Universidades abrem espaço para cursos que ensinam a criar games

Publicado em 13/09/2013 às 13:10 | 12705 leituras

Em Curitiba, duas universidades têm cursos de tecnologia em jogos digitais. Graduações têm duração variada entre dois anos e meio e três anos.


Versão para impressão Enviar por email


Trabalhar no desenvolvimento de jogos para videogames, computadores e celulares é sonho frequente no imaginário dos aficionados pelo mundo digital. Em Curitiba, dois cursos de graduação permitem a união dos mundos do hobby e o profissional – naUniversidade Positivo (UP) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - ambos com inscrições abertas para o vestibular 2014.


Dependendo da escolha, o curso de tecnologia em jogos digitais pode ter duração variada entre dois anos e meio e três anos. Além da opção de desenvolver jogos, como o nome sugere, os cursos também propiciam conhecimentos aos alunos para atuar em outras áreas de programação e desenvolvimento – como o de simuladores para empresas, por exemplo.


Nas salas de aula, a teoria e a prática são combinadas justamente através do desenvolvimento de games. Com filosofias didáticas diferentes, os cursos da UP e PUC-PR coincidem no objetivo de qualificar os graduandos para a indústria do entretenimento - uma área que exige profissionais especializados, e que é uma das que mais crescem em todo o mundo.


Trabalho de programação é feito com base nos conceitos de sala de aula (Foto: Fernando Castro/G1)
Trabalho de programação é feito com base nos conceitos
de sala de aula (Foto: Fernando Castro/G1)

Absorção interna


Na UP, o curso de tecnologia em jogos digitais procura fazer com que os alunos desenvolvam o maior número de jogos possíveis durante os dois anos e meio de duração. “Eles fazem aproximadamente de oito a nove jogos durante esse período, ou seja, a cada dois meses eles fazem um jogo novo”, explica o coordenador do curso, Rafael Dubiela. Para o professor, o método permite que os alunos saiam do curso com boa experiência, além de portfólio.


Segundo Dubiela, outras características específicas do curso na UP são a aposta em uma carga horária multidisciplinar e o estímulo à competição interna. “Eles se dividem em equipes e competem entre eles, isso incentiva muito, e foi uma opção acadêmica nossa. A chantagem da nota é mais prejudicial do que benéfica, e não chega onde nós queremos”, conta o coordenador. A tática já resultou em duas premiações na Imagine Cup, a competição de tecnologia da Microsoft – um primeiro lugar em 2011 e uma segunda colocação em 2012.


Essa qualificação já levou o próprio grupo Positivo a observar mais atentamente os profissionais. Está em desenvolvimento desde o fim do mês de julho um projeto piloto no qual os melhores alunos são selecionados para um estágio remunerado, de onde devem sair jogos para os cursos de Ensino à Distância oferecidos pela UP. “O planejamento para o próximo ano já é começar a contratar os alunos que nós formamos. Fazer um plano e carreira para eles”, diz Dubiela.


O projeto conta atualmente com seis alunos, coordenados pelo professor Michael Bahr, mas com expectativa de crescimento imediato. Divididos em duas equipes, cada uma formada por dois artistas e um programador, eles estão desenvolvendo dois jogos para serem utilizados nos cursos de Ensino à Distância da universidade. “Nós tínhamos o desafio de criar algo divertido, mas que ao mesmo tempo ensinasse, que deixasse conteúdo. Um deles é um quiz em que a adicionou mecânica de “runner”, que é fazer o bonequinho correr por algum motivo. Dentro da narrativa, a gente criou que ele acordou atrasado para a prova e está estudando no caminho. Então, aleatoriamente vêm perguntas na tela para ele responder”, conta Bahr.


Jogo mescla mecanismo de 'runner' com quiz para Ensino à Distância (Foto: Reprodução/ Freddy Bear Game Development)
Jogo mescla mecanismo de 'runner' com quiz para EAD (Foto: Reprodução/ Freddy Bear Game Development)

Já a outra equipe trabalha em um jogo que ensina a gerenciar funcionários. “A gente criou uma fábrica de cupcakes, e daí você tem relação de mercado. Se a economia está baixa, se está alta, se você deve motivar o profissional ali dentro, qual é o melhor momento para vender os cupcakes”, detalha o professor.


O jogo é inteiramente desenvolvido pelos alunos, sob a supervisão de uam equipe de três professores. Com trabalhos todos os dias, o grupo corre para entregar nove jogos diferentes até o mês de dezembro. Um dos alunos envolvidos é Leonardo Bóia, de 18 anos, que cursa o primeiro ano e desenvolve a arte do game do quiz. “No nosso jogo, está dividido em personagens e cenário, que são dois tipos de arte bem diferentes. Eu trabalho com as animações de personagens”, conta o estudante.


