Ubuntu 11.04 revoluciona interface e foca na experiência dos usuários

Publicado em 27/04/2011 às 19:44 | 18787 leituras

Ubuntu 11.04 "Natty Narwhal" chega amanhã com muitas novidades, polêmicas e promete revolucionar a experiência em desktops.


Versão para impressão Enviar por email


A Canonical anunciou o lançamento de uma nova versão de seu sistema operacional Ubuntu, que estará disponível para download gratuitamente a partir de 28 de Abril de 2011. O Ubuntu 11.04 introduz o Unity, nova interface do Ubuntu. A culminação de dois anos de esforços em engenharia e design por parte da Canonical e da comunidade Ubuntu. O Ubuntu 11.04 diferencia-se de seus competidores como uma alternativa genuína e gratuita ao Windows, permitindo que os usuários personalizem seus PCs com aplicativos gratuitos ou pagos, utilizando o mesmo modelo de negócios que já se provou popular nos mercados de tablets e smartphones.


“Esta versão representa um novo passo na evolução do Ubuntu, que oferece uma experiência de uso que une o estilo à eficiência” disse Jane Silber, CEO da Canonical. “Com esta versão o Ubuntu vai conquistar todo um novo segmento de usuários para o software livre. O Ubuntu 11.04 é uma grande prova do quanto às tecnologias open sources voltadas ao usuário final evoluíram”.


O Ubuntu 11.04 tira vantagem de uma interface gráfica moderna para propiciar uma experiência visualmente rica, inspirada pelo design utilizado por tablets e smartphones. Em PCs mais antigos, o Ubuntu irá determinar automaticamente se o processador gráfico suporta a nova interface Unity e oferecerá a experiência “clássica” caso o Unity não seja suportada. Os usuários também podem escolher a versão clássica case seja de sua preferência ou em casos onde existe a instalação de parques grandes onde não é possível mover todas as máquinas para o Unity imediatamente.


Os usuários do Ubuntu 11.04 encontrarão uma área de trabalho limpa com um launcher do lado esquerdo da tela. A mesma interface é usada em netbooks, notebooks e desktops que utilizam o Ubuntu 11.04. Este launcher é configurável e permite que os usuários selecionem quais aplicações eles desejam acessar com um único clique. Inserir ou remover aplicativos também é uma tarefa simples e intuitiva.


O Ubuntu 11.04 diferencia-se das interfaces tradicionais, beneficiando-se de poderosos mecanismos de busca para facilitar o processo de encontrar arquivos ou programas. A tendência chega ao Ubuntu diretamente da web, onde os usuários preferem que a busca seja o ponto de partida para a maioria de suas tarefas. O sistema de busca do Ubuntu coloca aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar. Todo o conteúdo pode ser alcançado por meio de uma mesma ferramenta.


Ao buscar um aplicativo, os usuários verão os aplicativos utilizados mais recentemente ou uma lista de aplicativos instalados, e sugestões de novos aplicativos para download pelo Central de Softwares Ubuntu. Os aplicativos podem ser arrastados até o launcher para acesso rápido. Uma aplicação aberta será destacada no launcher enquanto estiver ativa, e pode ser ancorada ao launcher se o usuário assim desejar. Caso contrário, a aplicação se removerá automaticamente do launcher quando for fechada. Os programas podem ser procurados pelo nome ou por categoria, de forma que mesmo quando o usuário não souber o nome de um determinado programa, ele ainda assim poderá ser encontrado rapidamente.


A busca por arquivos é feita da mesma maneira. O sistema permite buscas pelo nome ou tipo de arquivo. Ele apresenta os arquivos utilizados mais recentemente, downloads e favoritos. Clicar em um arquivo abre-o instantaneamente. É uma mudança radical do esquema tradicional de “arquivos e pastas” para organização do conteúdo do PC, e introduz uma interface de busca com os quais os usuários já estão acostumados e consideram mais rápido e eficiente. Arquivos e pastas ainda podem ser acessados pelos métodos tradicionais, mas os testes realizados pela Canonical sugerem que os usuários abraçarão rapidamente o novo mecanismo de busca em suas atividades do dia-a-dia.


