeiros por padrão. Esses usuários “não são tratados como pessoas dos Estados Unidos, a não ser que sejam identificados positivamente como isso, ou que a natureza ou circunstâncias das comunicações da pessoa deem motivo para se acreditar que seja alguém nos Estados Unidos.” Se for confirmado que é alguém nos EUA, os registros são destruídos.


Existem outros riscos a serem considerados antes de usar o Tor. Os que hospedam relays de saída atraem atenção de agentes da lei e podem receber acusações de violação de direitos autorais, entre outras coisas. Também é possível que seu computador seja apreendido caso você rode um exit relay, apesar de até hoje ninguém ter sido processado nem julgado por isso. Por fim, assim como em qualquer serviço anônimo, sempre há a possibilidade de hackers espertos conectarem os pontos e descobrirem quem você é. É bem difícil, mas não impossível.


Alternativas ao Tor


Por mais que o Tor tenha seu lado ruim, provavelmente é a melhor e mais simples forma de usar a internet anonimamente. Como disse antes, porém, o crescimento da popularidade do software pode significar algumas mudanças na forma como autoridades tratam ele. Então é sempre bom ter alternativas.


O método mais popular de se tornar anônimo é usar uma Virtual Private Network (VPN), especialmente as criptografadas. Como o nome sugere, uma VPN é uma rede privada que se espalha pela internet pública permitindo que ela pode ser usada para criptografas dados ou aumentar a segurança de contas individuais. Dependendo de qual VPN você use, você terá acesso a diferentes níveis de segurança. A boa notícia é VPNs funcionam bem. A má notícia é que custam dinheiro. Existem centenas de opções por aí, Hide My AssPrivate Internet Access e IPredator são opções estabelecidas e confiáveis. Você pode aprender mais sobre VPNs no Lifehacker.


Similar ao acesso à internet via VPN é usar um proxy. Um servidor proxy anônimo é bem parecido com o que você espera do Tor, só que você vai ter mais controle sobre quem você quer que se conecte e quando. Assim como um relay, o tráfego do seu computador via passar por um proxy e chegará ao outro lado, algumas vezes sem coleta de dados da origem dele. No entanto, também pode ser usado para propaganda e malware caso você não fique esperto. O Private Internet Access e o Hide My Ass oferecem serviços de proxy, enquanto o Privacy Protector oferece serviços de proteção de privacidade (não diga!). O LifeHacker também tem mais informações sobre o assunto.


Tor ou não Tor, eis a questão


Então qual o veredicto? Antes de você decidir, pense bem no que você faz online e os motivos de querer o anonimato. Se você só esconder os sites pornográficos que acessa ou algo assim, um modo de navegação anônima como o do Chrome provavelmente é o suficiente. Mas se você quer evitar que as autoridades rastreiem suas ações, seja por pirataria ou qualquer outro motivo – não estamos aqui para julgar ninguém – ou está assustado com o que a NSA pode fazer, uma solução mais completa é o mais indicado.


Então se você quiser usar a internet totalmente anônimo, use o Tor. Alternativas têm desvantagens, seja uma assinatura paga ou anúncios indesejados, e é difícil discordar da conveniência do Tor. Além disso, há um bom motivo para o Tor se tornar tão popular: ele funciona bem. O Tor é bom o suficiente para você e para milhões de pessoas na rede. E sempre fica melhor.


Fonte: Gizmodo Brasil


Leia artigos sobre Tor na Linux Magazine


Artigo: Fora do Radar, Linux Magazine 85


Artigo: Anônimo na Multidão, Linux Magazine 23

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 597195 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 514507 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 492060 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 359559 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 305046 leituras

  1. Últimas horas para submissão de trabalhos para a LinuxCon

    Publicado em 29/06/2010 às 10:00 | 14657 leituras

  1. [VÍDEO] Wayland suporta exibição remota

    Publicado em 24/09/2012 às 16:41 | 13821 leituras

  1. Sistema de monitoramento RHQ 4.2 lançado

    Publicado em 03/11/2011 às 11:35 | 16664 leituras

  1. GPL em declínio

    Publicado em 21/12/2011 às 16:06 | 14371 leituras

  1. Wayland chega à versão 1.0

    Publicado em 24/10/2012 às 10:28 | 14694 leituras

whitepapers

mais whitepapers