Já no jogo da fábrica de cupcakes, o estudante Carlos Cabral, de 21 anos, é responsável pela parte de programação. “Eu faço toda a programação do jogo. Os artistas vão mandando esboços para eu ter alguma coisa com que trabalhar em cima, senão a gente trabalha apenas com imagens aleatórias, apenas blocos”, conta, sobre o trabalho integrado. Para Cabral, o estágio tem sido uma oportunidade para colocar na prática alguns conceitos trabalhados no curso. “É muito animador. Na faculdade também tem a prática, mas aqui é mais mercado. A gente tem prazo definido, porque vai ser jogado por milhares de pessoas, e a gente está recebendo para isso”, comemora.


Jogo simula fábrica de cupcakes para aulas de ensino à distância (Foto: Reprodução/ Freddy Bear Game Development)Jogo simula fábrica de cupcakes para aulas de EAD (Foto: Reprodução/ Freddy Bear Game Development)

Programação
Já na PUC-PR, a opção curricular do curso de tecnologia em jogos digitais  é mais focada na programação, de acordo com o coordenador do curso, Fábio Binder. “É um curso de ensino superior de três anos, mais focado na programação, de forma que ele pode ser considerado da área de computação”, afirma.


Segundo Binder, ao longo do curso os alunos também possuem disciplinas acessórias de artes gráficas e sonorização, mas o objetivo específico da graduação é formar desenvolvedores de jogos para diferentes plataformas. “Temos disciplinas para alterar jogos, fazer modificações, e também para criar a própria engine”, explica o professor.


Além dos desenvolvimentos de jogos durante o transcorrer das disciplinas do curso, em termos práticos, todo conhecimento adquirido ao longo dos três anos é aplicado no último semestre letivo, no Trabalho de Conclusão de Curso. “É um projeto final. A gente reúne a turma e define um tipo de jogo, com opiniões dos alunos, e o professor faz o papel de gerente do projeto. O professor vai dizer o que é possível, dividir tarefas e fazer a integração dos trabalhos – no final do semestre isso vira um jogo só”, detalha Binder.



Para fazer um jogo maior, com mais substância, dividimos as tarefas e cada um faz uma parte. O objetivo é que o jogo chame a atenção realmente no final"

Fábio Binder, coordenador na PUC-PR


Para a conclusão do curso em 2013, os alunos estão desenvolvendo um jogo de estratégia em tempo real – Real Time Strategy (RTS). “É como o Age of Empires, Warcraft 3, Starcraft 2”, explica o professor. “Para fazer um jogo maior, com mais substância, dividimos as tarefas e cada um faz uma parte. O objetivo é que o jogo chame a atenção realmente no final”, diz Binder.


A expectativa do coordenador do curso é que em dezembro o jogo esteja disponível para download gratuito no site da PUC-PR. Segundo Binder, o objetivo é que o game sirva de portfólio para os alunos na busca por uma vaga no mercado de trabalho. “A pessoa que se forma aqui nesse curso também tem a possibilidade de fazer simuladores. Toda a tecnologia que você aprende no curso, você aplica para o desenvolvimento de simuladores, e pode abrir portas em muitas empresas”, garante o professor.


Fonte: G1

Comentários


Outras notícias

Livro sobre Métodos Ágeis disponibilizado livremente

Publicado em: 14/02/2019 às 15:20 | leituras |

"Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes", de autoria de Cesar Brod, disponibilizado de forma livre (Creative Commons) para download e consulta.

Papo de SysAdmin vai lançar Club DevOps

Publicado em: 19/01/2019 às 17:53 | leituras |

Plataforma deverá ser ambiente para reciclagem e capacitação em tecnologias DevOps.

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 601672 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 518888 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 498374 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 364223 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 308825 leituras

  1. As armadilhas da nuvem: cuidado com a sua escolha

    Publicado em 01/05/2015 às 12:08 | 10966 leituras

  1. Lançado o LibreOffice 3.4.0

    Publicado em 07/06/2011 às 9:32 | 16717 leituras

  1. EMC anuncia compra de startup focada em SSD para data centers

    Publicado em 06/05/2014 às 17:57 | 10895 leituras

  1. Dell negocia uso do Chrome em notebooks

    Publicado em 21/06/2010 às 9:18 | 11911 leituras

  1. Tablets com Android devem superar iPad, diz CEO da Adobe

    Publicado em 10/06/2011 às 12:45 | 13453 leituras

whitepapers

mais whitepapers