Diversas outras melhorias também foram implementadas. Um “menu global” para a maioria dos programas pré-instalados significa que os menus para todas as aplicações estarão no mesmo lugar, no topo da tela. Menus apenas aparecem quando solicitados, o que resulta em uma experiência mais leve e livre de ruídos. Os usuários podem navegar por várias telas de forma simples, facilitando a organização da área de trabalho.  Existem dúzias de atalhos de teclados que ajudam na navegação entre telas e aplicativos. A partir da interface principal também é possível ajustar o volume, tocar, trocar ou parar a reprodução de músicas sem a necessidade de abrir o programa de reprodução de músicas.


Touch screens são totalmente suportadas pelo Ubuntu 11.04.  É possível realizar ações como controlar barra de rolagem, trocar entre aplicações abertas e maximizar ou minimizar telas a partir de gestos. A Canonical e a comunidade Ubuntu continuam a adicionar suporte para comandos de toque e gestos em diversas aplicações.


A Central de Softwares Ubuntu foi integrada com o dash, e permite que os usuários adicionem novos programas ao sistema com poucos cliques. Foram adicionadas ferramentas para notas e reviews dos aplicativos, permitindo que os usuários participem da comunidade, compartilhem suas experiências e auxiliem outros usuários a encontrarem os melhores aplicativos. Jogos de fabricantes como a Introversion foram adicionados ao catálogo, que continua a crescer em quantidade de soluções disponíveis para os usuários.


O Ubuntu One é um serviço de cloud para usuários individuais, que oferece uma solução gratuita para compartilhamento de contatos e arquivos, combinado com um serviço de streaming de música atualmente disponível para as plataformas iPhone e Android, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo. A versão oficial do cliente Windows será lançada em breve – e trará também diversas melhorias ao Beta público que está disponível para testes.


Além de oferecer melhor velocidade e performance para a sincronização de arquivos, usuários que adotarem o Ubuntu One também podem acessar seus arquivos através da plataforma Android, importar contatos do Facebook e sincronizar todo o conteúdo do Gmail, além de novas características para o streaming de música, como a inclusão de novos formatos de arquivos suportados e gerenciamento de playlist. O Ubuntu One agrega valor ao Ubuntu, tornando suas ferramentas disponíveis em outros dispositivos. Novos serviços são frequentemente adicionados ao Ubuntu One, de forma que sempre há algo novo para os usuários descobrirem.


Pela primeira vez, será possível realizar um “test-drive” do Ubuntu online, usando apenas o seu browser. Visite Ubuntu.com para acessar uma versão completa da nova versão sem necessitar de nenhum tipo de download.


Disponibilidade

O Ubuntu 11.04 estará disponível para download a partir de 28 de Abril em www.ubuntu.com. O teste online gratuito estará disponível a partir do lançamento. O Ubuntu One está disponível hoje em one.ubuntu.com e as aplicações estão disponíveis a partir do Android Marketplace e a iTunes Aplicativostore. A Central de Softwares Ubuntu está disponível para todos os usuários de Ubuntu e pode ser encontrado no menu principal.


Fonte: Canonical.

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 626327 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 543653 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 525159 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 390390 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 333492 leituras

  1. Nuvem corporativa da Google não dá conta do recado, diz diretor da Microsoft

    Publicado em 08/12/2010 às 12:02 | 13238 leituras

  1. Primeiro marco de desenvolvimento do openSUSE 12.3

    Publicado em 05/10/2012 às 12:23 | 16259 leituras

  1. Intel libera o código de ferramenta para programação paralela

    Publicado em 18/08/2011 às 16:34 | 15775 leituras

  1. Software brasileiro movimentou US$ 15,3 bilhões em 2009

    Publicado em 08/07/2010 às 19:08 | 13840 leituras

  1. Iniciada a revisão pública do Java EE 7

    Publicado em 10/01/2013 às 11:33 | 14076 leituras

whitepapers

mais whitepapers